O ano chegou e, com ele, vêm as contas para pagar! IPTU, IPVA, gastos escolares, seguros, entre outras obrigações financeiras mensais.

Para não passar “apertado” e nem se endividar convidamos Gabriel Pagani, formado em administração e assessor de investimentos, para dar dicas de como se preparar nesses meses iniciais.

Além das contas fixas janeiro chega com dívidas adicionais, mas não precisa se desesperar! Para Gabriel, o ideal é se preparar durante o ano.

Ele explica que, a partir do parcelamento das contas, durante o ano, é possível fazer uma economia todos os meses. Assim, no começo do próximo ano, fica mais fácil pagar à vista contas como IPTU, IPVA, seguros e materiais escolares.

Como economizar nas contas de final de ano?

Outra dificuldade encontrada são os gastos de final de ano, Natal, Ano Novo e viagens. As festas atrapalham o orçamento e o planejamento se torna essencial nessa época do ano.

Opte por ficar em casa e fazer coisas com a família, isso evita gastos desnecessários. Além disso, os presentes também podem ser planejados definindo o valor a ser gasto e mantê-lo à risca.

Na hora do pagamento devem ser prioridade as contas que têm maiores juros. Analise qual vai cobrar o valor mais alto em caso de vencimento e escolha pagá-las primeiro.

O planejamento é essencial! Decida antes o que vai gastar com diversão, comida, contas e investimentos.

Tem dificuldades de se planejar? Existem formas de organização que podem te ajudar. Um exemplo são aplicativos como o Guia Bolso, que pega os dados direto da sua conta e faz um resumo.

Para os iniciantes, Gabriel recomenda formas mais fáceis de organização. “Sempre indico montar uma planilha ou um caderninho com todos os gastos. Anote TUDO por pelo menos seis meses, para você ver para onde seu dinheiro esta indo”, esclarece.

Desconto para pagar seu IPTU!

Já ficou sabendo da novidade que são os descontos ao pagar o IPTU? A consulta dos valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) começou nesta segunda (7).

Os bauruenses poderão imprimir o boleto até dia 31 de janeiro para ter o desconto de 10% no pagamento à vista.
Se o contribuinte optar por receber o carnê em casa, o desconto será apenas de 5% e o vencimento é no dia 15 de abril.

Você consegue imprimir seu carnê pelo site da Prefeitura de Bauru (www.bauru.sp.gov.br/financas/iptu/).

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…