O Festival de Artes Cênicas (FACE) prossegue até o dia 15 de setembro com todas as atividades gratuitas. Neste sábado, dia 8, o destaque da programação fica para “Os três sobreviventes de Hiroshima “, uma peça de teatro documental que será apresentada às 20h, no Teatro Municipal. A classificação etária é de 12 anos.

A Nagai Produções de São Paulo traz os três sobreviventes reais da bomba atômica de Hiroshima que relatam ao vivo suas experiências de vida, da Segunda Guerra Mundial, da imigração para o Brasil e dos dias atuais. O roteiro se desenvolveu a partir da coleta e organização dos relatos dos sobreviventes trabalhando com o conceito de biodrama (teatro-documental). Sobem ao palco os sobreviventes Takashi Morita, Kunihiko Bonkohara, Junko Watanabe e o ator Rogério Nagai.

O mesmo grupo ainda vai ministrar a oficina “Biodrama e a etnicidade amarela em cena: a proposta”, também neste sábado, no Espaço Protótipo (rua Monsenhor Claro, 2-57), das 14h às 17h. O workshop “Biodrama e a Etnicidade Amarela em Cena” propõe abordar as pesquisas em torno do projeto Travessias em Conflito – “o lado b” da imigração japonesa no Brasil – projeto esse contemplado pela Lei de Fomento ao Teatro de 2012, na cidade de São Paulo, do qual se originou o espetáculo “Os Três Sobreviventes de Hiroshima”, além de vários outros com o intuito de estimular como ponto de partida, uma investigação em torno da memória dos moradores da cidade de Bauru, para a criação de uma obra dramatúrgica.

Estação Ferroviária

Às 17h, neste sábado, o público também poderá prestigiar o espetáculo “Naifs”, com Daiane Baumgartner e João Sobral de São Paulo, na Estação Ferroviária, no área central de Bauru. De classificação livre, a peça conta uma história de Violeta, que depois da perda de seu marido, vai para a casa de seus filhos levando tudo o que tem. Na estação de trem encontra Antonio Bento, um músico de rua e inventor que passa seus dias ali na estação, entre chegadas e partidas. Desse encontro somos convidados a assistir e a participar das lembranças e recordações, dores e amores da vida dessa velhinha senhora que nos mostra como é importante valorizar o agora.

+ Oficinas

A oficina de construção de microfone artesanal, com João Sobral, na Aldeia Bar (rua Joaquim Silva Correia 2-11), acontece neste sábado, das 10h às 13h. Baseado na troca de saberes, nos princípios simples de elétrica e na sonorização, a oficina tem como objetivo explorar e aproximar o público do universo dos microfones de contato artesanal. Os participantes terão a oportunidade de conhecer e construir e aplicar o Microfone Piezzo, conduzida pelo compositor e “multi-artista” João Sobral.

Programação no domingo

Peça para toda a família, “As Três Marias” será apresentada no domingo, dia 9, às 16h, no Sesc. A apresentação, do Núcleo Chicote de Língua, de São Paulo, trata-se de uma fábula que narra a história de uma vila alagada por um rio e a jornada de Maria Melancolia, Maria Alegria e Maria Faminta, crianças que moram na parte superior de uma casa, brincando e inventando o dia, enquanto esperam a mãe voltar do trabalho no centro da cidade.

“[H3O]mens” é o nome do espetáculo de dança da Cia. 4 Pra Nada, de Ribeirão Preto, que terá apresentação às 20h, também neste domingo, no Teatro Municipal. Classificação: 18 anos (espetáculo tem cenas de nudez).

[H3O]mens parte do encontro de três bailarinos/atores em cena, e explora a investigação do homem, “ser” homem, o corpo do homem.

Neste domingo, o público pode ainda conferir, no período da manhã, o workshop “Dança-Teatro-Dança”, com a Cia. 4 Pra Nada, das 10h às 13h, no Espaço Protótipo. A Cia propõe um workshop que proporcionará discussões e vivências entre teatro, dança, dança-teatro e teatro-dança: fronteiras, estéticas e experiências. Público-alvo: atores, bailarinos, diretores, coreógrafos, estudantes de artes cênicas, dança e circo.

Todas as informações são da assessoria de imprensa do FACE.

Serviço:
Os ingressos para os espetáculos estão disponíveis uma hora antes nos locais das apresentações. As inscrições nas oficinas devem ser realizadas no site www.facebauru.art.br. Todas as atividades são gratuitas.
Informações: (14) 3100-0900

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Josiel Rusmont lança música ‘Eu Quero Ser Cerrado’ com clipe de cordel

O artista de Bauru, Josiel Rusmont, segue na exploração de diferentes vertentes artísticas…