A história de Bauru e região será exibida no evento de curta-metragem “Relógios Adiantados – O fim de Espírito Santo da Fortaleza”, uma obra de ficção inspirada em fatos históricos sobre a fundação de Bauru.

O evento é gratuito e acontecerá no Espaço Arvorar, da Duratex, durante toda a tarde do sábado, 21 de julho. O Espaço Arvorar fica no mesmo lugar onde existia o extinto município de Espírito Santo de Fortaleza, que deu origem às cidades de Bauru e Agudos e um dos temas abordados pela curta-metragem.

curta-metragem

A exibição do curta-metragem “Relógios Adiantados – O fim de Espírito Santo de Fortaleza” tem início às 14h e retrata uma reunião que teria acontecido em 1896, onde os políticos da época teriam combinado de adiantar seus relógios em uma hora, para chegar antes da população na sessão de posse do Legislativo e conseguir aprovar, sem resistência, a mudança da sede do município de Espírito Santo da Fortaleza para Bauru.

A produção foi lançada em abril de 2018 e financiada pelo Programa Municipal de Estímulo à Cultura da prefeitura de Bauru.

Palestra histórica

Além da exibição do curta-metragem, no mesmo dia haverá uma palestra sobre a história da ocupação do centro-oeste paulista com o jornalista Luís Paulo Domingues, autor de livros como “Fronteiro Infinita” e “Boca do Sertão”.

O público que participar do evento ainda poderá visitar a capela do antigo município, que foi reconstruída pela empresa Duratex e o Museu da Madeira.

Serviço:
Curta-metragem “Relógios Adiantados – O fim de Espírito Santo da Fortaleza”

Data: 21 de julho de 2018
Horário: 14h às 17h
Local: Duratex – Unidade Agudos
Endereço: Rodovia Marechal Rondon, Km 323
Entrada gratuita
Informações: (14) 3262-8499

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Gabriela Gomes
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Casinha do Papai Noel será inaugurada neste domingo (08) em Bauru

A época mais aguardada do ano chegou, o Natal! E para comemorar do jeito certo, os bauruen…