No meio da correria do dia a dia, com a dificuldade de entrar em ônibus, descer de ônibus, enfrentar trânsito de carros nas horas de pico da cidade, as bicicletas se mostram a opção de muitas pessoas para fugir da agitação das ruas.

Esse fato se comprova no estudo feito pelo Sistema de Informações da Mobilidade Urbana, em que em dez anos, o número de bicicletas ativas no Brasil subiu de 1,3 bilhões para 2,6 bilhões.

Em Bauru, alguns moradores já utilizam a bicicleta como meio de transporte principal, e contaram para a gente as vantagens de usá-la no dia a dia.

Por que andar de bike?

A bicicleta, além de um meio de transporte, também é uma atividade física que traz grandes benefícios para a saúde.

A atividade pode ser uma aliada contra a obesidade e ainda trabalhar no controle do peso. É possível queimar por volta de 2.000 calorias por semana ao se andar de bike todos os dias. O recomendado é que o ciclista evolua a intensidade gradativamente, sem deixar de respeitar os limites do próprio corpo.

Além disso, a bike também pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, como derrame, pressão alta e ataque cardíaco. Andar de bicicleta fortalece os músculos do coração e ainda reduz o nível de gordura no sangue.

Por fim, a amiga de duas rodas pode ajudar, ainda, a prevenir a diabetes tipo 2, auxiliar na recuperação de lesões ósseas e artrite, reduzir o estresse e melhorar a saúde mental, sem contar na melhora no tônus muscular e na coordenação motora.

Camila Araujo é bauruense, usa a bicicleta praticamente todos os dias para se locomover, e vê na bike uma forma de economizar no valor do transporte público, além de ser uma forma mais sustentável de meio de transporte.

A estudante de jornalismo indica a prática: “reduz o trânsito, diminui a poluição e ainda pode pressionar a administração pública a realizar obras e melhorias na estrutura das vias, tanto para os ciclistas como para os pedestres (de modo a acabar com o fenômeno da desertificação das ruas)”.

Além de Camila, Stella Vieira também é uma universitária de Bauru que usa a bicicleta como meio de transporte, e concorda com a estudante de jornalismo ao afirmar que a bike é uma forma de economizar tempo e dinheiro, além disso, os bairros para onde Stella se locomove possuem um sistema de transporte público ineficiente.
“Nos eixos que eu preciso me locomover, é bem complicado o transporte público, que não atende as minhas necessidades. Então a bicicleta se torna o único meio viável”, confirma Stella.

Por que não andar de bike?

Ainda que os pontos positivos sejam inúmeros, muitas pessoas ainda sentem receio em usar a bicicleta como algo além da recreação. Isso se deve, em maioria, à falta de infraestrutura das cidades em fornecer ciclofaixas e segurança para os ciclistas.

Nelson Nascimento se dedica a sete meses do ano ao ciclismo, andando em média 25 km por dia.

“Acho perigoso pedalar em Bauru, sim. Ciclista não é respeitado, mesmo assim, eu continuo pedalando e incentivando pessoas, contanto que elas utilizem rotas secundárias, já que têm menos movimento. Assim diminui os risco de acidentes”, explica Nelson.

Nelson Nascimento na Ciclovia da Av. Nuno de Assis. “Extremamente perigosa, pois está ao lado da terceira pista de acesso rápido, colocando em risco a integridade física dos ciclistas”.

Para Camila, em Bauru os ciclistas não são respeitados e ainda afirma, “andar de bicicleta em Bauru é ter sempre aquele constante medo de sofrer um acidente. Além de não ter estrutura alguma aos ciclistas, os motoristas no geral não nos respeitam”.

Na visão de Stella, uma das grandes desvantagens de se andar de bicicleta por aqui é a falta de espaços adequados nas ruas para os ciclistas.

Como cuidar da magrela!

Ainda que o uso da bicicleta como meio de transporte seja um embate entre pontos negativos ou positivos, é sempre importante que o ciclista mantenha a bike em boas condições de uso, evitando o risco de acidentes.

O ciclista bauruense, Nelson Nascimento, dá alguns conselhos para cuidar bem da magrela.

bicicleta bauru ciclistas

 

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …