A educação move gerações, sendo capaz de instigar a pessoa, fazê-la crescer e melhorar a vida da sociedade. A evolução da educação não acontece, contudo, só com o aluno. Para formar grandes pessoas, é necessário que o colégio esteja sempre se adaptando às novas realidades.

Em Bauru, o Colégio Interativo nasceu há 33 anos como um curso pré-vestibular, com apenas 10 professores. Eles tinham como objetivo criar um novo curso para melhorar as aprovações dos alunos de Bauru e região nas universidades mais concorridas.

Uma história de educação
O curso pré-vestibular foi criado em Bauru no local onde já funcionava uma escola primária particular tradicional na cidade: a Casa de Ensino Duque de Caxias e até hoje o colégio se mantém no mesmo local!

Contudo, o sucesso do pré-vestibular mostrou a necessidade de um ensino mais sólido. Dessa forma, o mesmo grupo de professores expandiu as atividades, assumindo a escola em que estavam e criando o colegial, atual ensino médio.

“Logo os professores perceberam que o desafio de manter um empreendimento ia muito além do trabalho educacional e quase todos preferiram largar a sociedade, voltando a se dedicar exclusivamente ao trabalho docente”, explica Jonas Kawasaki, sócio-proprietário do Interativo

E mesmo após 33 anos, alguns dos primeiros professores continuam trabalhando no colégio até hoje!

Do grupo original, os professores Jonas Kawasaki e Maria Luiza Serpa Kawasaki ainda permanecem no colégio como sócio e proprietários. Além disso, a filha dos Kawasaki, Cláudia, entrou para a sociedade após crescer estudando no colégio e, depois, cursando administração e pedagogia.

Qualidade e não quantidade
Assim como no começo, em que havia apenas 30 alunos, o colégio continua prezando pela qualidade de ensino, mais do que a quantidade de alunos.

Mesmo crescendo 10 vezes mais do que no início, o Interativo continua com um número menor de alunos se comparado com outras escolas.

“Para manter a qualidade do seu ensino, a escola mantém uma única turma em cada ano escolar, com um número limitado de alunos em cada uma delas”, conta Maria Luiza Kaeasaki.

Prezando ainda mais a qualidade, o Interativo também busca inovações para o colégio, trazidos não só pelos novos professores, mas também pelo estudo de novos projetos de ensino bem sucedidos em outras cidades e outros países.

Aulas diferenciadas
Um grande diferencial é o modelo pedagógico que se destaca dos demais colégios de Bauru. Desde o primeiro ano do Ensino Fundamental, as crianças têm uma formação de base sólida, com professores especializados em alfabetização e em letramento matemático.

A partir do 3º ano, existem professores especializados nas áreas do conhecimento (Português, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas), como é feito nos países mais desenvolvidos.

A partir do 8º ano, inicia-se uma preparação forte para os vestibulares mais concorridos. No Ensino Médio, além das disciplinas básicas obrigatórias para todos, são oferecidos cursos de aprofundamento em disciplinas específicas conforme o novo modelo de vestibular da USP.

Além disso, com o aumento da importância da língua inglesa, o Colégio Interativo também reforçou o inglês como instrumento de estudo em todos os anos escolares. A escola ainda oferece múltiplos trajetos educacionais individuais, com aulas opcionais, como dança e xadrez.

“Tudo isso feito de forma eficaz e acessível a todos os alunos, graças ao acompanhamento individual. Este é um dos grandes diferenciais do Interativo, o que explica a opção por um número limitado de alunos. Professores e funcionários conhecem pessoalmente todos os alunos”, explica os sócios.

Sempre em frente
Após os 33 anos de sucesso, o Colégio Interativo só visa o futuro, oferecendo ensino de qualidade sem deixar de lado a parte humana, desenvolvendo o melhor do aluno.

“Queremos continuar conhecendo todos os nossos alunos pelo nome, por sua personalidade e desenvolvimento individual, garantindo essa sinergia e confiança essenciais para o aprendizado”, finaliza os sócios.

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Editora que começou em revista universitária celebra contribuição em mais de 10 mil artigos científicos

As revistas científicas do Brasil possuem um sistema de avaliação de qualidade feito pela …