Você sabia que desde o dia 1° de agosto deste ano nós já consumimos mais recursos naturais do que a Terra consegue gerar? A informação é da Global Footprint Network (GFN), organização internacional responsável por definir anualmente o Earth Overshoot Day (“Dia de Sobrecarga da Terra”). Para calcular a data, a GFN divide a biocapacidade do planeta (recursos ecológicos gerados a cada ano) pela totalidade da demanda da população mundial por esses recursos. A data definida para 2018 foi a mais precoce já registrada pela pesquisa.

Grupos defensores do meio ambiente apontam que as principais responsáveis pela poluição são as indústrias, principalmente as do petróleo. De olho na sustentabilidade do planeta e nos consumidores mais “antenados”, as empresas têm tentado equilibrar os lucros com preservação ambiental.

As organizações sustentáveis têm como base um modelo de gestão que considera o lucro, mas também as pessoas e o planeta. É o chamado tripé da sustentabilidade. E é aí que se destaca a Engenharia da Sustentabilidade, uma dos segmentos da atuação profissional do Engenheiro de Produção- classificada como uma das profissões com maior potencial de oportunidades no Brasil.

A Engenharia da Sustentabilidade se refere ao planejamento da utilização eficiente dos recursos naturais nos sistemas produtivos diversos, da destinação e tratamento dos resíduos e efluentes destes sistemas, bem como da implantação de sistema de gestão ambiental e responsabilidade social.

Com ações concretas voltadas para o ganho financeiro, social e ambiental, a Engenharia de Produção se torna fundamental para as concretizações da agenda ambiental do planeta.

“As empresas se preocupam cada vez mais em buscar suas certificações”, afirma Rosane Battistelle, professora da pós-graduação em gestão ambiental da Faculdade de Engenharia da Unesp de Bauru. “Nesse contexto, o papel do engenheiro de produção é importantíssimo, porque ele tem que conhecer quem são seus fornecedores, de onde vem os produtos, conhecer a gestão dos resíduos e planejar para onde vai o descarte”, explica a professora.

 

Iniciativas sustentáveis: o planeta agradece

Um projeto de um estudante de Bauru mostra como ações sustentáveis podem gerar benefícios para as empresas e principalmente para a saúde do planeta.

Alessandro Luis Ribeiro, aluno do curso de Engenharia de Produção das Faculdades Integradas de Bauru (FIB), conta que em 2009, quando era funcionário da

Thinsol Química, percebeu a dificuldade que a empresa tinha para encontrar tambores recuperados para uso próprio, visto que os novos são mais caros.

Então, ele teve a ideia de montar a empresa Rtrevisi Embalagens, para recuperar tambores por meio de limpeza, descontaminação e pintura na cor desejada. Em 2013 o estudante vendeu a Rtrevisi para o grupo Thinsol e atualmente o jovem é encarregado de produção desta mesma empresa. “Hoje recuperamos tambores para uso da Thinsol e para diversos outros clientes”, explica Alessandro. Sobre a engenharia da sustentabilidade, o jovem afirma que “É preciso reduzir o custo sempre respeitando o meio ambiente e produzir mais com menos e com segurança”, diz.

 

Engenharia de Produção em Bauru

A graduação em Engenharia de Produção da FIB tem atraído jovens de Bauru que querem viver bem com o meio ambiente, com a comunidade e ter uma formação abrangente e diversificada.

“O curso tem foco no ensino voltado à prática profissional, e os alunos contam com laboratórios, visitas técnicas e metodologias ativas- com sala de aula invertida e aprendizado baseado em problemas”, explica o professor Eduardo José Pereira Martin, coordenador do curso.

Conta também com professores experts para a orientação da carreira profissional, o que permite ao universitário o alinhamento da sua formação complementar com o seu objetivo.

A FIB está com inscrições abertas para o vestibular em Engenharia de Produção e para outros 19 cursos. A prova será realizada no dia 20 de outubro.

O principal destaque do processo seletivo 2019 da FIB é oferecer aos candidatos a opção de um parcelamento de até 70% do valor da mensalidade. Neste caso, o aluno pagaria 30% do valor da mensalidade e os 70% restantes após o término do curso. O Parcelamento Estudantil FIB (PEF) é realizado diretamente na faculdade.

Além disso, disponibiliza bolsas pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni), Programa Escola da Família e conta com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O candidato classificado no vestibular poderá efetivar a matrícula na instituição mediante o pagamento de R$100,00. O restante da 1ª mensalidade poderá ser parcelado em até 3 vezes.

Outras informações sobre o vestibular da FIB estão disponíveis no site da instituição ou pelos telefones (14) 2109 62 06 ou (14) 9 99822-3829 (WhatsApp).

Serviço
Vestibular tradicional 2019 FIB
Data: 20 de outubro, às 15h.
Inscrições: www.fibbauru.br
Local: FIB. Rua José Santiago, quadra 15, Jardim Ferraz.
Informações: (14) 2109 6206 ou pelo (14) 9 9822 3829

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …