Pegue o seu balde de pipoca porque o assunto agora é cinema! Você acredita que dê para unir o cinema ao jornalismo e ainda abrir um espaço democrático para os assíduos da sétima arte?

O SevenCinema é um projeto iniciado por dois alunos de jornalismo da Unesp com o objetivo de criar um site completo para os bauruenses: desde a programação dos três cinemas da cidade, fichas técnicas, sinopses, críticas, notícias, até um espaço de debates para a população de Bauru falar sobre cinema!

Primeiras cenas

O projeto, que tem seu nome como uma relação ao cinema ser considerada a sétima arte, foi criado por Guilherme Reis e Gabriel Fioravanti, que juntaram sua paixão pelos filmes para criar uma plataforma democrática para todos os bauruenses.

Mas essa história começou bem antes!

Nascido e criado em Bauru, Gabriel passou grande parte de sua vida em uma sala de cinema, assistindo aos filmes em todas as sessões de quarta e domingo. Com tanta experiência nas salas de projeção de Bauru, o garoto começou a perceber algumas coisas!

“Eu sempre senti a falta de algo, como se o cinema pudesse dar mais ouvidos aos clientes assíduos como eu. Foi então que eu percebi que temos tanta coisa para melhorar, que aí veio a ideia junto da percepção de que Bauru tem três cinemas e é um polo cinematográfico, pois grande parte da população se interessa por essa arte”, explica Gabriel.

Com a ideia de unir o jornalismo ao cinema, o site do SevenCinema foi ao ar há dois meses depois de longas pesquisas feitas pelos estudantes para entender o público de Bauru.

“Antes de fazer o TCC, nós fizemos uma pesquisa e percebemos que o cinema é um dos principais pontos de entretenimento da população, que tinha muitas coisas para falar, já que que muitos sites não têm espaço para a interação do público”, explica Guilherme.

Experiência do começo ao fim

Assistir a um filme é muito mais do que sentar na cadeira e olhar para a tela. Tudo pode contribuir para uma experiência cinematográfica boa.

Desde as expectativas para o filme, as notícias e as críticas – que são veiculadas sobre a história – até as salas de cinemas e a estrutura oferecida para os clientes na hora de curtir esse entretenimento.

“Vamos usar como carro-chefe do site a divulgação: colocar a programação do cinema, ingressos, sinopses, informações sobre as salas de cinema, unificar tudo em um lugar, permitindo que o público encontre um local democrático para comentar e participar de debates”, explica Guilherme.

E os debates não são só sobre os filmes, não! O site também permite que os bauruenses deem opiniões sobre os cinemas da cidade, fazendo uma mediação entre o público e as casas de filme.

Dar voz às pessoas dizerem o que elas querem ver e consumir, entrando assim, com o papel do jornalismo no projeto.

“No Multiplex, a maioria dos filmes é dublado e a maioria das pessoas que mora ali é universitário, e os universitários querem filmes legendados. Eles têm que se locomover ao Cine n’ Fun ou ao Cinépolis, que são muito mais distantes e a maioria não tem carro, deixando-os sem ir ao cinema”.

Isso sem contar que a falta de filmes dublados em todos os cinemas, inviabiliza a acessibilidade do público surdo, que anda na contramão da Lei 13.146/2015, que criou o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Em um prazo máximo de quatro anos, desde 1º de janeiro de 2016, as salas de cinema brasileiras devem oferecer, em todas as sessões, recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Fale de cinema!

Para reforçar ainda mais a ideia do projeto de dar voz aos amantes de cinema de forma fácil e acessível, os bauruenses podem virar colaboradores do SevenCinema, pois o site viabiliza um manual de redação para quem se interessa em escrever sobre filmes.

Além do site, o projeto também engloba as redes sociais, com notícias sobre cinema sendo veiculadas pelo Facebook e Instagram do Seven Cinema, esse último já alcança mais de 500 seguidores em duas semanas de início.

Com esse projeto, os bauruenses poderão sentar nas poltronas, comer uma pipoca e aproveitar um filme com muito conteúdo!

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Espetáculo gratuito valoriza música instrumental passando por gêneros de todas as partes da América

Nesta sexta-feira (26), Bauru recebe o espetáculo gratuito “Rente América”, ap…