Não tem nada melhor do que chegar em casa, por isso o ambiente precisa estar de acordo com a nossa energia. Organizar o espaço com a sua personalidade é fundamental para se sentir bem.

Segundo Silvia Regina de Oliveira, Fengshuista aqui de Bauru, “Assim como todo ser vivo é constituído por células, que é energia pura, a casa também é construída com elementos e materiais que contêm energias próprias. Assim, os lugares pulsam energias que podem contaminar ou contagiar os ocupantes”, explica.

Aquela sensação de incômodo ou de insatisfação quando está em casa, pode ser por conta do ambiente. Mas isso pode ser revertido de uma forma simples: mudando os móveis de lugar. Tirando um objeto daqui e colocando ali é possível transformar o espaço.

“O posicionamento dos móveis influencia na harmonia do ambiente. A mudança altera a percepção do espaço, melhora o fluxo e transforma totalmente o ambiente”, esclarece a arquiteta e decoradora, Aline Turini.

Confira algumas dicas para mudar o visual da sua casa e melhorar o ambiente:

Uma técnica interessante e rápida é criar pontos focais. Colocar arranjos de flores, objetos diferenciados, quadros ou objetos que colocam a personalidade do morador no ambiente.

Ainda nesse sentido, as plantas são grandes aliadas e funcionam muito bem dentro de casa, é o Urban Jungle. “A tendência é trazer as plantas para dentro do lar, compensando a falta delas nos ambientes urbanos”, diz Aline.

Mas atenção! É importante verificar as espécies específicas para ficar dentro de casa, que não necessite de luz direta do sol. A horta na cozinha também é uma opção, já que oferece frescor e beleza, além dos temperos para cozinhar.

Para quem não curte cuidar das plantas, a arquiteta ainda aponta outra opção: “Também é atraente a ideia do verde na decoração, seja em quadros com folhagens ou estampas, não sendo necessariamente a planta em si”, conta Aline.

Lugar pequeno? Não tem problema

E quando o espaço é pequeno e não dá pra trocar os móveis de lugar? A dica da arquiteta é mudar ou adicionar peças e objetos.

“Você pode trocar capas de almofadas, colocar novos quadros, adicionar tapetes e objetos decorativos. Para uma mudança mais perceptível, pode colocar papel de parede, pintar com uma cor mais vibrante e até a mudar a iluminação”, conta.

Para quem quer um ambiente mais clean, ou seja, sem muitos detalhes, menos é mais! Esse estilo é perfeito para quem gosta de ter a casa arrumada, já que traz a sensação de organização e amplitude.

“Para isso, opte por móveis modernos com linhas retas e sem detalhes. As cores claras e neutras, como branco e cinza são o ponto alto. Os objetos decorativos maiores são bem-vindos nesse estilo e o vidro traz sofisticação ao ambiente”, indica a arquiteta.

Casa e energia lá em cima

Ter um ambiente alto astral depende do gosto de cada pessoa, por isso é interessante colocar um objeto que remeta a sua personalidade.

Outro ponto que pode ajudar a levantar a energia do ambiente são as cores. “As mais utilizadas para transmitir felicidade e calma para o lar são o amarelo, que revigora e anima; o verde, que reflete a calma e tranquilidade; o azul, para serenidade e foco; e o rosa, que simboliza o otimismo”, enumera a arquiteta.

Já segundo o Feng Shui, ciência chinesa que estuda os efeitos das energias do ambiente sobre as pessoas, primeiro, é preciso querer um ambiente alto astral.

“Sua casa é seu templo sagrado. Valorize seu espaço e agradeça, pois este é o recanto onde você se equilibra, se harmoniza, se conforta, se energiza e se recompõe. Cuide da sua casa, limpe-a, alimente-a com boas energias e boas vibrações. Tenha uma casa saudável, limpa, higienizada, cheirosa, sem entulhos, sem bagunça, sem coisas que você não usa, sejam móveis ou objetos. Menos é mais!”, diz Silvia.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…