A reabilitação de pacientes com lesões é uma forma de trazer independência e autonomia nas atividades do dia a dia de volta a vida de uma pessoa. Caminhar, ir ao mercado, pegar o ônibus, dirigir, essas e outras tarefas diárias são os objetivos de fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais no tratamento de reabilitação.

Em Bauru, a Clínica Supera: Habilitação e Reabilitação Neurofuncional atua na reabilitação diária de pacientes, em uma busca constante de trazer a saúde e o contentamento para pacientes com lesões.

clínica supera reabilitação
Foto: Social Bauru

Juliana Marinho Antoniucci é sócia proprietária da clínica, formada em fisioterapia e moradora de Bauru há 14 anos. Ela contou para a gente um pouco sobre o trabalho da Supera no dia a dia dos pacientes.

Há quanto tempo existe a clínica em Bauru?
A Clínica Supera existe em Bauru há três meses; mas o sonho é muito antigo. Sou uma das proprietárias; tenho uma sócia, também fisioterapeuta, Juliane Sati Taira. Nós atuamos há oito anos na fisioterapia neurofuncional adulto e eu especificamente também na fisioterapia pneumofuncional e desde então estamos aprimorando nossos estudos na área.

clinica supera reabilitação
Foto: Social Bauru

Neste período de atuação e formação, vimos a necessidade de uma evolução necessária na abordagem do paciente neurológico voltada à funcionalidade, com ênfase no reconhecimento dos potenciais e habilidades como via de acesso à identificação das experiências de vida e das necessidades reais de cada pessoa, das características físicas, sociais, emocionais, atitudinais e das condições limitantes e/ou fragilidades que precisam ser modificadas ou adaptadas para garantir uma ótima participação na rotina de vida diária. Já na atenção ao paciente pneumopata, o objetivo em favorecer a funcionalidade é abordado em atividades terapêuticas que considere não só a função pulmonar propriamente dita, mas as várias alterações que distúrbios respiratórios promovem nas funções sensoriais, posturais, motoras e ocupacionais.

Essa abordagem permite que o paciente se compreenda como parte atuante do processo terapêutico que é transferido para o seu contexto e garante a melhora na saúde.

Quais os diferenciais da clínica Supera?
Acreditamos que sempre há possibilidades para um recomeço após as diferentes dificuldades e fragilidades vividas por nossos pacientes. A afirmação do escritor britânico Clive Staples Lewis: “Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários”; traduz o que defendemos e buscamos quando os nossos pacientes e suas famílias chegam à clínica fragilizados frente às dificuldades que estão vivendo no momento não valorizando o que tem de potencial.

Também desejamos que esse modelo de abordagem funcional do paciente que é o diferencial de nosso serviço seja cada vez mais difundido, multiplicado na saúde; não só em atenção aos pacientes e seus familiares, mas com colegas de profissão. Há profissionais que são excelência neste modelo de abordagem, mas sabemos que ainda são poucos e que o interior principalmente é carente de oportunidades de formação profissional neste modelo e abordagem; por isso, além do núcleo de Reabilitação desenvolvemos o Núcleo de Capacitação Supera que prevê a organização de cursos na área de Reabilitação com ênfase na funcionalidade ministrado por pessoas de referência.

clinica supera reabilitação
Foto: Social Bauru

Além do atendimento, vocês também dão cursos, né? Como funciona isso? E quais as datas que vocês já têm marcadas?
Após a inauguração realizamos em abril um curso sobre Abordagem sistêmica objetivando a função do paciente pós Acidente Vascular Encefálico, para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, ministrado por um das instrutoras do Conceito Bobath Adulto no Brasil, Ana Akerman. Este conceito prevê um modelo ímpar de abordagem do paciente neurológico. Foi um sucesso. Tivemos a participação de 28 profissionais, o que nos enche de orgulho e satisfação, porque atingiu nosso principal objetivo.
Temos programados mais três cursos para esse ano ainda: em agosto, teremos um Workshop teórico prático para fisioterapeutas e fonoaudiólogos sobre Traqueostomia, Válvula de fala e deglutição em pacientes com e sem ventilação mecânica; e o Curso com certificação internacional do Métoddo Therapy Taping com enfoque no desenvolvimento motor atípico de bebês e crianças. Para Outubro já está também previsto um curso teórico prático de neurodinâmica clínica. Maiores informações sobre datas e valores estão disponíveis no nosso site: www.nucleosupera.com.br/cursos

Quantos profissionais atuam na clínica? E em quais áreas?
A Clínica hoje conta com: três fisioterapeutas, Juliana M. Antoniucci e Juliane Sati Taira, sócias-proprietárias da clínica e Yasmin Caroline Cortelo; com a missão de prevenir e tratar distúrbios cinético-funcionais (biomecânicos e funcionais) decorrente à alterações dos sistemas humanos devido a lesões encefálica adquirida, lesões traumática musculoesquelética e neuromuscular, disfunção sensorial, doenças neurodegenerativas e senescência. Nossos atendimentos são credenciados a Unimed.
Duas fonoaudiólogas, Jéssica Ribeiro e Natália Favoretto, que em conjunto, formam uma equipe integrada a fim de proporcionar o tratamento ideal para diferentes alterações. Contemplam os atendimentos para os públicos infantil, adulto e idoso e atuam nas seguintes áreas: Linguagem, Voz, Motricidade Orofacial, Disfagia, Alterações Vestibulares. As profissionais buscam constantemente atualizações em suas áreas, considerando o acolhimento, a reinserção social, a humanização, os tratamentos inovadores e o trabalho em equipe, indispensáveis.
Uma psicóloga Deborah Garcia Sé, especialista em Neuropsicologia. Com experiência em atendimento clínico com crianças, adultos e idosos, em avaliação neuropsicológica de pessoas com alterações cognitivas e de comportamento, além de atendimento especializado com pessoas com deficiência e seus familiares.
Uma terapeuta ocupacional, Ana Cláudia Tavares, que realiza atendimentos de adultos e idosos com disfunções neurológicas e alterações funcionais.Com ampla experiência na área e constante atualização através de cursos de formação, seus atendimentos visam a melhora na funcionalidade e autonomia dos pacientes, para tal fim, também confecciona recursos como órteses e adaptações para atividades diárias.

Serviço:
Clínica Supera
Local: Rua: Professor Alberto Brandão de Rezende 7-39.
Horário: Aberta das 8h às 19h. Local e espaço acessível. 04 salas disponíveis com toda a estrutura para oferecer conforto e segurança aos pacientes.
Para saber mais, acesse: www.facebook.com/clinicasupera

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde
...

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…