Tomar café da manhã na padaria tem sempre um gostinho especial. Seja pelo cheirinho de café expresso, pela manteiga derretendo na chapa quente ou pelas pessoas que estão por lá. Além disso, as opções oferecidas pelas padarias são inúmeras. Dessa forma, o café da manhã pode ser mais variado do que em casa.

Martha Aparecida Oliveira Pimentel é proprietária da Pão & Tal, em Bauru, há 20 anos. Ela conta que o carro-chefe do café da manhã é o pão com manteiga na chapa e o pingado. “A lista dos mais pedidos é longa, as pessoas também pedem omelete, saladas de fruta, suco, capuccino e por aí vai”, completa.

Quem adere ao café da manhã na padaria é o designer Rodrigo Cordeiro. Ele conta que a refeição fica com um toque especial.

“Eu adoro e o dia começa diferente, fico me sentindo mais disposto e, por algum motivo, fico com uma sensação de ‘hoje o dia será bom’, como se isso influenciasse a minha produtividade de alguma forma. Além disso, em casa, eu não consigo reproduzir aquele pão na chapa maravilhoso, não sei qual magia eles usam lá”, conta.

Refeição mais importante do dia

Não é somente sensação, comer após acordar, mesmo que seja uma ou duras horas mais tarde, é fundamental para começar o dia bem, já que esta refeição repõe as energias gastas durante o sono.

Segundo a nutricionista, Mariane Venâncio Silvestrini, a primeira refeição é fundamental para o corpo por diversos motivos.

“É comprovado que quem tem esse hábito tem menos chance de engordar em 30%, reduzindo o risco de obesidade. Além disso, evita a perda de massa muscular. Ter um café da manhã adequado contribui para ficar saciado ao longo do dia, evitando excessos nas demais refeições”, aponta.

Quem atesta o fato é a bauruense Beatriz Galazzini. “Às vezes, por querer um minutinho a mais na cama, acabo não tomando o café da manhã, mas sinto muita falta. É a refeição mais importante e mais gostosa, então sei que o dia vai ser melhor depois do café”, relata.

Café da manhã perfeito!

Mas as opções devem ir muito além do pão e do café. Isso, porque é recomendado que a refeição seja completa, contendo alimentos que ofereçam vitaminas, minerais, fibras, carboidratos e proteínas para o organismo.

E se você leu até aqui, é porque também ama tomar café na padaria, então cuidado com as escolhas! “É necessário ter foco para não cometer excessos e cair na tentação das guloseimas”, alerta a nutricionista.

Mas calma, não é para deixar de comer o que gosta, é necessário atrelar os nutrientes necessários às preferências alimentares. Além disso, algumas substituições podem ajudar, como o pão integral no lugar do pão francês tradicional.

Para não deixar dúvidas, a nutricionista Mariane conta qual seria o café da manhã ideal:

As informações são da nutricionista Mariane Venâncio Silvestrini (Infográfico: Juliana Oba)

Para se esbaldar

Mesmo gostando, muitas pessoas não conseguem um tempo para tomar o café da manhã com calma. A boa notícia é que a correria do dia a dia dá uma folga, pelo menos, no domingo. O dia do descanso é a oportunidade perfeita para sentar com a família e se deliciar com o café da manhã sem se preocupar com o tempo.

Por isso, uma opção que vem se popularizando em Bauru são os cafés coloniais. “A idéia do café colonial é levar aquele café farto que, antes, era oferecido apenas por hotéis, como o Copacabana Palace no Rio de Janeiro. O café da manhã é uma paixão, pois é um momento em que a família se reúne e pode fazer, junto, a refeição mais importante do dia”, conta a chef executiva do Restaurante Qu4tro em Bauru, Brenda D’Angelo Querobim.

Quem também ama esse tipo de café da manhã é a bauruense Ana Borges, que “só acorda depois do café”, como ela mesma diz. “O mais difícil é escolher o que comer, porque a gente fica até perdida com o tanto de opções. Por isso, é bom ter mais tempo pra aproveitar”, conta.

E você, também curte se preparar para o dia que vem pela frente com um bom café da manhã? 

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…