Isso mesmo, você não leu errado: a Universidade do Sagrado Coração está comemorando 65 anos em Bauru com muitos feitos e realizando sonhos. Afinal, o período em que passamos numa Universidade é fundamental para toda a vida, como reflete a Irmã Susana de Jesus Fadel, atual reitora da USC: “É uma satisfação e ao mesmo tempo grande responsabilidade. Podemos afirmar que nossa atuação é mais que um trabalho, é uma missão. A missão dá sentido e significado à vida. É isto que toda nossa comunidade universitária se empenha em promover. Ser um diferencial, dando sentido à vida, às escolhas, ao fazer bem feito e competente … humanizado e repleto de significado”.

Apesar de hoje ser a reitora, sua história com a Universidade já vem do passado: irmã Susana é graduada em Pedagogia pela instituição e foi professora de Teologia, coordenadora da central de eventos, coordenadora do Conservatório Musical Pio XII, agente de pastoral, assessora da pró-reitoria acadêmica, assessora da reitoria, pró- reitora Comunitária e pró-reitora acadêmica.

Presente no passado
Quem também está ligada à história da USC é Roseli Aparecida Claus Bastos Pereira, que foi contratada na Universidade – em 1990 – ou seja, são quase 30 anos dedicados à instituição. Professora do curso de Nutrição, Roseli nos contou que foi aluna da própria universidade e diz ser privilegiada por atuar no mesmo local.

“Sou formada em Nutrição pela USC (na época era FAFIL, em 1985). Em fevereiro de 1990, iniciei como docente na USC, portanto são 28 anos de experiência na área de docência. É um privilégio pensar que fiz parte da construção do conhecimento de muitos estudantes, hoje profissionais reconhecidos nas diversas áreas de Nutrição. Como você permanece junto com os jovens….nem percebe que já passaram tantos anos. Continuo em sala de aula com a mesma vontade de ensinar como se fosse a primeira aula! A história da USC é também a da minha vida profissional, onde a mesma reafirma seu compromisso de ser ‘A Universidade da sua vida’, sempre concretizada na excelência do ensino, da pesquisa e da extensão”.

Márcio Salvadio também acompanhou a trajetória da Universidade bem de perto. Ele foi contratado em 1977 para as obras da FAFIL, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Sagrado Coração de Jesus. Anos mais tarde, já como motorista – ocupação que exerce até hoje – Márcio viu todas as mudanças que ocorreram na instituição e todo o seu progresso.

“Eu imaginava que a USC teria todo este crescimento. Eu viajei o Brasil afora pela Universidade e sempre ouvi elogios e bons comentários. O meu desejo é que continue crescendo e levando o seu nome para outros lugares”, comentou.

E como será o futuro?
A Reitora da USC comentou com o Social Bauru o que deseja para o futuro da Universidade: “Para os próximos anos, esperamos e propomos mudanças, pois a mudança é indispensável para o crescimento e a melhoria. Ao visualizar o futuro não podemos deixar de citar nossa fundadora, Madre Clélia Merloni, que neste ano será beatificada no dia 03 de novembro: ‘Educar é uma obra de amor”’. Este sonho é simples, mas ao mesmo tempo é complexo. Simples, porque a USC nasceu e cresceu com a missão de construir conhecimento para o bem da sociedade. Complexo porque esta construção ultrapassa as barreiras das metodologias e se constitui naquilo que o ser humano tem de mais profundo: realizar, construir sobre o alicerce do amor ao próximo. Para os próximos anos devemos mudar o que é necessário e dar continuidade à visão de futuro da USC: tornar-se, cada vez mais, uma instituição inovadora e de excelência acadêmica pela qualidade de seu ensino, relevância nas pesquisas e nas atividades de extensão, com inserção transformadora da sociedade, formando profissionais comprometidos com o seu desenvolvimento científico, social e cristão.”

História desde o início
Apesar de ter sua atuação reconhecida por alunos e profissionais, muita gente ainda não sabe como tudo começou. Então, veja só um pouco mais de sua história!

Em Bauru, a iniciativa do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ) em iniciar a educação superior aconteceu com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Sagrado Coração de Jesus – a querida e amada FAFIL, que mais tarde viria ser a Universidade do Sagrado Coração – USC.

Instalação da FAFIL – corte da fita simbólica – Prof. Nuno de Assis

A história dessa conquista teve início em 1953, quando o IASCJ pediu e recebeu autorização para o funcionamento da FAFIL com a oferta dos cursos de licenciatura em Geografia, História, Letras e Pedagogia. A aula inaugural foi proferida em 07/03/1954, por Dom Evaristo de Arns.

No Brasil, o governo promovia uma reforma administrativa no Ministério da Educação e Cultura, incluindo a Reforma Universitária e atribuía à CAPES a responsabilidade pela implantação dos Centros Regionais de Pós-Graduação. Em âmbito regional, os primeiros passos seriam dados pela jovem FAFIL que, com apenas 17 anos de trabalhos educacionais, cria seu Centro Regional de Pós-Graduação em Ciências, Educação e em Letras, com a oferta de cursos de especialização, sendo o primeiro em Administração Escolar.

O ano de 1970 registrou a mudança das instalações da FAFIL, da Avenida Rodrigues Alves para a grande obra arquitetônica que, hoje, abriga a USC. O novo espaço idealizado pelo Arquiteto Jurandir Bueno Filho, de renome mundial, foi construído pelo IASCJ, disponibilizando novos recursos humanos e materiais que impulsionaram o desenvolvimento da Instituição.

lançamento da pedra fundamental da nova sede da FAFIL – Santa Missa
Terreno da FAFIL- Santa Missa que precede o ato de lançamento da pedra fundamental
Irmã Arminda Sbríssia – fundadora e primeira diretora da FAFIL
Construção da FAFIL

Em 1977, utilizando-se da designação de FISC – FACULDADES INTEGRADAS DO SAGRADO CORAÇÃO, a instituição cresce com a organização de novos cursos. Mais adiante, por volta de 1978, muda seu nome para FEDERAÇÃO DAS FACULDADES DO SAGRADO CORAÇÃO: FAFIL, FESC, FACMUS.

Em 1978, ensaiou-se uma primeira tentativa de mudança para Universidade, sugerindo-se o nome de UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BAURU.

Nesse processo e tentativa de organização de uma Universidade, em 03/12/1980, a FAFIL assume o nome de FASC: Faculdades do Sagrado Coração, composta pelas diretorias do Centro de Filosofia, Centro de Ciências da Saúde e Centro de Ciências Exatas e Sociais.

Universidade do Sagrado Coração – USC
A USC foi a instituição de ensino superior pioneira na 7ª divisão administrativa do Estado de São Paulo e significou a evolução final da querida FAFIL.

Em 21/12/1983, protocolou-se carta-consulta com vistas à transformação das FASC em Universidade do Sagrado Coração. Esta carta-consulta foi relatada pelo Conselheiro Dr. Manoel G. Ferreira Filho à Comissão Especial de Análise das Cartas-Consultas de Universidades, presidida por Dom Serafim F. de Araújo, que a aprovou em 05/12/1984.

A aprovação da Carta-Consulta resultou numa euforia geral e num engajamento espontâneo e indispensável de todos os integrantes da comunidade acadêmica. A memória foi acionada, os arquivos consultados, reuniões realizadas e uma observação aguçada que acompanhou, promoveu e viveu, intensamente, o processo de criação da USC.

A transformação das FACULDADES DO SAGRADO CORAÇÃO em UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO está inserida em um dos segmentos mais significativos do projeto educativo e missionário criado por Madre Clélia Merloni. A mola propulsora, sem dúvida, foi o espírito missionário e de amor ao Coração de Jesus na missão de Irmã Arminda Sbríssia, primeira diretora da FAFIL. Espírito prático e positivo, apóstola lutadora e obstinada diante de um alvo a conquistar, uniu a energia à feminilidade. Irmã Arminda contribuiu para a transformação das FASC em USC, dentro dos mais altos padrões de competência humana e profissional. Toda a sua vida é uma prática de mudanças fundamentais para o aperfeiçoamento das estruturas e contexto que a circundavam.

No dia 6 de junho de 1986 registrou-se a cerimônia formal de criação da Universidade, com a presença do Ministro da Educação Jorge Bornhausen. Nessa tarefa de tão grande envergadura não pode deixar de ser destacado o trabalho de perseverança e coragem da Apóstola Irmã Elvira Milani, que acompanhou toda a construção da USC, não apenas na colocação de seus primeiros tijolos, mas no crescimento qualitativo de novos cursos.

Acolhida de Irmã Elvira Milani pela comunidade universitária após a aprovação da USC

A USC, para quem por ela lutou e nela acreditou, para Bauru e Região, para um país carente em educação universitária e para o IASCJ, como um todo, representou uma grande conquista.

Dessa forma, no ano de 1986, sob a administração de sua primeira Reitora, Irmã Elvira Milani, a Universidade do Sagrado Coração iniciou sua caminhada com, aproximadamente, 2.600 estudantes, 18 cursos, 04 habilitações, 99 professores e 110 funcionários.

Em 1988, Irmã Elvira passou a Reitoria da USC para a Dra. Irmã Jacinta Turolo Garcia, que ocupou o cargo por 17 anos. Irmã Jacinta foi uma líder premiada. O prêmio de maior destaque foi o de “Mulher mais influente do Brasil”, da revista Forbes Brasil.

Posse da segunda Reitora Dra. Irmã Jacinta Turolo Garcia

Em 2005, novamente Irmã Elvira retorna à Reitoria. E permanece até 2011, quando assume a atual Reitora, Prof.ª Dra. Irmã Susana de Jesus Fadel.

Irmã Jacinta passa a Reitoria para Irmã Elvira Milani
Posse da Reitora Dra. Irmã Susana de Jesus Fadel

A criação da USC significou, de forma concreta, uma resposta ao projeto religioso e educativo elaborado por Madre Clélia, que tomou a educação como instrumento de evangelização e propagação do amor ao Coração de Jesus.

A dimensão filosófica da USC, centrada na união da Fé com a Ciência, elementos fundamentais na formação integral do homem, norteia um ensino individualizado e praticamente personalizado, focado nas necessidades do educando e que atende aos princípios fundamentais da educação na formação de profissionais capazes de atender as necessidades de uma sociedade mais justa.

As orientações pedagógicas, na USC, enfatizam um ensino crítico, promovem uma atitude científica e reflexiva sobre o homem, alicerçada em uma formação cristã, humana e profissional. Este é o seu diferencial.

“A Instituição não tem medo de movimentar-se, sair do seu status quo, não tem medo de tomar decisões ousadas para melhoria contínua, de mudar a rota se necessário, para que a excelência e o melhor se estabeleçam em cada ação e cada atitude”, explica a Irmã Susana.

De olho na sociedade
Além dos vários serviços que a USC oferece à população de Bauru, a instituição também propõe projetos em benefício da nossa sociedade.

A Universidade do Sagrado Coração vai realizar um aulão aberto para o público de Bauru que vai cursar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa aula vai acontecer no campus da Universidade no dia 20 de outubro, às 13h30, no Auditório João Paulo II. O aulão é uma revisão de Química, Física, Matemática, História, Biologia, Língua Portuguesa e Redação. Tudo isso contando com o suporte de professores altamente qualificados da Universidade. Bacana, né!

Vestibular
A USC está com inscrições abertas para 35 cursos de graduação no Vestibular 2019. A prova será no dia 27/10 e as inscrições vão até 24/10. Então se você curtiu essa história e quer fazer parte dela, se inscreve porque ainda dá tempo de iniciar o seu curso superior: https://www.usc.br/processo-seletivo/vestibular.

Serviço:
A Universidade do Sagrado Coração está localizada na Rua Irmã Arminda 10-50
Telefone: (14) 2107-7000
Facebook: https://www.facebook.com/USCBauru/
Site: www.usc.br

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Hospital arrecada armações de óculos para doar a instituições de Bauru

Se você tem algum óculos sobrando por aí, agora, pode dar um destino preferível ao lixo! O…