Gostando ou não, todo mundo já ouviu falar pelo menos uma vez sobre Harry Potter. A série de sete livros escrita pela britânica J.K. Rowling cria um universo mágico de fantasia e magia, que se tornou um sucesso até os dias de hoje.

E o sucesso foi tanto que em 2018, a saga de Harry Potter comemora 20 anos! Isso mesmo! E nessa data especial, conversamos com alguns bauruenses que contaram o porquê da série ser tão amada!

Primeiro contato

O primeiro contato com o mundo da magia pode ser um momento inesquecível! Para Ana Carolina Montoro, conhecer Harry Potter aos cinco anos de idade foi algo que marcou sua vida!

Ela conta que estava no mercado com pais e no dia estava passando Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro filme da saga, em umas das televisões disponíveis para venda.

harry potter bauru

Nisso, a menina sentou-se no chão e assistiu ao filme, pedindo até para seus pais compararem a fita do filme!

“Eu fiquei apaixonada pela magia, pela história, pelos efeitos, por tudo mesmo! E logo que eu terminei o filme no mercado, eu implorei para os meus comprarem a fita, e eu até lembro o preço: R$45! E até hoje eu sou aficionada por Harry Potter!”, ela conta.

Ainda que seu primeiro contato tenha sido com os filmes, a menina não deixou de ler os livros da série!

“O universo de que J.K. criou é extremamente complexo, e é uma coisa muito atemporal, a personalidade de cada personagem e a construção do universo tornam tudo especial. A história não perde a validade! Fala de amizade, companheirismo, e são coisas inerentes ao ser humano independente do tempo!”

Mensagens por trás das páginas

E as mensagens passadas pelos livros são um fato unânime para quem é fã de Harry Potter! Letícia Depiro também é uma moradora de Bauru vidrada na história, e conta que, principalmente quando criança, as histórias a maravilhavam, fazendo-a querer viver o máximo possível da narrativa.

harry potter bauru

“Conforme fui crescendo, fui percebendo as mensagens por trás da história, tive muito ensinamentos, de amizade, amor, confiança, luta política. Muito dos meus valores, eu construí na minha adolescência por conta de Harry Potter. Além de ter sido minha porta de entrada para o mundo dos livros!”, ela conta.

Personagens que marcam!

Além da história especial, os personagens de Harry Potter também são uma história à parte! Não é só o trio de ouro que vale: os gêmeos Wesley, a Luna Lovegood, o Sirius…todos eles podem te surpreender!

E não para por aí! Os personagens são tão completos que é possível cada um se identificar com aquelas pessoas dentro do livro.

harry potter bauru

Para a estudante Cahenna Salles, Luna Lovegood é sua personagem favorita, principalmente pela personalidade fora dos padrões da jovem bruxa.

“A personagem é autêntica, destemida e lida com as estranhezas com muita tranquilidade. Além disso, ela sempre busca ver as situações e pessoas por outros ângulos, não tem vergonha de ser quem é e basicamente sua característica principal é a empatia fortemente destacada!”.

Livro ou filme?

E aí entramos naquele embate: quem é o melhor, o livro ou o filme? Essa luta nunca vai acabar, mas não quer dizer que não possamos gostar de ambos, afinal, cada um tem suas coisas boas e ruins, e se complementam!

A fã Bianca Velo explica bem como é sua relação com os dois produtos de Harry Potter:

“O Prisioneiro de Azkaban é meu filme preferido, quanto aos livros, O Prisioneiro e o Enigma do Príncipe. Sobre o filme, é maravilhoso, é uma adaptação incrível mesmo faltando muito conteúdo bacana. Sobre os livros, acho que é porque o terceiro conta a história do Marotos e o sexto, do Voldemort. Sou muito apaixonada pelo universo Harry Potter, consumo qualquer expansão realizada nele (inclusive fiz meu TCC sobre isso), então os livros que contam outras histórias são meus preferidos”.

E parece que o terceiro livro e filme da série são mesmo um dos favoritos dos fãs! É o que confirma a aluna Juliana Mendonça.

“O meu favorito é O Prisioneiro de Askaban! A capa da invisibilidade, o Bicuço, os jogos de Quadribol, os Marotos, os Dementadores. A trama é muito rica, e bem elaborada. É um livro/filme divertido e dramático ao mesmo tempo, de uma forma muito bem equilibrada, coisa que os outros não são. Os dois primeiros são bem leves e mais infantis, enquanto os quatro seguintes começam a ficar mais sérios e voltados para o drama”, Juliana completa.

Experiência em Hogwarts

E não tem fã de Harry Potter que já não tenha sonhado em passar um dia se quer na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts!

Os bauruenses Gabriel Tank e Gabriella Bastos já puderam experimentar um pouquinho de como é viver dentro desse universo de magia. Os dois participaram da EMB, a Escola de Magia do Brasil, um projeto criado em que as pessoas passam um final de semana como se estivesse dentro do universo de Harry Potter!

Harry potter bauru

Quer saber como foi a experiência? O casal conta!

“Eu e o meu noivo Gabriel Tank cursamos o ano um da Escola de Magia e Bruxaria do Brasil que simula a rotina de uma escola de magia, ela foi inspirada na saga Harry Potter porém tem a sua própria história”.

Gabriella ainda conta com é o funcionamento da EMB.

“Somos divididos por casas Tigres, Serpentes, Águias e Esquilos escolhemos as matérias que queremos cursar como Defesa Anti-Trevas, Adivinhação, Feitiçaria, História da Magia entre outros. No final, concorremos à taça das casas, outras atividades são realizadas que incluem baile de inverno, argobol e quizard (disputa de conhecimento entre as casas valendo pontos). O mais legal da EMB são as amizades que construímos lá e que mesmo sendo de diferentes partes do país, nos falamos até hoje. Estamos ansiosos para voltar e cursar os anos dois e três!”, ela finaliza.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Série Alma, de Juliana Alvarez, está em exposição em Bauru

De 17 de abril a 17 de maio, o Espaço Cultural Leônidas Simonetti recebe a série Alma. O t…