A semana começa com cultura em Bauru! Nesta segunda-feira (18), às 16h, a Praça Rui Barbosa, no Centro de Bauru irá receber o espetáculo de rua “As Presepadas de Damião”. O evento faz parte do edital Circulação de Espetáculos de Artes Cênicas para a Rua, do ProAC- Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A entrada é gratuita e aberta ao público.

A atriz Lara Prado, integrante da equipe, destaca que o espectador reconhece a musicalidade, as danças apresentadas, os jogos de palavras, a ponte entre o lírico e o escracho (sagrado e profano), a entrada das figuras numa roda e as próprias personagens, como Capitão (Narrador) e Damião.

Foto: Julia D’Alessandro

Espetáculo de rua “As presepadas de Damião”

Inspirada no conto medieval “O Ferreiro e a Morte” e na mitologia católica, principalmente a oriunda da literatura de cordel, o espetáculo de rua ‘As Presepadas de Damião” narra o encontro de um tipo popular com duas figuras ilustres: Menino Jesus e Maria de Nazaré.

“Em agradecimento à hospitalidade, Damião recebe a prenda de três pedidos e acaba alterando o ciclo natural das coisas ao impedir que A Morte cumpra sua sentença. Trata-se da saga de um anti-herói, símbolo de todos os sobreviventes de nosso país, que, dia após dia, engana a morte à sua própria maneira”, explica a atriz Fernanda Jannuzzelli.

Foto: Julia D’Alessandro

A Equipe

A Damião e Cia. de Teatro nasceu em 2012, em Barão Geraldo, distrito de Campinas. O grupo, composto por atores egressos do curso de Artes Cênicas, da Unicamp, o grupo passou a investigar as manifestações populares do Brasil.

Em 2012, o grupo estreou o espetáculo “As Presepadas de Damião: de como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte com as Graças de Jesus Cristo.” Ao longo de cinco anos, o espetáculo recebeu prêmios em diversos festivais pelo Brasil, entre os quais Festival Nacional de Teatro de Limeira, Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau e Encontro Nacional de Cultura de Taubaté.

As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bauru.

Serviço
Espetáculo de rua “As Presepadas de Damião” – 18/06, segunda, às 16h
Local: Praça Rui Barbosa – Centro
Entrada Gratuita

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Banda bauruense leva composições autorais ao Teatro Municipal de Botucatu

Com sonoridade pós-punk e composições autorais, a banda bauruense “Obscuro Lavrador” se ap…