Toda criança sonha ou já sonhou em ser um piloto de Fórmula 1, e viver a emoção das pistas na vida real. Para essa turma de alunos bauruenses, esse sonho se tornou (quase) realidade!

Os alunos Luciano Ferraz, Samir Neto, Enzo Simão, João Pedro Beber, Felipe Sanchez e Pedro Bonora conquistaram uma vaga para final mundial da competição internacional Fórmula 1 nas escolas, a F1 in Schools, que será realizada em Singapura.

A competição

Desde 2014, a FourC, escola que os meninos estudam, participou de todas as finais nacionais da competição.

Esse ano foi a vez desses sete amigos terem a oportunidade de estarem presentes na F1 in Schools. Os estudantes participaram da final nacional em São Paulo, concorrendo com 12 equipes participantes no Brasil, trazendo para Bauru três troféus: segundo lugar nacional, título de carro mais veloz e equipe com melhor espírito esportivo.

A equipe, denominada B.E.S.T, teve que passar por um longo período de pesquisa, estudo, planejamento e muito trabalho, tudo isso para construir um modelo em escala reduzida de um carro de Fórmula 1.

O modelo é capaz de percorrer uma pista de 20 metros em uma média de tempo de 1,075 segundos!

A incrível velocidade unida ao trabalho em equipe dos alunos fez com que eles conquistassem a vaga para o mundial, que acontece em setembro.

Sonho quase realizado

Durante todo o trabalho de estruturação da escuderia e montagem dos carrinhos, os alunos contaram com o apoio dos professores Francisco Ferreira e Daniel Brozoski, que ajudam muito os meninos com lições de empreendedorismo, engenharia, marketing, projetos e até design!

“A competição é a aplicação real de conhecimento e leva o aluno a trabalhar com situações inesperadas, exigindo que eles saibam se unir e buscar as soluções, aproximando-se da realidade do mercado de trabalho e da vida. Acreditamos na formação completa do aluno, e nada melhor que a possibilidade de uma imersão em uma situação, com prazos, cobranças, desafios e pessoas de fora avaliando”, comentou o professor Francisco Ferreira.

A competição ainda fez com que os próprios meninos se aproximam ainda mais, criando uma experiência completa de novas amizades e compartilhamento de conhecimento.

Para o aluno Enzo Simão, o projeto extracurricular trouxe conhecimento de conteúdo, mas também habilidades, como organizar o seu tempo entre os estudos da grade curricular e o projeto. “É sair da zona de conforto, buscar o conhecimento, aplicar e avaliar resultados, buscando sempre melhorias e inovação. Na verdade, a gente só consegue entender a importância de um projeto como esse, quando participa de um. É uma visão ampla de tudo!”, disse.

A importância do projeto dos alunos também vai além da interação entre o grupo. O aluno Felipe Sanchez conta sobre a importância de levar o nome de Bauru para outro país e como isso dará visibilidade não só para ele, mas para toda a cidade.

“Estamos representando o Brasil, Bauru e a nossa escola em outro país, em uma competição muito importante para o desenvolvimento pessoal de cada um. Sair nos jornais, programas de TV e matérias exclusivas é algo inacreditável e inédito na vida de qualquer um da equipe”, conta o aluno.

Próxima parada: Singapura!

Agora, o grupo de estudantes está ansioso para poder ir à Singapura e representar Bauru na fase mundial da F1 in Schools, mas para isso, os meninos estão buscando ajuda para cobrir os custos da viagem.

Qualquer um pode colaborar e ajudar essa turminha a conquistar mais uma vitória, basta acessar o site www.vakinha.com.br/vaquinha/team-b-e-s-t-f1-in-schools, clicar em “contribuir” e seguir os requisitos.

Gostou do projeto, mas não pode ajudar financeiramente? Não tem problema! É só ajudar a equipe B.E.S.T curtindo, seguindo, compartilhando e comentando muito nas redes sociais do grupo.

Instagram: @teamb.e.s.t

Facebook: @teambestbrazil

Twitter: @teambestbrazil

www.teambest.com.br

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …