A Semana da Diversidade de Bauru foi oficialmente encerrada no dia 26 de agosto, contudo, os eventos relacionados ao movimento LGBT+ não param!

Nesta sexta-feira, 31, será exibido o documentário “Como Somos”, às 20h, no Cine’n Fun, do Alameda Quality Center. O evento terá entrada gratuita e os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência.

O documentário

O documentário “Como Somos” começou a ser produzido no ano passado, sendo o primeiro dia de filmagem no Encontro da Diversidade de 2017. Ao total, foram entrevistados 33 vozes LGBT ou ligados à comunidade.

“Dentre os personagens estão: drags famosas da cidade, figuras lendárias da noite gay bauruense, o Padre Beto, a psicanalista e professora da UNESP Patrícia Porchat, dentre outros. Isso tudo costurado pela voz da maravilhosa Nany People, que dá voz à própria cidade de Bauru no filme”, conta Rafael Botta, um dos responsáveis pelo documentário.

O processo de criação do documentário se tornou tão intenso, que, no início, o projeto era para ser um curta de aproximadamente 30 minutos, contudo, a versão exibida, nesta sexta tem 1h27 de duração!

“É uma versão exclusiva para essa exibição especial em Bauru!”

Exibição em Bauru

Essa será a primeira vez que o documentário “Como Somos” será exibido, e teve apoio do Programa de Estímulo da Secretaria de Cultura.

A proposta dos organizadores é que o documentário seja o primeiro registro da comunidade LGBT de Bauru, levantando debates em torno dos assuntos que serão abordados no filme, como a transexualidade, educação, saúde, cura gay e parada.

“É mais comum encontrarmos documentários sobre a cena gay nos grandes centros. Então, o que queremos é mostrar como é ser um LGBT no interior do Brasil”, explica Rafael.

A ideia é que o documentário seja remodelado e ganhe até mesmo versão para festivais e cinema, além da TV!

Semana da Diversidade

A data da primeira exibição do documentário foi de encontro com a Semana de Diversidade de Bauru, que teve seu encerramento no dia 26 com o Encontro da Diversidade no Vitória Régia.

Segundo os organizadores, essa proximidade das datas foi proposital.

“Havia uma expectativa grande das pessoas de que o documentário fosse exibido durante a semana, principalmente depois que anunciamos o primeiro Festival de Cinema LGBT de Bauru, que aconteceu no SESC, na semana passada. Porém, não achamos legal misturar as coisas, então preferi exibi-lo uma semana depois”.

E completa:

“Essa decisão tem um outro motivo também: no ano passado, começamos a filmar durante a polêmica do cancelamento da Parada e, com isso, a cidade se questionou o verdadeiro sentido do evento. Hoje, um ano depois, acabamos de realizar a melhor Semana da Diversidade de Bauru, e quem for assistir ao filme na sexta-feira vai entender o quanto o filme influenciou positivamente para novas ações, em prol da comunidade”.

Serviço
Exibição do documentário “Como Somos”

Data: 31 de agosto
Horário: 20h
Local: Cine’n Fun – Alameda Quality Center
Mais informações: facebook.com/evento
Gratuito

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Série Alma, de Juliana Alvarez, está em exposição em Bauru

De 17 de abril a 17 de maio, o Espaço Cultural Leônidas Simonetti recebe a série Alma. O t…