Pomar é o lugar onde são cultivadas árvores frutíferas e também é o nome perfeito para um grupo de pessoas que tem como objetivo semear a leitura entre crianças. O Pomar Coletivo é formado por alunos da Unesp de Bauru e já conta com frutos – o livro “Me deixa brincar!”.

A ideia de escrever um livro para o público infantil teve como ponto de partida a necessidade de combater o preconceito e a discriminação. Dessa forma, o livro tem o intuito de ser uma referência de práticas positivas para as crianças, além de incentivar o diálogo sobre diversos assuntos.

“Nós acreditamos na importância do diálogo e união entre as pessoas, assim podemos ter alguma mudança. É isso que queremos incentivar. A infância é um período muito rico em que a criança aprende a enxergar o mundo, e precisa de bons exemplos para que não cresça disseminando preconceitos”, explicam.

“Me deixa brincar!” conta a história das aventuras de um grupo de crianças em busca de seus brinquedos roubados por um macaco. No caminho, elas passam por mundos mágicos e encontram seres fantásticos. Essas criaturas irão ensinar valores importantes sobre a diversidade e o respeito ao próximo.

Lançamento do livro “Me deixa brincar!”

No dia 13 de outubro, o Pomar Coletivo irá lançar o seu primeiro livro. O evento é aberto ao público e será realizado das 10h às 14h, no CEU das Artes. E como o próprio nome do livro é um incentivo à brincadeira, o lançamento irá contar com diversas atividades. “Queremos promover um dia de atividades em que os princípios da narrativa do livro sejam passados da maneira mais lúdica possível”, conta o coletivo.

Entre as atividades realizadas no lançamento estão:

  • Leitura dinâmica do livro;
  • Apresentação da Camerata de Cordas do CEU;
  • Pintura facial;
  • Atividades de desenho;
  • Atividades corporais.

Pomar Coletivo

Para colocar o projeto do livro “Me deixa brincar!” em prática, o Pomar Coletivo contou com o incentivo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio de um edital do ProAC, programa de incentivo à cultura. Com o apoio, foi possível produzir muitos livros, sendo que boa parte será doada para escolas e bibliotecas públicas.

O Pomar Coletivo espera continuar compartilhando a mensagem do livro e atingindo um público cada vez maior, portanto eles pretendem promover diversos eventos lúdicos pela cidade. “Estamos muito felizes com o resultado do livro. Esperamos que ele atinja seu público e que as pessoas recebam a mensagem de maneira positiva. Queremos promover um espaço de diversão, reflexão e incentivo à leitura, tanto para as crianças como para os pais”, dizem.

Você pode encontrar mais informações sobre o coletivo no Facebook.

Serviço
Lançamento do livro “Me deixa brincar!” – 13/10, às 10h
Local: CEU das Artes (Avenida Lúcio Luciano, Quadra 03)
Entrada gratuita

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Banda bauruense leva composições autorais ao Teatro Municipal de Botucatu

Com sonoridade pós-punk e composições autorais, a banda bauruense “Obscuro Lavrador” se ap…