Ano novo, vida nova! É com este pensamento que muita gente inicia janeiro e acredita que no próximo ano, tudo será diferente. Mas será mesmo? Bom, isso só depende da gente, né?

E para quem tem planos de montar um negócio em 2019, nossa equipe bateu um papo com alguns empreendedores de Bauru e comentaram suas experiências e deram dicas para os futuros colegas de trabalho. Confira só:

Marcelo Bueno, um dos sócios da agência Vnew e organizador do evento Blogando
“Sou empreendedor desde 2012, tenho investido parte do tempo empreendendo e nos últimos dois anos em tempo integral. Sou organizador do Blogando, evento de comunicação e mídias sociais há seis anos e sócio da Agência Vnew há dois. Empreender é uma oportunidade/responsabilidade de fazer escolhas diárias. Parece clichê, mas você arca com os prós e contras de poder conduzir sua vida da maneira que julga correto. Empreender não era uma meta de vida, mas foi uma excelente opção. E eu acho que a maior lição é que você precisa aprender múltiplas habilidades. Ninguém vai conseguir empreender fazendo apenas o que ama todo tempo. Tem muita responsabilidade financeira, burocrática e uma grande pressão psicológica em tudo isso – e tem hora que dá medo. Mas a dica que eu dou é que vale a pena se cercar de pessoas que te apoiam e acreditam em você. Muitas vezes, nós vamos duvidar se estamos no caminho certo e essas pessoas podem nos ajudar a retomar o rumo. Outra dica é aprender a valorizar os erros que trazem aprendizados.
Nem todos os erros trazem lições, mas alguns serão fundamentais para o amadurecimento do empreendedor e do empreendimento. Não precisamos ter medo deles.”

Tabatha Creazo, uma das proprietárias do popup bar Nosso Quintal
“Tínhamos (Tabatha é sócia do marido, Ubiraja Gomes) esse sonho de ter o nosso próprio negocio desde 2017, mas não é facil! Existe o medo de não alcançar o sucesso e a insegurança de não ter salário, décimo terceiro, férias etc….. Iniciamos a execução do projeto Nosso Quintal no começo de outubro e abrimos no final de novembro e hoje tenho certeza que tomamos a decisão certa. Está lindo e evoluindo sempre. E eu quis empreender por dois motivos: primeiro porque trabalhei nessa área de alimentos e bebidas por mais de dez anos e eu queria fazer as coisas do meu jeitinho e o segundo motivo é que eu queria morar em Bauru para ficar perto do meu marido. E nesse período, a maior lição que eu aprendi foi: nunca ter medo de seguir o seu coração! E a dica que eu dou é: acho que é mais fácil quando você já trabalhou na área que pretende atuar, essa experiência te faz ter noção de prioridade.
Ter um plano de negócio é fundamental. Saber qto tem que faturar por dia e como chegar lá
Para isso é necessário testar várias receitas pois não existe fórmula mágica
Benchmark é super legal, mas ter personalidade é melhor ainda. Não tenha receio de ousar.

Patrícia Bonini, proprietária da Jojo Paper
“Já vai fazer um ano e foram vários os motivos pelo qual eu comecei a empreender, mas o maior gatilho foi a vontade de criar minha própria rotina de trabalho, executar tudo que aprendi com mais liberdade e explorar minhas habilidades. Desde o início, a maior lição foi a disciplina que aprendi a ter para começar a criação da minha marca e dos meus produtos. Fui determinando os processos, procurando as soluções e então criando uma didática para fazer tudo acontecer. Por isso, as dicas que eu dou são: seja qual for seu segmento ou quanto tempo de experiência você tem na sua área, nunca pare de estudar e ler sobre. Faça pesquisas e saiba sobre as tendências de comportamento do seu público. Anote e guarde as informações, elas sempre serão úteis em uma hora ou outra. E claro, goste muito do que você faz, isso torna tudo mais fácil e leve.”

Bruno Sesquini Bompean, um dos proprietários da loja Caramela, localizada no Boulevard Shopping Bauru
“Eu sou empreendedor há dois anos e comecei graças à minha vontade de ter nosso negócio próprio e buscar na época de crise econômica oportunidades e desafios que nos fizessem crescer. Bom, e acho que sobre a maior lição eu responderia: aprendi que empreender exige muita organização, dedicação e paciência, pois o retorno do seu investimento leva bastante tempo e você não pode desanimar! Para quem vai começar um negócio no próximo ano, indico: faça um planejamento do que quer começar, estude o mercado, concorrentes e seja persistente.”

Fabiana Neubern, proprietária da Bárbara Boutique
“Sou empreendedora desde que nasci, está no meu sangue! Eu sempre quis inovar, ser diferente, me relacionar com as pessoas, oferecer algo a mais. E eu acho que ser empreendedor é realmente ser diferente, e oferecer algo mais, mas que requer muita luta, determinação, força interior e acima de tudo, amor! Meu maior aprendizado como empreendedora foi aprender amar a todos e ao meu trabalho nas maiores adversidades. A dica que dou é: acredite no seu sonho, trabalhe muito duro, seja persistente, tenha paciência e não se esqueça do amor. Para o próximo ano, temos novos tempos em nosso País, mas na minha opinião o empreendedor deve buscar suas forças e energias de dentro pra fora, independente de crises, governos e outros fatores.”

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Editora que começou em revista universitária celebra contribuição em mais de 10 mil artigos científicos

As revistas científicas do Brasil possuem um sistema de avaliação de qualidade feito pela …