O Jardim Botânico de Bauru está com novidades e cada vez mais pronto para receber todos os bauruenses!

No último sábado, 1 de dezembro, foi reaberta a trilha ecológica do Jardim Botânico, que contou com uma mudança: o novo trecho da trilha foi especialmente adaptado para pessoas com mobilidade reduzida.

A trilha é um dos atrativos mais visitados pelo público e funciona desde a criação do Jardim, em março de 1994.

O início do trajeto era composto por vegetação paludosa, que encharcava em períodos chuvosos e dificultava a caminhada para algumas pessoas. Com as adaptações realizadas, será possível para todos realizarem a trilha em qualquer condição, fazendo com que todos os bauruenses consigam desfrutar de mais uma opção de lazer.

Entrada da Trilha Suspensa no Jardim Botânico de Bauru (Foto: divulgação)

Outras atrações

Além da abertura da trilha, também ocorreu no sábado o início da exposição de fotos “Aranhas: uma riqueza desconhecida”, do biólogo Roberto Marono, formado pela Unesp de Bauru.

O interesse por aranhas do biólogo começou ainda na infância, em que os olhos grandes e coloridos destes animais lhe chamaram a atenção. No mundo acadêmico, Roberto buscou se aprofundar no assunto, criando a exposição que tem como objetivo mostrar a diversidade das aranhas encontradas no Campus da Unesp.

Roberto Morano biólogo e fotógrafo (Foto: divulgação)

Áreas verdes de Bauru

O Jardim Botânico de Bauru nasceu entre as décadas de 70 e 80, quando o movimento ambientalista se fortaleceu no Brasil. Nesse momento, se deu o início da delimitação de áreas naturais destinadas à conservação e visitação.

Foi em agosto de 1979 que a Prefeitura de Bauru começou o processo de criação do Parque Ecológico de Bauru, com a elaboração da Planta de Localização e do Memorial Descritivo de 201,5 hectares.

Em 25 de agosto de 1992, a área do Parque foi ampliada para 321,71 hectares. Além disso, começaram a ser abertas trilhas, implantação de viveiros de mudas nativas, elaboração de projetos de recomposição de áreas degradadas e estruturação da sede administrativa para o atendimento aos visitantes.

Em 1993, com a construção do orquidário, os trabalhos começaram a ser direcionados para atividades de conservação ligadas aos Jardins Botânicos. Mas foi no ano seguinte que a lei nº 3.684, transformou o Parque Ecológico em Jardim Botânico Municipal de Bauru.

Serviço
Trilha Jardim Botânico

Horário de funcionamento: diariamente, das 08 às 16h, inclusive sábados, domingos e feriados
Local: Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), com entrada pelo Zoológico Municipal
Telefone: (14) 3281-3358
Entrada franca
Mais informações: www.jardimbotanicobauru.com.br

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …