O arquiteto é aquele profissional que trabalha para promover a melhoria na qualidade de vida das pessoas por meio da criação de projetos e planejamento dos espaços. Nas cidades, ele são capazes de atuar na preservação do patrimônio arquitetônico, melhorar a infraestrutura urbana e contribuir com a gestão dos impactos gerados pela exploração dos recursos naturais.

Como é uma das áreas de formação mais procuradas do país, o Social Bauru conversou com três jovens, colegas de turma, que têm em comum o amor pela Arquitetura e planos concretos para a futura carreira.

Carlos Eduardo Leite (Cadu) percebeu cedo a aptidão que tinha para desenhar. A mãe ainda guarda o retrato que ele fez, aos oito anos, de um primo.

Quando saiu do Ensino Médio, Cadu foi fazer Educação Física. “Mas percebi que não era o que eu queria, parei e dei um passo para trás”, conta.

“Em 2018 resolvi seguir o meu sonho e entrei no curso de Arquitetura e Urbanismo da FIB, explica o jovem. “Eu gostei muito da relação da faculdade com os alunos…eles te abraçam”, destaca Cadu.

Sobre a profissão que escolheu, o estudante é categórico: “Para mim a Arquitetura tem que ser dialógica, tem que resultar em um projeto bem feito e ecológico”, diz ele.

Toma lá, dá cá
Nome: Cadu.
Idade: 20 anos.
Defina Arquitetura em três palavras: transformação, contraste, inovação.
Inspiração: profissionais como Marcio Kogan, Paulo Mendes e Marcelo Rosenbaum.
Estilo arquitetônico preferido: desenho à mão livre, modernista e futurista.
Planos para o futuro: fazer uma pós-graduação e trabalhar com projetos inovadores e ecológicos.
Conselho para quem pretende estudar Arquitetura e Urbansimo: tem que gostar de projetar e desenhar.

Danieli Vasconcelos Vitti esperou o momento que considerou ser o mais adequado para cursar Arquitetura e Urbanismo. “Desde a minha infância gosto de reparar e pensar nos ambientes, eu gostava mais de montar a casinha que de brincar com as bonecas”, lembra Dani.

Em 2014, a jovem começou a trabalhar no salão de beleza com sua mãe, por gostar do processo criativo da área, segundo ela. Depois, mais madura, aos 24 anos, ela encontrou na Arquitetura a carreira que avaliou ser a mais adequada para suas perspectivas.

“A Arquitetura me permite criar, não gosto de coisas robotizadas”, conta a estudante. “É muito bom ter escolhido o meu curso mais madura, a gente vai sentindo a vida, escolhendo por sí próprio”, completa.

Dani estuda Arquitetura e Urbanismo na FIB. “Hoje faço um curso excelente, com professores que estão sempre ligados e que fazem tudo pra te ajudar”, destaca.


Toma lá, dá cá

Nome: Dani
Idade: 24 anos.
Defina Arquitetura em três palavras: criatividade, detalhes, conhecimento.
Estilo arquitetônico preferido: Retrô, vitoriano moderno.
Planos para o futuro: trabalhar como autônoma, abrir meu próprio escritório e entender cada cliente.
Conselho para quem pretende estudar Arquitetura e Urbanismo: tenha amor pelo que você faz, isso torna tudo mais leve, o dinheiro virá como consequência.

O bauruense Bruno Gonçalves Malufe cultiva duas paixões desde criança: a arquitetura e a música. O jovem é músico profissional e sempre aproveitou as viagens a trabalho para observar os estilos arquitetônicos de cada lugar que passava.

“Sempre fui encantado por ambientes e pela possibilidade de projetar coisas similares às que eu encontrava”, lembra Bruno. “Isso me fez traçar uma meta, que era fazer Arquitetura”, conta.

Neste ano, o jovem tornou realidade o sonho de infância e começou cursar Arquitetura e Urbanismo na FIB. “Foi a faculdade que mais me agradou pela matriz curricular”,avalia. “Estou me apaixonando cada vez mais, principalmente por causa dos professores e do esquema das aulas”, completa ele.

Toma lá, dá cá
Nome: Bruno
Idade: 25 anos.
Defina Arquitetura em três palavras: sonho, realização, realidade.
Inspiração: Castelos.
Estilo arquitetônico preferido: arquitetura funcional, agradar o gosto do cliente e inserir leves características minhas ao projeto.
Planos para o futuro: Conciliar a Arquitetura e a música, ter um escritório e desenvolver meus projetos.
Conselho para quem pretende estudar Arquitetura e Urbanismo: Arquitetura é um curso para quem gosta de por ideias no papel, de criar, idealizar projetos.

Arquitetura e Urbanismo em Bauru
As Faculdades Integradas de Bauru (FIB) oferecem a graduação em Arquitetura e Urbanismo nos períodos da manhã e da noite.

Na instituição, os alunos contam com as atividades de vivência prática por meio do Escritório Modelo e do Canteiro Experimental. A faculdade disponibiliza também laboratórios com instalações modernas e softwares específicos para representação gráfica de projetos.

O ensino dialógico é o alicerce que fundamenta o curso. “Na visão dialógica, os conhecimentos técnicos, estéticos e poéticos são construídos com a interação com o outro, em respeito às diferenças e individualidades entre os próprios estudantes, docentes e grupos sociais.”, explica a coordenadora do curso, professora Paula Chamma. “Nosso objetivo é formar um profissional autônomo, criativo, com espírito cooperativo, empreendedor e inovador”, complementa a coordenadora.

A FIB está com inscrições abertas para o vestibular em Arquitetura e Urbanismo e para outros 19 cursos. A prova será realizada no dia 20 de outubro.

O principal destaque do processo seletivo 2019 da FIB é oferecer aos candidatos a opção de um parcelamento de até 70% do valor da mensalidade. Neste caso, o aluno pagaria 30% do valor da mensalidade e os 70% restantes após o término do curso. O Parcelamento Estudantil FIB (PEF) é realizado diretamente na faculdade.

Além disso, disponibiliza bolsas pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni), Programa Escola da Família e conta com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O candidato classificado no vestibular poderá efetivar a matrícula na instituição mediante o pagamento de R$100,00. O restante da 1ª mensalidade poderá ser parcelado em até 3 vezes.

Outras informações sobre o vestibular da FIB estão disponíveis no site da instituição ou pelos telefones (14) 2109 62 06 ou (14) 9 99822-3829 (WhatsApp).

Serviço:
Vestibular tradicional 2019 FIB
Data: 20 de outubro, às 15h.
Inscrições: www.fibbauru.br
Local: FIB. Rua José Santiago, quadra 15, Jardim Ferraz.
Informações: (14) 2109 6206 ou pelo (14) 9 9822 3829

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Amanda Araújo
Carregar mais em Negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Bauru ganha restaurante com mais de 10 receitas exclusivas de churrasco no espeto

As noites em Bauru não serão mais as mesmas se depender do Poiá Espeto Gourmet. Diretament…