Muita gente sabe como funcionam os trotes, que é a pratica de integração entre calouros e veteranos. Já o trote solidário surgiu com o objetivo de tornar esses trotes, que na maioria das vezes, são violentos em ajuda para alguma causa social.
No trote solidário, como é chamado, são organizadas várias ações como doação de roupas e alimentos, doação de sangue, visitas em creches e asilos. Na maioria das vezes, essas ações são realizadas por grupos de alunos ou pelos próprios centros acadêmicos.
Além de ajudar o próximo, outra função do trote solidário é acabar com o trote violento, que ainda hoje é um problema a partir do momento em que o calouro passa por humilhações e atos de violência.
Quer participar dos trotes solidários?
Aqui em Bauru, algumas instituições de ensino aderiram a prática do trote solidário! Um exemplo é a CVU (Centro Voluntariado Universitário), uma ONG composta por estudantes e professores que estimulam a cultura voluntária no meio acadêmico.
Para eles, o trote solidário, na verdade, é uma oportunidade de integrar os calouros. Dessa forma, eles fazem uma recepção de forma divertida, diferente e solidária. Além disso, as ações têm cunhos voltados para o benefício da sociedade.
Um exemplo é o Programa Semente, que são ações realizadas em instituições com atividades e brincadeiras.
O programa Vivência Voluntária é outro exemplo, em que eles fazem um vínculo com a instituição e através disso eles levam música, aulas de inglês, português, informações sobre vestibular e feiras de profissões.
Gostou? Qualquer pessoa pode participar, então fique ligado no Facebook https://www.facebook.com/cvubauru/ que em breve serão publicadas as informações de como participar!
Escolha um projeto e vai!
Outra instituição que também aderiu o trote solidário em suas ações é o Ao Vivo e em Cores. Eles trabalham como um projeto social levando alegria e consciência às crianças de comunidades carentes.
O Ao vivo e em Cores, em seis anos de existência, já contribuiu com mais de 15 entidades na cidade de Bauru, onde também é feita revitalização de espaços públicos (escolas, asilos e ONGs), por meio do trabalho voluntário realizado pelos estudantes universitários.
Também se interessou e quer participar desse projeto? Ele é aberto ao público e em breve eles vão divulgar nas redes sociais da instituição datas para quem tiver interesse em participar! https://www.facebook.com/aovivoeemcores/?epa=SEARCH_BOX