A geladeira foi uma grande invenção para evitar que os alimentos estraguem. Usá-la pode parecer fácil e muito simples, mas a verdade é que existem detalhes que podem ajudar os bauruenses.

O modo como armazenamos cada tipo de alimento dentro da geladeira é fundamental para que eles durem mais tempo. Não é à toa que a gaveta de frutas e legumes fica na parte de baixo. Ou que as geladeiras tenham um suporte para ovos.

Mas será que existe algum risco, caso o armazenamento seja feito de forma incorreta? A nutricionista e professora de Técnica Dietética e Administração em Serviços de Alimentação na FIB, Lucélia Campos Martins, responde.

“O risco é que esses alimentos podem se contaminar, seja por micro-organismos patogênicos, que causam doenças, ou por micro-organismos deteriorantes, que estragam a comida. Então se eu não armazeno corretamente eu posso perder os alimentos”, explica.

Mas então, como fazer?

Para saber quais alimentos devem ou não devem ir na geladeira, no caso dos industrializados, basta olhar na embalagem. Normalmente, elas estão no verso do produto e além do modo de armazenamento, contêm o tempo que devem ficar armazenados.

Já no caso de produtos que não são industrializados, não há uma regra a ser seguida. “Os alimentos que devemos colocar na geladeira são aqueles que estragam com mais facilidade como carnes, ovos, verduras e legumes. São os alimentos chamados perecíveis”, enumera a nutricionista.

Mas atenção! Os cuidados começam antes de abrir a porta da geladeira. Os alimentos naturais não devem ser lavados antes de ir para a geladeira, isso porque se ele fica úmido, o tempo de conservação diminui.

Já os alimentos cortados ou as sobras das refeições devem ser colocadas em um recipiente com tampa ou em sacos plásticos específicos (como aqueles do mercado). Ah! E os ovos nunca devem ir na porta da geladeira, sempre nas prateleiras, para evitar o crescimento de micro-organismos.

Lembrando que os potes de vidro são os mais recomendados, “eles são mais higiênicos. Além disso, são muito mais fáceis de lavar, de desinfetar e não absorvem o sabor nem o odor dos alimentos que estavam ali”, alerta Lucélia.

Organizando a geladeira

Depois de ficar por dentro de algumas dicas para melhorar a conservação dos alimentos, é hora de organizá-los dentro da geladeira.

Confira o que colocar em cada prateleira clicando no sinal de “+” no infográfico abaixo:

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …