A paixão por uma banda ou músico pode levar um fã a fazer várias homenagens: tatuagens, nomes, cartazes e muito mais!

Mas e quando a paixão vai de músico para músico? É assim que surgem os músicos covers e os tributos.

Muitos sucessos não podem simplesmente ser esquecidos com o tempo, por isso, o trabalho de um músico cover não é só animar a plateia, mas trazer aquele sentimento gostoso de nostalgia, que vai fazer você cantarolar a música por, pelo menos, uma semana inteira!

Por que fazer cover?

A banda Calibrados de Bauru já faz shows cover há nove anos! Os homenageados do grupo são Raul Seixas e a banda norte-americana Creedence Clearwater Revival.

Para eles, o show cover surgiu como uma oportunidade de homenagear os artistas que tanto gostavam, abrindo oportunidades para o Calibrados na carreira musical.

“O cover foi uma porta de entrada no mercado de trabalho no ramo dos shows e como desafio de reproduzir timbres e trejeitos de outras épocas”, explica Euler Silva, integrante da banda.

Apesar dos desafios de tocar a música de outros cantores, a banda curte muito arrancar gritos e cantorias do público, além de tocar as músicas pouco conhecidas pela maioria, mas que agrada aos fãs mais fervorosos do artista homenageado.

Música cover X música autoral

Ainda que o tributo a um artista seja uma realização para o músico, o cover pode se tornar um vilão para quem tenta seguir uma carreira mais autoral?

Luciana Pires faz tributo para a cantora Amy Winehouse há dois anos e durante todo esse tempo ela nunca se sentiu presa pelo cover.

“Este foi um projeto que eu mesma escolhi realizar, para acontecer de forma paralela e contribuir com a arte. O trabalho da Amy precisa ser levado a todos os lugares, assim como ela fazia de forma tão natural, e deve servir de referência para muitas pessoas”.

Nos shows, a cantora mistura o ritmo de Amy com seu próprio estilo musical, criando o sentimento de nostalgia sem perder a assinatura própria, dando uma nova visão à música.

Não dá para negar que o cover tem sim suas diferenças para o repertório autoral. Contudo, dá para agradar a todos os públicos!

“O cover facilita, por exemplo, a divulgação do trabalho. Quando o público sabe que é cover específico, o mesmo já sabe o que irá ouvir. Quando se trata de um repertório variado, é preciso criar os climas e as dinâmicas da apresentação e também difundir qual será a linha a ser seguida no show”, conta Euler, do Calibrados.

Covers em Bauru

Em Bauru, as bandas cover ganham um espaço enorme. O público da cidade canta e vibra os grandes nomes da música nacional e internacional. Tanto que, todo final de semana tem, pelo menos, um show cover!

A cidade é o palco perfeito para quem gosta de cover, e isso é o que confirma a banda Dr. Whey, formada por muitos que fazem tributos de bandas como Capital Inicial, Mamonas Assassinas e Paralamas do Sucesso há dois anos.

“Ser uma banda cover é diferente, porque com um som autoral, você tem menos oportunidades de se apresentar – principalmente na região onde nós moramos”.

Agora é só escolher seu cover favorito e se preparar para cantar muito até o fim!

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha de Dia das Mães e dos Namorados sorteará carro elétrico em Bauru

O Bauru Shopping irá premiar os clientes com um BYD Mini Dolphin 2024, carro elétrico lanç…