De acordo com a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, 30% dos brasileiros entrevistados nunca compraram um livro, sendo que ao ano, um leitor finaliza apenas dois livros.

Apesar dessa estatística preocupante e da crise no mercado editorial, a publicação de novos títulos se mantém em alta. A produção de pequenas tiragens em impressão digital a um custo acessível aliada à facilidade da venda online torna possível a realização do sonho de publicar um livro.

A Canal 6 Editora atua há 13 anos publicando obras de autores da cidade e de todo o Brasil, motivando a produção literária e incentivando assim a leitura de todos os bauruenses.

Uma vida editorial

A Canal 6 nasceu em 2005 pelas mãos de Carlos Fendel junto com sua esposa Erika Woelke. Mas a experiência do casal dentro do mercado editorial iniciou lá em 1994, quando eles começaram a trabalhar nessa área. No total, são mais de 20 anos de atuação!

No começo, o foco da editora era voltado para publicações acadêmicas, fazendo parcerias com universidades e professores por meio dos selos Canal 6 e Projeto Editorial Praxis.

A partir do momento em que a tecnologia trouxe novas possibilidades de produção, impressão e comercialização, a editora bauruense também mudou para se adequar às novas demandas.

Novas páginas

Pensando em atender a um público ainda maior de autores e leitores, a Canal 6 criou dois novos selos: o Plante e o Semeando Autores.

O Editorial Plante é dedicado a livros de literatura brasileira em geral. Enquadram-se também livros que demandam uma tiragem pequena, como a história da família ou uma compilação de poemas.

Mas o selo Semeando Autores é o que vem para chamar a atenção. Para estimular desde cedo o hábito da escrita e da leitura, o projeto faz parceria com escolas para a produção de livros em sala de aula!

canal 6 editora

A escola escolhe um tema e o trabalha com os alunos do Infantil, Fundamental 1 e 2, produzindo então os textos e imagens que farão parte do livro. Ao final a Canal 6 faz a edição e a impressão da obra, entregando um livro coletivo ou individual aos autores.

“O principal objetivo do projeto é que a criança tenha uma experiência literária positiva e que isso contribua para a cultura de leitura e escrita dela”, afirma Carlos.

Além dos selos, a editora conta com a coleção Xadrez dos Pequenos Mestres. São livros didáticos de ensino de xadrez e possuem conteúdo apropriado para cada ano do ensino fundamental. O aprendizado do xadrez permite a interação com diversas disciplinas escolares como a matemática, a história e até idiomas.

Leitura sem complicação

O trabalho da Canal 6 vai na contramão das grandes editoras tradicionais, e tem como objetivo viabilizar a publicação para todas as pessoas.

“Prestamos todos os serviços editoriais necessários para a realização do sonho de publicar um livro”, explica o proprietário da editora.

Carlos ainda conta que o diferencial da Canal 6 é o comprometimento com a qualidade da prestação do serviço a um custo acessível.

E esse trabalho vem dando tão certo que só em 2018, a editora já publicou mais de 100 títulos e atendeu a mais de 1.000 alunos!

Literatura em Bauru

Para trazer o mundo dos livros ainda mais perto dos bauruenses, a Canal 6 estará presente na 18ª Feira do Livro de Bauru com o projeto “Bauru 2028: a mudança que esperamos do mundo, o mundo também espera de nós”.

O evento acontece entre os dias 23 e 27 de outubro o Parque Vitória Régia, e a Canal 6 passará os cinco dias de evento produzindo um livro ao vivo e completamente do zero, captando textos das pessoas que estiverem na feira.

Ao longo dos dias, os bauruenses poderão ter a experiência viva de como é o processo de produção de um livro, desde a revisão, diagramação, impressão e lançamento.

E falando em lançamento, o livro produzido durante a feira será lançado e entregue gratuitamente aos autores no sábado (27), com uma tiragem de 300 exemplares.

canal 6 bauru

O projeto é uma iniciativa inédita na região (e possivelmente no Brasil). Conta com a parceria com Secretaria da Cultura de Bauru além do apoio da Gráfica Viena e da Associação Bandeirantes de Bauru.

“Nosso intuito é mostrar que, apesar de existirem diversas etapas no processo de produção do livro, hoje é possível fazê-lo de forma rápida e com qualidade”.

Qualquer pessoa acima de 12 anos pode participar, e para saber mais sobre o projeto “Bauru 2028”, confira o regulamento no site www.canal6.com.br.

“Tudo isso é uma forma de mostrar para as pessoas que, para ser um autor, basta ter boas histórias para contar!”, conclui Carlos.

Serviço
Canal 6 Editora

Local: R. Machado de Assis, 10-35 – Vila América
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 08h às 18h.
Contato: (14) 3313-7968
Mais informações: www.canal6.com.br, www.facebook.com/Canal6editora/ ou [email protected]

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Editora que começou em revista universitária celebra contribuição em mais de 10 mil artigos científicos

As revistas científicas do Brasil possuem um sistema de avaliação de qualidade feito pela …