Medicina, advocacia, engenharia…Essas podem ser as profissões mais conhecidas das pessoas, contudo, existem algumas também muito importantes para o cotidiano do país e que poucos conhecem.

Nós reunimos quatro profissões que fazem parte do dia a dia de todo bauruense para explicar mais sobre como cada uma funciona. Se liga aí!

Meteorologia

A palavra “meteorologia” já nos remete àquele cara de gravata na televisão avisando se vai ou não chover, contudo, a profissão é muito mais do que só isso!

É o que confirma Paulo Hofacker, que trabalha na empresa júnior de meteorologia da Unesp de Bauru, a Atmos Jr. Ele conta que um meteorologista pode trabalhar muito além do que só prevendo a chuva, como também atuar na área de agrometeorologia, desastres naturais e analisar os níveis de poluição do ar na atmosfera.

Para você entender a importância do meteorologista, Paulo conta que durante a Copa do Mundo na Rússia, um profissional acompanhou a seleção brasileira para analisar o local e a temperatura corporal e adequar o atleta para aquele clima.

Mas para quem ainda tem receio sobre a meteorologia, Paulo explica:

“A meteorologia é complicada; analisar a condição da atmosfera é difícil, porque o clima está mudando constantemente. A gente tem 90% de chance de acertar, mas esse número é reduzido conforme a gente aumenta a escala, por exemplo, em uma previsão de três dias, a chance de acerto é de 99%, mas se for uma previsão de cinco dias, sete ou quinze, essa probabilidade cai para 80% e 70%”.

A meteorologia, portanto, tem como função passar informações necessárias que a população precisa diariamente.

Data Science

Eita nome complicado! Mas calma que a gente vai explicar, ou pelo menos, tentar explicar, o que é e como atua a Data Science no dia a dia.

Para explicar, os profissionais da área Bruno Roberto Yamada dos Santos e Ronaldo César Dametto contam como funciona o Data Science.

“O profissional envolvido em Data Science precisa ter um grande interesse por estatística, matemática e computação. Basicamente, é um profissional que busca respostas para problemas das mais diversas áreas através da integração dessas áreas (estatística, matemática e computação)”, explica Ronaldo.

Bruno complementa que o profissional da área arquiteta a maneira de salvar dados para serem utilizados depois de uma forma fácil, além da criação de sistemas que possibilitam automatizar ou facilitar o levantamento e treinamento de modelos de inteligência artificial.

Ainda não entendeu? Calma!

No dia a dia, esse profissional pode estar no mercado financeiro ou em qualquer empresa, podendo proporcionar a oferta de produtos com menor custo, fazendo com que as marcas possam oferecer seus produtos com preços mais atrativos.

Para Ronaldo, trabalhar com Data Science é um prazer, e ele explica por que:

“O profissional de Data Science é um pesquisador de soluções, que busca bons resultados para as mais diversificadas áreas. Isso proporciona vivenciar e aprender coisas novas e estar o mais atualizado possível, e não somente as áreas de estatística, matemática e computação, mas também onde quer que seja empregado suas soluções”.

Biblioteconomia

Não, não, não! O bibliotecário não é aquela pessoa que ajuda você a encontrar e fazer o empréstimo de um livro na biblioteca. Esse profissional é muito importante para o seu dia a dia, principalmente na parte histórica!

Maristela Brichi Cintra é biblioteconomista há 30 anos, e explica que o trabalho do bibliotecário é facilitar o acesso do usuário à informação desejada, através do apoio à busca e à pesquisa, em todos os níveis do ensino.

Esse profissional pode prestar assessoria, orientar e supervisionar outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Além disso, também planeja, desenvolve e acompanha projetos, treinamentos, palestras e eventos, emite laudos e pareceres técnicos.

“Outra função importante é despertar o gosto, o interesse do cidadão pela leitura,
pela pesquisa e a busca do conhecimento disponível neste Universo
imensurável de informação”.

O mercado de trabalho para o profissional é amplo. Além de escolas de todos os níveis, o bibliotecário pode atuar em centro de documentação, museus, empresas nacionais e multinacionais, centros culturais, hospitais, bancos, editorias, escritórios de advocacia, TV, rádios, centros de pesquisas e jornais! Ufa, é muita coisa!

Maristela ainda conta o que mais gosta em sua profissão.

“É uma forma de contribuir com a formação de profissionais, a facilitação de
pesquisas, a geração de mais conhecimento e solução de problemas de toda
ordem, inclusive na aculturação e politização de cidadãos, cura de doenças, criação de produtos e materiais, descoberta de fármacos, etc. Isso ajuda na construção de uma sociedade melhor e mais justa”.

Jogos Digitais

Quem aí não jogou pelo menos um joguinho no celular? Nem que seja Candy Crush? Mas você já parou para pensar em quem está por trás daquele jogo e como ele é produzido?

Renan Caldeira Menechelli é profissional da área e conta tim tim por tim como funcionam os jogos digitais.

“Jogos Digitais está diretamente relacionado com planejamento, produção e distribuição de qualquer produto de entretenimento que promova a interação de jogadores, ou seja, que tenha uma abordagem direcionada aos games”, explica.

E se engana quem pensa que esse profissional fica apenas nos tradicionais games.

“Não se trata apenas de games tradicionalmente conhecidos, como os dos videogames ou computadores, mas envolve jogos para celulares, em grande expansão, games publicitários, da modalidade de ensino e, bastante em alta na atualidade, os de realidade virtual”.

Renan ainda conta que o profissional formado em Jogos Digitais precisa ser multiáreas!

“Profissionais da área de Jogos Digitais, em reflexo da sua formação, possuem habilidades para atuar com artes gráficas, roteirização, animação, programação de sistemas, gestão de projetos, testador, além do desenvolvimento de jogos, especificamente. Ou seja, é preciso saber e aplicar de tudo um pouco para transformar a imaginação de um jogo em realidade na indústria do entretenimento”, ele comenta.

E para quem pensar que essa profissão deve ser algo muito divertido, não está enganado! Renan conta que o mais gosta na área é a possibilidade de podem estimular a imaginação e ainda jogar!

“É muito legal poder aplicar toda a liberdade de imaginação na criação de um jogo; definir critérios, personagens, história, independentemente do mundo real, da física, da matemática, ou qualquer outro conceito relativo às áreas do conhecimento”.

E completa:

“É o ato de sonhar sem limites. Isso é muito legal porque depois, no final, você vê toda a sua imaginação concretizada em um produto digital. E mais, é possível interagir com tudo isso, jogando, se divertindo. É realizar, concretizar, mesmo que apenas digitalmente, o que foi imaginado”.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha de Dia das Mães e dos Namorados sorteará carro elétrico em Bauru

O Bauru Shopping irá premiar os clientes com um BYD Mini Dolphin 2024, carro elétrico lanç…