Depois de 50 dias de incubação, o Zoológico de Bauru ganhou um novo morador: um filhote da espécie Casuar, uma ave gigante que está vulnerável à extinção.

Contudo, essa história começou há 18 anos, em 2000, quando o Zoo inaugurou o setor de Aves Gigantes e um casal da espécie chegou à cidade com oito meses de idade.

Casuares de Bauru

Devido à perda de habitat, a espécie de aves está se tornando cada vez mais vulnerável à extinção. O Zoológico de Bauru tenta há muito tempo reproduzir as aves, contudo, esse casal de Casuar “não se bicava” muito, dificultando a reprodução.

Os biólogos tinham dificuldades em saber o momento certo de juntar o casal, já que eles sempre brigavam em períodos fora da cópula.

Essa história, entretanto, teve um final feliz, e o nascimento do filhote bauruense de Casuar contribui para a conservação de uma espécie animal. A ave já pode ser vista no alojamento, sempre ao lado do pai protetor.

De onde vem?

A espécie dos Casuar é natural da Austrália e Nova Guiné, podendo chegar aos 50 kg, e assim como a Ema, perdeu a capacidade de voar durante o processo evolutivo.

zoo bauru casuar
Casuar adulto do Zoo de Bauru

A ave tem uma face que lembra os animais da Era dos dinossauros.  A espécie é um importante disseminador de sementes nas matas australianas, já que sua alimentação baseia-se em frutos e folhas, cujas sementes são espalhadas quando liberadas pelas fezes do Casuar.

Serviço
Zoológico de Bauru

Horário de visitação: das 08h às 16h (segunda a sexta) e das 08h às 17h (sábado, domingo e feriados).
Endereço: Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), km 232
Ingressos: R$4,00
Crianças menores de 5 anos não pagam ingresso.
Adultos acima de 60 anos pagam meio ingresso.
Telefone: (14) 3203-5229
Mais informações: https://www.facebook.com/zoo.bauru/

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…