O arquiteto é aquele profissional que trabalha para promover a melhoria na qualidade de vida das pessoas por meio da criação de projetos e planejamento dos espaços. Nas cidades, ele são capazes de atuar na preservação do patrimônio arquitetônico, melhorar a infraestrutura urbana e contribuir com a gestão dos impactos gerados pela exploração dos recursos naturais.

Como é uma das áreas de formação mais procuradas do país, o Social Bauru conversou com três jovens, colegas de turma, que têm em comum o amor pela Arquitetura e planos concretos para a futura carreira.

Carlos Eduardo Leite (Cadu) percebeu cedo a aptidão que tinha para desenhar. A mãe ainda guarda o retrato que ele fez, aos oito anos, de um primo.

Quando saiu do Ensino Médio, Cadu foi fazer Educação Física. “Mas percebi que não era o que eu queria, parei e dei um passo para trás”, conta.

“Em 2018 resolvi seguir o meu sonho e entrei no curso de Arquitetura e Urbanismo da FIB, explica o jovem. “Eu gostei muito da relação da faculdade com os alunos…eles te abraçam”, destaca Cadu.

Sobre a profissão que escolheu, o estudante é categórico: “Para mim a Arquitetura tem que ser dialógica, tem que resultar em um projeto bem feito e ecológico”, diz ele.

Toma lá, dá cá
Nome: Cadu.
Idade: 20 anos.
Defina Arquitetura em três palavras: transformação, contraste, inovação.
Inspiração: profissionais como Marcio Kogan, Paulo Mendes e Marcelo Rosenbaum.
Estilo arquitetônico preferido: desenho à mão livre, modernista e futurista.
Planos para o futuro: fazer uma pós-graduação e trabalhar com projetos inovadores e ecológicos.
Conselho para quem pretende estudar Arquitetura e Urbansimo: tem que gostar de projetar e desenhar.

Danieli Vasconcelos Vitti esperou o momento que considerou ser o mais adequado para cursar Arquitetura e Urbanismo. “Desde a minha infância gosto de reparar e pensar nos ambientes, eu gostava mais de montar a casinha que de brincar com as bonecas”, lembra Dani.

Em 2014, a jovem começou a trabalhar no salão de beleza com sua mãe, por gostar do processo criativo da área, segundo ela. Depois, mais madura, aos 24 anos, ela encontrou na Arquitetura a carreira que avaliou ser a mais adequada para suas perspectivas.

“A Arquitetura me permite criar, não gosto de coisas robotizadas”, conta a estudante. “É muito bom ter escolhido o meu curso mais madura, a gente vai sentindo a vida, escolhendo por sí próprio”, completa.

Dani estuda Arquitetura e Urbanismo na FIB. “Hoje faço um curso excelente, com professores que estão sempre ligados e que fazem tudo pra te ajudar”, destaca.


Toma lá, dá cá

Nome: Dani
Idade: 24 anos.
Defina Arquitetura em três palavras: criatividade, detalhes, conhecimento.
Estilo arquitetônico preferido: Retrô, vitoriano moderno.
Planos para o futuro: trabalhar como autônoma, abrir meu próprio escritório e entender cada cliente.
Conselho para quem pretende estudar Arquitetura e Urbanismo: tenha amor pelo que você faz, isso torna tudo mais leve, o dinheiro virá como consequência.

O bauruense Bruno Gonçalves Malufe cultiva duas paixões desde criança: a arquitetura e a música. O jovem é músico profissional e sempre aproveitou as viagens a trabalho para observar os estilos arquitetônicos de cada lugar que passava.

“Sempre fui encantado por ambientes e pela possibilidade de projetar coisas similares às que eu encontrava”, lembra Bruno. “Isso me fez traçar uma meta, que era fazer Arquitetura”, conta.

Neste ano, o jovem tornou realidade o sonho de infância e começou cursar Arquitetura e Urbanismo na FIB. “Foi a faculdade que mais me agradou pela matriz curricular”,avalia. “Estou me apaixonando cada vez mais, principalmente por causa dos professores e do esquema das aulas”, completa ele.

Toma lá, dá cá
Nome: Bruno
Idade: 25 anos.
Defina Arquitetura em três palavras: sonho, realização, realidade.
Inspiração: Castelos.
Estilo arquitetônico preferido: arquitetura funcional, agradar o gosto do cliente e inserir leves características minhas ao projeto.
Planos para o futuro: Conciliar a Arquitetura e a música, ter um escritório e desenvolver meus projetos.
Conselho para quem pretende estudar Arquitetura e Urbanismo: Arquitetura é um curso para quem gosta de por ideias no papel, de criar, idealizar projetos.

Arquitetura e Urbanismo em Bauru
As Faculdades Integradas de Bauru (FIB) oferecem a graduação em Arquitetura e Urbanismo nos períodos da manhã e da noite.

Na instituição, os alunos contam com as atividades de vivência prática por meio do Escritório Modelo e do Canteiro Experimental. A faculdade disponibiliza também laboratórios com instalações modernas e softwares específicos para representação gráfica de projetos.

O ensino dialógico é o alicerce que fundamenta o curso. “Na visão dialógica, os conhecimentos técnicos, estéticos e poéticos são construídos com a interação com o outro, em respeito às diferenças e individualidades entre os próprios estudantes, docentes e grupos sociais.”, explica a coordenadora do curso, professora Paula Chamma. “Nosso objetivo é formar um profissional autônomo, criativo, com espírito cooperativo, empreendedor e inovador”, complementa a coordenadora.

A FIB está com inscrições abertas para o vestibular em Arquitetura e Urbanismo e para outros 19 cursos. A prova será realizada no dia 20 de outubro.

O principal destaque do processo seletivo 2019 da FIB é oferecer aos candidatos a opção de um parcelamento de até 70% do valor da mensalidade. Neste caso, o aluno pagaria 30% do valor da mensalidade e os 70% restantes após o término do curso. O Parcelamento Estudantil FIB (PEF) é realizado diretamente na faculdade.

Além disso, disponibiliza bolsas pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni), Programa Escola da Família e conta com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O candidato classificado no vestibular poderá efetivar a matrícula na instituição mediante o pagamento de R$100,00. O restante da 1ª mensalidade poderá ser parcelado em até 3 vezes.

Outras informações sobre o vestibular da FIB estão disponíveis no site da instituição ou pelos telefones (14) 2109 62 06 ou (14) 9 99822-3829 (WhatsApp).

Serviço:
Vestibular tradicional 2019 FIB
Data: 20 de outubro, às 15h.
Inscrições: www.fibbauru.br
Local: FIB. Rua José Santiago, quadra 15, Jardim Ferraz.
Informações: (14) 2109 6206 ou pelo (14) 9 9822 3829

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com método pensando no bem-estar, escola de música ensina mais de dez instrumentos

“Eu tenho 43 anos e toco violão desde os 13. São quase 30 anos na música, já fiz todo tipo…