O rock vai invadir o Sesc Bauru nesse mês de julho! A mostra de cinema “Onde é que está meu Rock’N’Roll?” reúne uma seleção de filmes que serão exibidos gratuitamente na uniade. Além de contar as origens do ritmo, os longas ainda mergulham na rebeldia e nos diferentes contextos sociais, políticos e culturais que determinaram esse gênero musical.

A mostra também resgata a essência que influenciou o rock como a música negra do blues e R&B, passando pela psicodelia dos anos 60 até a pluralidade dos anos 90. O público também poderá conhecer detalhes sobre conhecidos nomes, tais como Jim Morrison, Mutantes e as bandas do rock nacional dos anos 80 como Legião Urbana e Capital Inicial.

O festival vai do dia 03 ao dia 31 de julho no Sesc Bauru (Avenida Aureliano Cardia, 6-71). Os filmes serão exibidos no Auditório da unidade e as sessões são gratuitas e abertas ao público.

Confira a programação da mostra “Onde é que está meu Rock’N’Roll?”:

Loki – Arnaldo Baptista (03/07, às 19h30)

A cinebiografia de Arnaldo Baptista, fundador dos Mutantes, tem sua narrativa costurada por depoimentos do artista e de personalidades como Tom Zé, Sérgio Dias, Kurt Cobain, Gilberto Gil, Roberto Menescal, Liminha, Sean Lennon, Lobão e outros. O filme revela a trajetória desse nome do rock brasileiro e é o primeiro longa produzido pelo Canal Brasil.
Dir.: Paulo Henrique Fontenelle / Brasil / 2008 / 120min. Classificação: livre.

Cadillac Records (11/07, às 19h30)

O filme conta a história da ascensão da gravadora Chess Records, de Leonard Chess (interpretado por Adrien Brody) e de alguns dos artistas que nela gravaram, como Muddy Waters, Little Walter, Chuck Berry, Willie Dixon e EttaJames. Com uma trama de sexo, violência, racismo e rock ́n ́roll na Chicago dos anos 50 e 60, o filme mostra as vidas turbulentas e excitantes de algumas das maiores lendas da indústria musical da América.
Dir.: Darnell Martin / EUA / 2008 / 109min. Classificação: 16 anos.

Across The Universe (17/07, às 19h30)

As músicas dos Beatles fornecem a estrutura sonora para este conto musical de romance, guerra e paz. Quando o jovem britânico trabalhador Jude desembarca nos Estados Unidos em busca de seu pai, ele acaba conhecendo o despreocupado estudante universitário Max e sua irmã Lucy, juntamente com uma série de figuras excêntricas. Jude e Lucy começam a se apaixonar, mas a relação é ameaçada pela revolução social que acompanha a Guerra do Vietnã.
Dir.: Julie Taymor / Reino Unido, EUA / 2007 / 134 min. Classificação: 14 anos.

Rock Brasília – Era de Ouro (24/07, às 19h30)

Documentário nacional sobre a trajetória do cenário musical de Brasília nos anos 80, desde os primórdios, das bandas embrionárias até o estouro nacional de Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude. Com depoimentos de diversos músicos, familiares e personalidades importantes, o filme revela detalhes sobre a chamada “era de ouro” da cidade e a origem de diversos grupos.
Dir.: Vladimir Carvalho / Brasil / 2011 / 111min. Classificação: livre.

The Doors (31/07, às 19h30)

Jim Morrison, estudante de cinema dos anos 60 na Califórnia, forma a banda de rock The Doors. O filme mostra sua trajetória de sucesso, a relação com as drogas… até sua trágica morte em Paris, no ano de 1971, com apenas 27 anos de idade.
Dir.: Oliver Stone / EUA / 1991 / 140min. Classificação: 18 anos.

As informações são da Assessoria de Comunicação do Sesc Bauru.

Serviço
Mostra “Onde é Que Está Meu Rock’N’Roll” – de 03/07 a 31/07
Local: Auditório do Sesc Bauru – Avenida Aureliano Cardia, 6-71
Outras informações: (14) 3235.1750
Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento.

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Juliana Oba
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Realidade e fantasia se encontram no 5° livro do bauruense Luís Paulo Domingues

Jornalista e escritor, o bauruense Luís Paulo Domingues conclui mais uma obra de autoria p…