Um dos motivos que a gente já sabe que o Natal está chegando são os panetones nas prateleiras dos mercados! Só de ver aquelas caixinhas expostas, já dá um calorzinho no coração, não é mesmo? Até porque o produto é comercializado especialmente para a data.

E não é à toa que o panetone tem essa exclusividade! Reproduzir a receita não é uma tarefa fácil, principalmente quando é produzido de forma artesanal. O chef da Tetê Confeitaria, Pierre Alves de Souza, conta que quando decidiu fazer panetone ele estudou e pesquisou muito.

“O panetone é um produto extremamente difícil de fazer, principalmente quando é feito artesanalmente que você não pode adicionar nenhuma química para melhorar a textura. Tudo feito na questão do balanceamento dos ingredientes, então requer muito estudo e testes”, explica.

Além disso, os detalhes também são muito importantes para a massa base da receita. Os ingredientes precisam estar em equilíbrio, além disso, o modo de preparo e de assar fazem a diferença! Depois disso, é só escolher o sabor.

Outras versões do panetone

Quando o assunto é sabor, não existem limites! Hoje em dia, é possível encontrar diversas versões do panetone tradicional. E para quem não gostas das tradicionais frutas cristalizadas, a versão com chocolate é a escolha certa.

Chocotones recheados da chef Iza Borges

Para quem está pensando em fazer o próprio panetone, dá para soltar a criatividade na hora de escolher os sabores. Segundo a chef, Izabela Borges, fugir do tradicional é sempre bom, por isso ela indica alguns ingredientes.

“Varia conforme o gosto, uns gostam de muito recheio, como brigadeiro ou doce de leite. Eu já prefiro a massa com um toque de castanhas, amêndoas e até damasco. Ou ainda chocolate amargo com pistaches. Mas a variedade é infinita: Nhá Benta, pasta de amendoim com brigadeiro, paçoca, frutas vermelhas e por aí vai!”, enumera.

Comendo panetone sem “enfiar o pé na jaca”

Apesar dos segredos, o panetone é uma receita bem versátil. Tanto que já até possui uma versão mais saudável, para quem não quer deixar a dieta de lado no final do ano.

Dessa forma, nasceram os panetones funcionais e low carb (com poucos carboidratos). Para a Isabella Valletta Lamônica, idealizadora da Leve & Co, aqui em Bauru, a ideia é oferecer um produto saudável e saboroso.

Portanto, a receita do panetone saudável conta com farinhas que possuem baixe o índice glicêmico. Além disso, ela não tem conservantes, essências artificiais, gorduras hidrogenadas ou açúcares.

Panetone fit da Leve & Co

Mas calma! Mesmo sendo mais saudável, não dá pra comer um inteiro sozinho né. “Tudo na vida é questão de equilíbrio! Claro que um panetone funcional tem inúmeros benefícios quando comparado ao tradicional. Mas cada indivíduo tem que saber dosar o que seu corpo pede e exageros não devem acontecer em um estilo de vida saudável”, diz Isabella.

Quer saber o verdadeiro segredo para o panetone perfeito? O chef Pierre revela: “Muito amor e carinho pelo que está fazendo. Esse é o ingrediente principal para se ter um bom panetone”. 

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Qual a expressão do seu filho ao aprender? Empresa de Bauru captura momentos na escola

Quando mudou de Arealva para Bauru em 2016, porque sentia que a filha de 3 anos precisava …