Você é daqueles que gosta de aproveitar o tempo livre para ler e está procurando alguma indicação de leitura para essas férias, essa é a sua hora!

Escolhemos cinco livros que vão agradar todos os gostos: desde romances a biografias e poesias. Não tem desculpa para não ler, então confere essa lista, escolha seu livro, ache um lugar confortável para se sentar e aproveite a leitura.

1- A vida de Alice

Para começar bem essa lista a gente não pode deixar de lado um livro bauruense. Isso mesmo! “A vida de Alice” foi escrito pela autora de Bauru Mariana Akemi Yamaguti.

A história gira em torno de Alice Duarte, uma menina que encara cada dia como mais um, num incontável período de tempo, no qual ela apenas existe. Ainda sob a dor da perda pela morte, misteriosa e não desvendada, de sua mãe, ela vivencia os conflitos internos, aflorados por uma família recém-desestruturada.

livros dicas férias
Foto: Canal 6/ Livro: 132 páginas

Tendo como pequena e limitada fonte de felicidade sua melhor amiga Paula, lutará para descobrir seu lugar no mundo, mesmo após uma notícia que poderia fazê-la desistir de tudo. Em meio a dramas e memórias que insistem em acorrentá-la, um brilho novo e inesperado entrará em sua vida, fazendo com que, de fato, ela seja vivida.

Curtiu? Então confere um pouco mais sobre a história e a autora na entrevista completa que fizemos no Social Bauru.

2- A revolução dos bichos

Não tem nada como um clássico! Do famoso autor George Orwell, “A revolução dos bichos” é uma fábula sobre o século XX e o período da Segunda Guerra Mundial e das ditaduras.

Foto: Companhia das Letras/ Livro: 152 páginas

No livro, é narrado a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos, que criar um revolução e coloca no poder, uma tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Com muito sarcasmo e sátiras, o livro se mantém atual mesmo após 73 nos.

3- Para todos garotos que já amei

Romance é um favorito de quase todo mundo, não dá para ficar sem! Então, se você está afim de ler um livro leve, engraçado e que ainda vai te arrancar alguns suspiros, confira “Para todos os garotos que eu já amei”, da autora norte-americana Jenny Han.

É impossível não se identificar com a protagonista Lara Jean, uma garota que guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo.

livros dicas férias
Foto: Intrínseca/ Livro: 388 páginas

São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.

Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

Gostou da história, mas não é muito afim de leitura? Calma! A Netflix lançou um filme baseado no livro que também não fica para trás!

4- Eu sou Malala

Para ninguém ficar fora dessa lista, agora vamos de biografia! Em outubro de 2012, a paquistanesa Malala Yousafzai foi baleada pelo Talibã enquanto ia para a escola. O motivo? Ela e sua família lutavam pelo direito das meninas terem direito à educação em uma cultura que as privava disso.

O livro acompanha a infância da garota no Paquistão, os primeiros anos de vida escolar, as asperezas da vida numa região marcada pela desigualdade social, as belezas do deserto e as trevas da vida sob o Talibã.

livros dias férias
Foto: Companhia das Letras/ Livros: 288 páginas

Aos dezesseis anos ela se tornou um símbolo global de protesto pacífico e a candidata mais jovem da história a receber o Prêmio Nobel da Paz. Não tem como não se emocionar com a história dessa jovem!

5- Outros jeitos de usar a boca

Quer um livro rápido e gostoso de ler? Então não perca as poesias maravilhosas de Rupi Kaur no livro “Outros jeitos de usar a boca”, um apanhado de poemas sobre os ciclos da vida de uma mulher, desde a infância até a velhice, tocando em temas como sexualidade, relacionamentos abusivos e até mesmo estupro.

O livro ideal para você sentar em uma cadeira de quintal e ler tudo em uma tarde!

dicas livros férias
Foto: Planeta/ Livro: 208 páginas
Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Josiel Rusmont lança música ‘Eu Quero Ser Cerrado’ com clipe de cordel

O artista de Bauru, Josiel Rusmont, segue na exploração de diferentes vertentes artísticas…