No nosso dia a dia geralmente algumas atitudes passam batidas pela correria e agitação, mas se pararmos para pensar, um simples obrigado ou até mesmo um sorriso pode fazer alguém bem feliz.

Pequenas gentilezas e algumas atitudes fazem a diferença!

Pesquisas feitas por pesquisadores norte-americanos mostram que gestos de gentileza, como ajudar uma pessoa atravessar a rua, oferecer um suco ou carona, buscar um café ou um copo d’água para o colega de trabalho, podem ajudar de forma significativa a combater o estresse do dia a dia.

Fazer o bem faz bem!

Não há remédio melhor do que um sorriso! Se você está estressado e com o bem-estar lá para baixo, o suporte social pode ser uma saída para combater esse baixo-astral.

Sorrir e dizer “obrigado”, coisas que parecem tão simples, podem influenciar respostas biológicas que regulam o estresse.

Além disso, não são só as ações que podem atuar no nosso bem-estar, mas também o ambiente em que estamos inseridos. É o que explica a psicóloga Rosilene Maria Pinto.

“O bem-estar é baseado também de acordo com o meio ambiente em que vivemos; se estamos em um ambiente estressante e agitado, isso irá refletir na nossa saúde. Pessoas agitadas tendem a ter dificuldades para dormir e para se concentrar, prejudicando as atividades mais corriqueiras e, consequentemente, alterando o humor. Atos de gentileza, quando sinceros, geram energia positiva a ponto de transcender o físico e contagiar o ambiente e o outro ao redor”.

E a gentileza contagia o ambiente em que estamos, por isso, o seu local de serviço não precisa ser chato e depressivo. Brincadeiras, conversas e palavras de carinho já podem fazer com que as horas dentro do escritório sejam mais prazerosas.

Sabe aquela frase: quem faz o bem recebe o bem? Ela funciona assim mesmo! Quando uma pessoa recebe gentileza, ela está mais suscetível a responder com gentileza!

“Pequenas ações podem fazer grande diferença. Contribuem para melhorar a qualidade dos relacionamentos, atenuar os conflitos, facilitar as negociações, melhorar o humor, entre outros benefícios”, explica a psicóloga.

O que é gentileza para você?

Para cada pessoa uma gentileza pode ter diversos significados! Para a aluna de Bauru Maria Gabriela Zanotti, ser gentil é fazer pequenos atos inesperados para alguém, sem esperar algo em troca e, principalmente, ser gentil é transformar o dia de uma pessoa!

“Acho que gentileza são pequenos atos involuntários da sua parte, mas que fazem a diferença no dia dos outros e que acabe se tornando algo da sua essência, ser gentil se torna um hábito”, ela conta.

O que Maria Gabriela costuma praticar em seu dia a dia é conversar com o porteiro do prédio, perguntar para as pessoas do trabalho se elas precisam de algo, deixar alguém passar na frente na hora de subir no ônibus, ajudar um vizinho a carregar as sacolas de compras e até deixar bilhetes alegres pela casa!

“Eu moro com mais duas meninas, e lá em casa, às vezes, uma delas esquece de retirar as roupas do varal, e recolher a roupa é uma gentileza que eu posso fazer, e vai ser um pequeno gesto que vai transformar o dia delas”.

A gentileza é, então, algo mais relacionado com o ser e não o ter, então, quando você é gentil com uma pessoa você está criando memórias, momentos e sensações com aquela pessoa, que vai fazer com que o dia dela seja melhor e, consequentemente, o seu dia também.

Desafio da gentileza

A psicóloga Rosilene ainda deixa um desafio para você, leitor. Quer ser mais gentil no seu dia a dia? Então tente aplicar essas dicas! Clique na seta da direita para passar.

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…