Já está preparado para as eleições? A votação será neste domingo, 07 de outubro, das 8h às 17h. Depois de 52 dias de campanha eleitoral, é provável que você já tenha escolhido os candidatos em quem vai votar. Em 2018, serão eleitos seis candidatos para os cargos de Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual.

Agora é hora de votar! Mas para quem ainda está em dúvida ou não tem todos os candidatos escolhidos, o Guia do Voto pode te ajudar. O projeto foi criado pelo Canal Futura, em parceria com o Instituto Votorantim, para tirar dúvidas sobre o processo eleitoral.

Os interessados podem acessar o Guia do Voto por aplicativo ou pelo site. Na plataforma é possível visualizar todos os candidatos que estão concorrendo a cada cargo e escolher o mais compatível com as suas prioridades. Além disso, o Guia do Voto também oferece informações sobre as eleições, partidos políticos e o sistema eleitoral.

No dia da votação

É importante estar em dia com a situação eleitoral e, para consultar a sua situação eleitoral, clique no link a seguir: https://bit.ly/2Nqaeq0.

Para votar, não é necessário estar com o título de eleitor em mãos, basta levar um documento oficial com foto. Os documentos que podem ser apresentados são: RG, carteira de motorista, carteira de trabalho ou certificado de reservista para os homens.

Ter o título facilita a vida do eleitor, pois ele contém a zona e a seção eleitoral. Informações sobre o local de votação também pode ser encontradas no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Ah! E não se esqueça de levar uma “cola” na hora de votar, já que são seis candidatos e muitos números para lembrar. O TSE disponibiliza um lembrete especialmente para isso, é só baixar aqui.

Segundo o chefe da 23ª zona eleitoral de Bauru, Munir Sayed, a cidade conta com aproximadamente 270 mil eleitores. Com tanta gente indo apertar o “confirma”,  qual o melhor horário para votar?

Munir explica que não existe um horário específico: “o 1º turno é bastante longo, então não tem uma previsão do melhor horário. Estimamos que cada eleitor leve de um a três minutos para votar”, diz.

Não foi votar?

Os eleitores que não estão em sua cidade ou não podem comparecer no local de votação, não se preocupem. É possível fazer a justificativa do voto em qualquer zona eleitoral.

Para isso, basta comparecer em um local de votação no domingo (07), das 08h às 17h, com o título de eleitor ou documentos com foto. Procurar a mesa de justificativa, preencher o documento e entregar na seção de votos.

Caso você não tenha justificado, o prazo para estar em dia com a situação eleitoral é de 60 dias após a votação. Para fazer a quitação eleitoral é necessário levar a  documentação comprobatória da sua ausência ao cartório eleitoral.

Outra opção é fazer o requerimento online pelo Sistema Justifica, disponível no site do TRE.

Mas o chefe do cartório alerta aos eleitores: “o voto é a manifestação do direito do cidadão em fazer a escolha do seu candidato. É a manifestação da sua vontade e do seu interesse pela vida política que interfere na vida social e no dia a dia de cada cidadão”, diz Munir.

Apuração

Por conta da tecnologia, a apuração dos votos é feita em poucas horas. A apuração dos votos irá começar logo após o encerramento da votação. Já a divulgação será apenas depois das 19h do horário de Brasília. Isso ocorre por conta do fuso horário de duas horas do Acre em relação ao Distrito Federal.

Caso nenhum candidato a presidente ou governador receba mais da metade dos votos válidos, haverá o segundo turno das eleições, realizado no dia 28 de outubro.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…