O Sesc Bauru traz a segunda edição do projeto “Experimenta! Comida, Saúde e Cultura” para a cidade. A partir desta terça-feira, dia 09 de outubro, a unidade oferece atividades que vão até o fim do mês.

O evento busca aprofundar a discussão acerca do universo alimentar. Dessa forma, os assuntos giram em torno da comida com ênfase nas relações com a saúde e a cultura.

Entre os temas discutidos, estão as PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), que se popularizam cada vez mais na gastronomia, na sustentabilidade e na saúde.

As palestras, oficinas e vivências do ciclo “É de Comer” trazem atividades que abordam cultivo, propriedades nutricionais, uso culinário e até mesmo ornamental desse tipo de hortaliça, que é facilmente encontrada na natureza, entretanto ainda pouco consumida.

Confira a programação completa do “Experimenta!”:

– Palestra: SOU PANC! (É de Comer)

Nesta palestra, a agrônoma Aline Retz demonstra como utilizar algumas espécies de PANC, as Plantas Alimentícias Não Convencionais, não apenas como ingredientes em preparos e receitas, mas também como transformá-las em objetos de decoração para ambientes e para uso próprio.

Quando? Dia 9/10, terça-feira, às 13h
Local: Área de Convivência
Entrada gratuita

– Oficina: JARDIM COMESTÍVEL (É de Comer)

Nesta oficina prática que aborda o cultivo e formas de consumo de algumas PANC, Plantas Alimentícias Não Convencionais, a agrônoma Aline Retz mostra aos participantes que essas espécies podem ser de uso ornamental, como enfeites, e ao mesmo tempo comestíveis, já que são ricas em nutrientes.

Quando? Dia 17/10, quarta-feira, às 15
Local: Marquise
Entrada gratuita

– Palestra: FRUTOS VERDES COMO LEGUMES (É de Comer)

Muitas frutas podem ser consumidas em todos os estágios de maturação, inclusive como legumes em pratos salgados. Nesta palestra, a nutricionista Neide Rigo vai apresentar diferentes técnicas de preparo de alimentos ainda não maduros, incentivando seu consumo e evitando o desperdício.

Quando? Dia 19/10, sexta-feira, às 19h30
Local: Praça de convivência
Entrada gratuita

– Oficina: COZINHANDO COM PANC (É de Comer)

Nesta oficina culinária, o grupo Mato no Prato trará exemplos, propriedades, formas de preparo e degustação de alguns pratos feitos com PANC.

Quando? Dia 20/10, sábado, às 10h30
Local: Sala de Uso Múltiplo 4
Entrada gratuita

– Palestra: PANC! (É de Comer)

Nesta palestra, o biólogo e pesquisador Valdely Kinupp, especialista no assunto, apresentará onde as PANC são encontradas, como podem ser cultivadas e usadas na alimentação.

Quando? Dia 26/10, sexta-feira, às 19h30
Local: Praça de convivência
Entrada gratuita

– Vivência: PANC: PASSEIO EXPLORATÓRIO (É de Comer)

Nesta vivência, o biólogo e pesquisador Valdely Kinupp, especialista em PANC, orienta os participantes por um passeio pela unidade, onde poderão conhecer e recolher mudas de plantas alimentícias não convencionais. Após a coleta, as mudas serão plantadas pelos participantes, que poderão levá-las para casa.

Quando? Dia 27/10, sábado, às 10h30
Local: Bosque
Entrada gratuita

Serviço

Projeto “Experimenta! Comida, Saúde e Cultura” – de 09 a 27 de outubro
Local: Sesc Bauru – Avenida Aureliano Cardia, 6-71
Outras informações: (14) 3235-1750
Entrada gratuita
Portal: www.sescsp.org.br/unidades/BAURU

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com novo método de avaliação, Prêmio Impera 2024 abre inscrições para estabelecimentos da região

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Impera de Gastronomia, evento que c…