Portugal, a pátria mãe! O país da Península Ibérica possui uma extensão territorial pouco menor a 100 mil km² e população de 10 milhões de habitantes. Olhando de fora parece algo pequeno comparado a vastidão das terras brasileiras, contudo Portugal esconde belezas que fazem qualquer um se apaixonar.

Segundo dados SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) de 2016, 81.251 brasileiros residem em Portugal de forma legal. Além disso, o número de turistas brasileiros nas terras lusitanas também aumentou e foi registrado o total de 869 mil visitantes em 2017.

Mas, afinal, o que leva os brasileiros a se apaixonarem por Portugal?

A gente conversou com a bauruense Fernanda Pires, que mora em Portugal a trabalho há um ano e dois meses, e nos contou quatro razões que tornam “a terrinha” um lugar impossível de não se amar:

1. Você nunca está sozinho
Por causa do alto número de brasileiros morando em Portugal e o fluxo constante de turistas das terras latinas, Fernanda conta que mesmo quando a saudade de casa bate, ela nunca se sente sozinha, afinal, sempre esbarra com um brasileiro pelas ruas. “Tem brasileiro por todo o lado aqui!”.
Além do constante contato com brasileiros, a bauruense também conta que os portugueses adoram a cultura brasileira, e conhecem todas as gírias e músicas do Brasil.

2. Estar sempre perto do mar
Para quem mora em Bauru, sabe a dificuldade que é estar em contato com o mar, afinal, morando no meio do estado de São Paulo, o nosso único contato com a água é através dos rios.
Contudo, a bauruense que atualmente mora em Lisboa, conta como é fantástico morar tão pertinho do mar. Fernanda se encontra apenas 30 minutos de distância do imponente oceano Atlântico!
Além disso, Lisboa é o berço de um dos rios mais extensos da Península Ibérica, o rio Tejo, local onde as primeiras caravelas partiram em caminho ao mar.

“Essa coisa de ter o mar por perto, e com isso, cidades lindas e paisagens incríveis, é muito, muito bom e traz uma paz gigante”.

3. A comida

Fernanda também conta como a comida de Portugal é maravilhosa, impossível de não se apaixonar.
É impossível não salivar com uma culinária mundialmente reconhecida por seus pratos quentes com predominância em peixes e carnes de porco.
Além disso, os doces portugueses também são de salivar. Os tradicionais Pasteizinhos de Belém são aquela comida que, quentinha, fazem qualquer estômago roncar. Os vinhos também são uma marca de Portugal, sendo os vinhos do Porto mundialmente premiados e colocados entre um dos melhores do mundo.

Deu fome, né?

portugal bauru

4. A segurança

No ano de 2017, Portugal foi considerado o 4º país mais pacífico de todo o mundo, segundo estudos do Índice Global da Paz, da ONU.

Fernanda conta que no começo ela se sentia muito segura pelas ruas de Portugal, mas após um quase assalto ela começou a tomar mais cuidado. Nada fora do comum de uma capital como Lisboa.

Portugal Bauru

Além disso, ela ainda vê um número muito menor de policiais nas ruas portuguesas, muito diferente do que acontece no Brasil. Apesar de tudo, Fernanda confirma o título de pacificidade de Portugal. “É realmente mais tranquilo”.

Ainda pelas belezas de Portugal que encantam, Fernanda ainda se vê voltando para terras brasileiras. “Quero ficar mais um tempinho pela Europa, mas tenho certeza que meu futuro é no Brasil”.
Como já dizia o poeta Gonçalves Dias: “Minha terra tem palmeiras, onde cantam os sabiás; as aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá”.

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Qual a expressão do seu filho ao aprender? Empresa de Bauru captura momentos na escola

Quando mudou de Arealva para Bauru em 2016, porque sentia que a filha de 3 anos precisava …