Que cuidar da saúde é essencial, isso todo mundo sabe! Mas os cuidados devem ser feitos corretamente e sempre monitorado por um especialista. De uns tempos para cá vem crescendo o número de pessoas e atletas que pegam um “caminho” mais rápido para criar músculos e atingir o corpo desejado. O uso de anabolizantes é proibido no Brasil por prejudicar e fazer mal à saúde. Mas por dar o resultado esperado, como o aumento da massa muscular do atleta rapidamente, a procura por essas drogas tem aumentado.

Vitor Marcato, educador físico e coordenador da academia Marathon Wellness de Bauru, apontou sérios problemas causados por quem faz uso de anabolizantes, alguns deles são:

– Aumento da probabilidade de ter câncer no fígado;
– Aparecimento de paranoia, alucinações ou psicoses;
– Alteração de humor;
– Aumento da agressividade;
– Aumento da probabilidade de ter doenças cardíacas como arritmias ou infarto, entre outras.
Vitor, ainda comenta que para atletas o ideal é o acompanhamento médico (endocrinologista).

De olho na saúde

Existem outros meios de conseguir conquistar um corpo saudável e bonito, esses meios seriam com uma boa alimentação, atividades físicas e até uso de suplementos.

Os suplementos nutricionais são alimentos carregados de calorias e nutrientes que servem para complementar a dieta e têm efeitos positivos se a dieta estiver equilibrada. Para Vitor, o ideal é passar antes por um nutricionista e, de preferência, da área esportiva. “Ele irá ajustar sua alimentação e suplementação que conciliada ao exercício físico, irá ajudar o aluno a atingir seu objetivo o mais rápido possível.”

Pedro Fonseca, estudante de jornalismo, faz treinos três vezes por semana e conta que começou a frequentar a academia para ganhar massa muscular, além disso, para ele, os treinos ajudam a aliviar e distrair. “Eu já cheguei a pesar 85 Kg, mas quando decidi perder massa, consegui emagrecer uns 10 Kg em poucos meses.”

O estudante conta que toma uma bebida feita de ovos para aumentar a indigestão de proteínas, mas já tentou fazer uso de suplementos. Pedro só não se manteve a ideia por receio de prejudicar sua saúde.

Heloísa Manduca, de 22 anos, também começou a fazer academia por conta de não estar feliz com o corpo; ela teve essa iniciativa e procurou profissionais que a ajudassem. Seguindo conselhos de sua nutricionista, Heloísa começou a fazer o uso de creatina, para aumentar o peso.

A rotina de treinos da estudante é tranquila, ela frequenta a academia duas vezes por semana e faz uma hora e meia de treino. Ela conta que nunca fez usos de anabolizantes e também não faz uso de suplementos por medo de como o corpo dela poderá reagir. Sua dieta é controlada com uma boa alimentação e a ingestão de bastante água.

Por isso, lembre-se: as atividades físicas em academias devem começar com a supervisão de um profissional de Educação Física, somente assim, ele irá identificar o nível de treinamento, adaptando de acordo com benefício desejado.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…