Nesta quinta-feira, 1º de novembro e véspera de feriado, o público bauruense terá o prazer de participar, mais uma vez, da Parada Poética. O evento, que é um sarau mensal realizado desde 2013 em Nova Odessa, integra a Semana do Hip Hop.

A Parada Poética é uma realização de Renan Inquérito , músico, professor e autor de três livros de poesia (Poucas Palavras, Poesia para Encher a Laje e Literatura Ostentação) e que realiza o evento em locais onde a cultura é usada como ferramenta educativa. Prestes a completar 20 anos de carreira, Inquérito também é geógrafo, formado pela Unicamp e mestre pela mesma instituição, além de cursar agora doutorado que traz em sua pesquisa a relação territorial da literatura marginal pelo Brasil.

Acumula prêmios, tanto na música, quanto na literatura e seus projetos são reconhecidos internacionalmente, tanto que esteve recentemente ministrando oficinas na Escola de Verão Alice, em Coimbra, a convite do sociólogo Boaventura de Sousa Santos.

Além da Parada Poética, Inquérito também irá realizar um show, na sexta (2), para divulgação do disco Tungstênio, sexto da carreira do rapper. De cunho social e político, Tungstênio tem temas que variam entre educação, resiliência e autonomia. O álbum tem participações de nomes como Zeca Baleiro, Nicole, Tulipa Ruiz, Rashid, Diomedes Chinaski, além de artistas internacionais, como o português Luís Travassos, cantor e compositor de fado.

Foto: Diego Zacarias

Em entrevista exclusiva ao Social Bauru, Renan comentou sobre o evento e o seu trabalho. Confira:

Pensando no momento atual da política, você também enxerga que a poesia é uma forma de resistência? Como vê isso?

Quando a gente quer resumir um texto em apenas uma palavra chamamos de “palavra-chave”, então acredito dessa maneira, em usar a força, não das armas, das palavras, as palavras certas, palavras-chave, pra abrir mentes, que abertas voam como um paraquedas.

Você é poeta e é músico. De que forma a cultura e a arte te ajudaram a ser quem você é hoje? E como você vê a importância da valorização da cultura em nossa sociedade?

A cultura hip-hop me formou, mais que a universidade, foi com o hip-hop que adquiri curiosidade para pesquisar, mais do que nos trabalhos de escola ou faculdade. No hip-hop, descobri meu potencial crítico e artístico, ele salvou milhares de jovens brasileiro como eu, e por ser uma cultura plural, me mostrou que seria possível conciliar arte com educação e militância social.

Você integrará a Semana do Hip Hop de Bauru. Qual a sua expectativa para o evento em geral?

O evento é o maior do gênero hoje no Brasil, e se pá, na América do Sul. Um quilombo de resistência em meio a tanta Festa do Peão patrocinada por marca de cerveja no interior de São Paulo. Toquei no evento outras vezes e sempre foi muito bom: o público, a estrutura, as atividades todas, não espero nada menos que isso esse ano.

Na sexta haverá o show com o grupo todo. Qual a expectativa para a apresentação?

A expectativa é a melhor possível, vamos lançar nosso disco novo TUNGSTÊNIO, trabalho mais recente que a gente tá louco pra apresentar pra rapaziada. Bauru é sempre muito generosa com a gente, nos sentimos em casa sempre.

Tungstênio tem um cunho político e social, e contou com a colaboração de outros grandes nomes da música. Como foi a sua produção?

O disco traz participações de Zeca Baleiro, Tulipa Ruiz, Rashid, Nicole, Diomedes Chinaski, Dadona, e outros artistas europeus e africanos, músicas gravadas em Portugal e no Brasil, alguns singles lançamos ainda em 2017 e o álbum completo saiu em março de 2018. Do ponto de vista lírico e musical é a continuidade da nossa proposta de fazer RAPoesia, sempre atualizando os timbres e texturas, mesclando instrumentos eletrônicos e orgânicos, trazendo colaboradores de outros segmentos musicais pra diversificar e enriquecer a parada.

Serviço:
Parada Poética
Data: 1º de novembro
Horário: às 20h
Local: Praça Rui Barbosa – Centro
Entrada gratuita

Show de Inquérito
Data: 2 de novembro
Horário: às 22h
Local: Jack Music Pub

Para mais informações sobre a Semana do Hip Hop, acesse: www.facebook.com/semanadohiphopbauru

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Capital Inicial abre Facilpa 2024 na quinta-feira (25); Confira programação

Nesta quinta-feira (25), a banda Capital Inicial abre a 44ª edição da @facilpa (Feira Agro…