Terceiro Sinal é o nome espetáculo gratuito que será apresentado em Bauru nesta quinta-feira (28). O show será no Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves, às 20h, e traz uma mistura de música erudita com referências populares brasileiras.

Quem apresenta o show são os músicos Newton Carneiro (viola), Mariô Rebouças (piano) e Luiz Guello (percussão) que unem a música erudita com instrumentos como berimbau, chorinho, entre outros elementos da cultura brasileira.

LEIA MAIS
+ Oficina gratuita de paisagismo acontece no sábado (30)
+ Bauru Basket convida os bauruenses para festa junina com comidas típicas e gincanas

Além disso, o espetáculo destaca as personalidades musicais de dois compositores: Newton Carneiro e Cyro Pereira. Parte do trabalho de Cyro apresenta referências populares brasileiras, como a obra Suíte Brasiliana – 1º movimento – Samba e Suíte Brasiliana – 3º movimento – Choro. Já a obra de Newton Carneiro é marcada pela mescla da linguagem jazzística com a música erudita. Ambos os compositores apresentam uma diversidade composicional ímpar, permeada de timbres e texturas harmônicas.

O objetivo do Terceiro Sinal é aproximar o grande público do gênero musical, além de agraciar e difundir a obra póstuma do maestro Cyro Pereira. “Terceiro Sinal tem a premissa de divulgar o gênero música de câmara, assim como agraciar e difundir a obra póstuma e inédita do maestro Cyro Pereira, um dos artistas brasileiros mais completos dentro do cenário musical contemporâneo”, ressalta o compositor, Newton Carneiro.

Após o concerto, o público poderá participar de uma Masterclass/Workshop sobre a música de câmara (expressão usada para qualquer música executada por um pequeno número de músicos) no cenário fonográfico contemporâneo e a presença da viola orquestral dentro deste contexto.

Sobre Cyro Pereira (1929-2011)

Foi músico brasileiro, maestro, arranjador, compositor e pianista. Escreveu seu primeiro arranjo orquestral em 1947. Lecionou Orquestração na UNICAMP e foi maestro da Orquestra Jazz Sinfônica. Atuou como diretor de orquestra nos festivais da Rede Record e participou de programas como “O Fino da Bossa”, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues. Na sua discografia destaca-se: Cyro Pereira – 50 anos de música. Sua trajetória musical está relatada na biografia “Cyro Pereira, Maestro”, escrita pelo jornalista Irineu Franco Perpétuo. Sua obra recebeu repercussão internacional, principalmente por sua parceria com Mário Albanese, pela criação do samba de 5 tempos, o Jequibau.

Sobre Newton Carneiro

Músico, compositor, produtor musical e arranjador é formado em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo-USP. Integrou os grupos Ânima, nos anos 80, o Tetralogia nos 90, e atualmente o duo com o clarinetista Michel Moraes. Integra também as orquestras Sinfônica da USP e Jazz Sinfônica. Destaca-se entre suas produções músicas para os espetáculos de Natal do coral infantil do HSBC (Curitiba). Em 2010 publicou seu primeiro trabalho autoral em CD, o Ânima. Em 2014 publicou o álbum Mudança em duo com Michel Moraes. Possui arranjos e composições encomendadas pelas orquestras Jazz Sinfônica, Bachiana Chamber Orchestra, Sinfônica da USP e Sinfônica de São José dos Campos. Produziu músicas para diversos documentários, programas de TV e cinema, como Perfume de Gardênia, A Hora Mágica e Onde andará Dulce Veiga, além da trilha original do programa Café Filosófico, da TV Cultura.

Serviço
Espetáculo Terceiro Sinal – 28/06, às 20h
Local: Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves – Avenida Nações Unidas, 8-9
Entrada gratuita

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Banda bauruense leva composições autorais ao Teatro Municipal de Botucatu

Com sonoridade pós-punk e composições autorais, a banda bauruense “Obscuro Lavrador” se ap…