Você sabe o que é Dress Code? O termo vem do inglês e significa código de vestuário, ou seja, é um conjunto de normas usadas para decidir quais roupas usar em uma determinada ocasião. Uma dessas ocasiões é o trabalho, mas será que existe a roupa certa ou errada para trabalhar? Para a estilista bauruense, Giovana Anteveli, o recomendado é saber o que se adequa melhor ao ambiente.

“Em alguns trabalhos precisa-se ser mais cauteloso com o seu estilo de vestir. E isso serve para todos os trabalhos, há peças de roupas que devem ser usadas em momentos de lazer e não no local de trabalho. Devemos saber que a forma que nos vestimos nada mais é que uma comunicação para com as outras pessoas, então se deve pensar o que vestir no trabalho”, diz.

Considerando que podemos transmitir uma mensagem por meio de nossas roupas, é fundamental saber que podemos usá-las a nosso favor, principalmente, quando o assunto é carreira profissional. Segundo a personal stylist, Fernanda Cavenaghi, “[a roupa] se escolhida corretamente para o ambiente profissional pode ser uma grande aliada no sucesso da carreira. Entretanto, quando a escolha é feita sem pensar, o ato de se vestir pode ser um inimigo presente no seu cotidiano”. A profissional ainda completa dizendo:

“A maneira de se apresentar pode, até mesmo, ajudar o profissional a subir degraus na empresa”, diz.

Dress Code no trabalho

Sem exigir ou proibir, o Dress Code é mais uma orientação do que vestir, sendo assim, as empresas devem apenas sugerir o tipo de roupas usadas no ambiente profissional. Mas, e agora, o que é adequado vestir para trabalhar? As especialistas recomendam:

Dress Code no trabalho Social Bauru
Infográfico: Juliana Oba

E se fosse para escolher um look formal e um informal para os bauruenses usarem no trabalho, qual seria? Para Giovana, “em ambas situações, um look ideal para trabalhar seria, para as mulheres: uma calça jeans ou de sarja, uma blusa com ou sem manga ou um vestido com um corte legal, sapatilha ou sandália de salto plataforma ou grosso. Para os homens: uma calça jeans ou de sarja, camiseta de malha ou camisa de algodão e nos pés um sapatênis, mocassim ou sapato de bico quadrado para não ficar tão formal”, enumera.

Já Fernanda indica: “para o dress code formal, opte por opções mais discretas, bem cortadas, com tecidos tecnológicos (para que não amassem) e fibras elásticas (por serem mais confortáveis). Uma dica infalível é apostar nos acessórios, um cinto fininho combina muito bem com vestido e casaqueto. Os lenços também são apostas muito válidas. Como usá-los no calor? Tais acessórios podem ser amarrados na bolsa, por exemplo. Em um ambiente informal poder usar peças mais descontraídas não é desculpa para ir trabalhar de “qualquer jeito”. Embora informal, o ambiente pede credibilidade profissional. Use jeans, mas tenha o cuidado de montar o look com uma blusa bem trabalhada e com o caimento perfeito. Também vale ir de tênis. Procure modelos modernos, com solado reto e algum outro detalhe, como texturas ou pedras. Nada de tênis de academia”, indica.

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…