Você está descendo a rua com seu carro quando se depara com uma pessoa na esquina fazendo o sinal internacional de pedir carona. Já considerou dar carona ou ir de carona para algum lugar?

Esses três motoristas estão acostumados a dar carona em Bauru, e vão convencer você de que a carona é a melhor forma de se locomover!

Econômico e sustentável

No Brasil existem quase 50 milhões de carros e motos que circulam pelas ruas de todas as cidades do país diariamente. Já parou para pensar em todos esses veículos transitando ao mesmo tempo?

Cerca de 31% da população gasta mais de uma hora por dia para se deslocar. Além disso, os carros movidos à gasolina liberam, em média, 120g de gás carbônico por quilômetro rodado.

Para ajudar na melhora do meio ambiente, as opções coletivas, como as caronas, são opções baratas e sustentáveis para quem quer se locomover. As caronas ajudam a reduzir a quantidade de carros que circulam diariamente nas ruas, diminuindo, consequentemente, a emissão de gases poluentes na atmosfera.

Além de ser uma opção mais rápida do que os ônibus públicos, as caronas podem ajudar a reduzir os custos de viagem.

Mozart Neto começou a dar carona há um ano e meio para o percurso de Bauru a Araçatuba com objetivo de dividir os custos, mas acabou vendo muitas outras vantagens!

“Quem recebe a carona não precisa ir de ônibus, chega mais rápido e é mais confortável, além de sair mais barato que a passagem. Quem dá carona consegue diminuir os custos e é uma forma de ter companhia para conversar durante a viagem”, explica ele.

Cidade universitária

Bauru é uma cidade universitária, com duas universidades públicas e outras várias particulares, ocupando o quarto lugar entre as cidades do interior com maior número de estudantes universitários.

Os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) de 2002 mostram que em Bauru, naquela época, existiam quase 18,5 mil alunos nas instituições de ensino superior. Esses alunos se tornaram o principal público das caronas na cidade.

Não é difícil passar pela rua ao lado do Banco Bradesco da Avenida Nações Unidas e não encontrar uma pequena fila de alunos da Unesp esperando por caronas para a universidade.

Para Pedro Xavier, que pega caronas em Bauru há mais de um ano, a quantidade de alunos na cidade favorece as caronas.

“Em Bauru vale a pena dar carona pela quantidade de estudante que sempre retorna pra casa aos fins de semana. Isso porque o valor é mais atraente do que pegar um ônibus, fora o tempo de percurso que é bem menor”, explica.

Carona na era da internet

Você lembra do símbolo internacional de carona que é comum se ver nas esquinas e ruas? Bem, esse estilo de pegar carona já vem se tornando escasso nos dias de hoje, principalmente com a popularização da internet.

Hoje basta você abrir o WhatsApp ou o Facebook e já está em contato com vários grupos de caronas, para os mais variados lugares do país.

Francisco Sousa é administrador do grupo do Facebook “Caronas Bauru – Araçatuba”, que possui quase 2.500 membros. No grupo, os membros postam diariamente oferecendo e pedindo caronas.

E o sistema é bem simples: basta comentar o interesse e tudo se resolve pela internet. Um jeito prático e fácil.

O administrador do grupo conta como acabou entrando para as caronas online:

“Perdi minha CNH e fiquei um ano sem poder dirigir e foi justamente no momento em que me mudei para Bauru, ou seja, vim pra cá sem veículo, sem CNH, com emprego novo e sem conhecer ninguém. Conheci o grupo por uma amiga da UNESP”.

Hoje, Francisco já completa cinco anos dando caronas para alunos e moradores das cidades de Bauru e Araçatuba.

“Certamente, os grupos facilitam muito! É definitivamente um grande aliado para quem oferece e quem procura carona. A passagem de Bauru para Araçatuba está em torno de 65 reais, a carona sai quase 1/3 do valor. Já um veículo gasta em média 130 reais entre combustível e pedágio para ir e o mesmo valor pra voltar. Indo com quatro pessoas no carro já diminui bastante o valor”, explica Francisco.

Além disso, as caronas rotineiras ajudaram com que Francisco fizesse novas amizades!

Aplicativos de carona

Pensando na demanda de caronas que só aumenta, surgiram aplicativos especializados. De forma segura e prática, esses apps oferecem um conforto maior do que os grupos de Facebook.

“Prefiro fazer caronas por aplicativo, pois acho mais seguro”, confirma Pedro Xavier.

Gostou da ideia? Confira alguns aplicativos de caronas clicando nos círculos amarelos na imagem.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…