A iniciativa de uma pessoa pode transformar uma cidade! E foi isso o que aconteceu com o aluno de arquitetura João Paulo da Cunha, que criou um projeto para a revitalização do Complexo Esportivo do Esporte Clube Noroeste.

Formado em 2016 pelo curso de arquitetura e urbanismo da USC (Universidade do Sagrado Coração), João escolheu o estádio Alfredo de Castilho como local de revitalização para seu projeto de TCC (Tese de Conclusão de Curso).

A proposta principal do aluno é a reconstrução do estádio bauruense, para tornar-se um local com novas tecnologias e criar espaços públicos para integrar atividades privadas e públicas.

Além disso, João visava com seu projeto desenvolver uma boa segurança, conforto e suprir as necessidades gerais dos frequentadores do local, sem contar no renascimento da história do Esporte Clube Noroeste.

A proposta de revitalização do estádio seguem as normas da FIFA e contaria com ampliações dos espaços de circulação e acesso, que poderiam ser usados para sediar feiras livres, exposições, pequenos shows e até mesmo um pátio para Food Trucks, quando não fosse dias de jogos.

A história do clube Noroeste também seria mantida no projeto, sendo que a entrada principal se transformaria em um monumento, que daria conexão ao bosque, centro recreativo e museu do futebol bauruense – que também entraria na proposta.

O aluno João Paulo conversou com a gente e contou um pouco sobre o desenvolvimento da ideia e a repercussão do seu projeto.

De onde surgiu a ideia do projeto de revitalização do Noroeste?
Surgiu pelo fato de ser um apreciador do futebol e de todos os esportes (falando de forma sincera). Acredito que o esporte é um elemento que promove a união entre as pessoas, a felicidade e diversos outros sentimentos, que juntos criam um laço muito importante e consistente no âmbito social.

Vejo muito o futebol em particular, e aprecio todas as vertentes que ele desenvolve. Acompanho muito o campeonato inglês e entendi, ao longo do tempo, que o futebol é muito mais que um jogo.

Nossa cidade possui um forte histórico futebolístico, tanto na área profissional quanto na área de times amadores (grandes vilas, ruas e pontos da cidade já tiveram suas histórias marcadas em grande confrontos esportivos).

O complexo esportivo do Noroeste (que envolve Panela de Pressão e Alfredo de Castilho) possui um histórico ainda maior (envolvendo política, economia e sociedade).

Hoje o local possui atividades temporárias, momentâneas e sem grande frequência. Essa situação cria falta de interesse da população e um completo abandono de uma das áreas mais potencializadas de Bauru com estruturas importantes.

Qual a importância da revitalização do complexo esportivo?
A área possui diversos pontos positivos, como localidade, construções importantes à sua volta (como ITE, CPFL, escolas públicas), possui ótima localização de acesso.

Fora isso, possui também uma qualidade estrutural e terreno incríveis, facilitando a dinâmica do local, a criação de pontos abertos, as áreas para a população e os diversos outros pontos discutidos na monografia e no trabalho apresentado (como gosto de comentar: não só o complexo, mas toda a região grita por socorro, por ajuda e por uma melhoria).

Além dos pontos positivos, temos os pontos negativos que também nos levam para a importância da revitalização. A falta de cuidado, segurança, iluminação e pouco uso são situações preocupantes e que se continuarem a existir, podem criar problemas maiores como por exemplo um completo abandono. Algo que claramente não só na arquitetura, mas em qualquer área torna-se algo extremamente prejudicial para nosso sistema urbano.

Quais benefícios para a sociedade você pretende trazer com esse projeto?
O projeto teria como principal proposta utilizar a área como um grande local de interação entre o público e o privado.

Dividindo em tópicos, posso destacar pontos benéficos como: tornar um local economicamente potencializado; criar um mercado mais valorizado, tanto local quanto da cidade; criar eventos e jogos diversificados movimentando a região; criar atividades públicas em geral, tornando o espaço utilizado o tempo todo; gerar maior segurança; incentivar o esporte tanto como telespectador como para a prática; reconhecimento histórico do Complexo Esportivo (tornando até mesmo um ponto turístico para a cidade).

Você vê em Bauru uma deficiência em área para lazer e esporte?
Existe sim uma grande deficiência na área do esporte e do lazer na cidade. Digo no sentido geral, e não apontando cada local, até porque analisando regiões da cidade, temos sim áreas esportivas e áreas de lazer que nos últimos anos tiveram um crescimento considerável (exemplo: SESC – sempre atuante – SESI, Bosque da Comunidade, Jardim Botânico, Zoológico, pista de skate).

Mas analisando como um todo, muito deve ser melhorado. Se a revitalização fosse realizada poderia haver um aumento dessas atividades em grande escala. O projeto realizado conta com isso. Falta um grande movimento esportivo onde acolha a população.

Existe a falta de atividades de interação social mais abrangente. Escolas participando por exemplo. E esse projeto daria uma cara nova para tal situação.

Como está sendo a repercussão do projeto até agora?
Fiz esse projeto em 2016, e postei no Facebook, achei que seria mais um trabalho postado sem grandes visualizações. Até porque todos os alunos postam algo sobre seus projetos de curso. Mas a situação foi outra. A cada dia perguntavam sobre, entravam em contato, compartilhavam e pediam o vídeo para ver no celular. Isso me deixou muito feliz. Novamente achei que ficaria por aí, mas não… torcedores do noroeste viram o vídeo e aí o vídeo roda até hoje.

Todos que assistem ao vídeo e me perguntam a respeito ficam felizes em saber a importância de um projeto como esse.

Você está se sentindo realizado com o projeto? Qual a sensação de ser o nome por trás de um projeto tão importante para Bauru?
Claro!!! Fico muito feliz em ver um projeto, uma ideia e um sonho serem vistos por pessoas que gostam do futebol, do lazer, do esporte e também de pessoas que gostariam de uma mudança para o bem do local e para a cidade de Bauru.

Fico ainda mais feliz pelos contatos e felicidade dos torcedores do Noroeste (alguns até moram em outros países, exemplo Reynaldo Grillo, um dos torcedores que mais me apoia e gostaria de ver esse projeto se tornar realidade).

Fico feliz em divulgar algo que as pessoas estão vendo com bons olhos.

Ficaria ainda mais feliz, como arquiteto, poder proporcionar todo o estudo em algo real e qualificado, onde as pessoas pudessem desfrutar em dias de jogos ou em dias comuns (já que o projeto como um todo visa um diálogo entre o público e o privado movimentando a área em todos os horários do dia, com ou sem atrações).

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Hospital arrecada armações de óculos para doar a instituições de Bauru

Se você tem algum óculos sobrando por aí, agora, pode dar um destino preferível ao lixo! O…