Como muitas cidades do interior, Bauru não conta com muitos passeios turísticos, certo? Mas, das poucas opções que temos, o Jardim Botânico, certamente, é uma delas!

Com área de 321 hectares, composta principalmente por cerrado, o espaço é modelo de sustentabilidade e ainda conta com o certificado de excelência do Trip Advisor.

Portanto, o Jardim Botânico é parada obrigatória para os visitantes e para os bauruenses, claro.

Na última semana, recebi meu tio, minha tia e meu primo aqui em Bauru. Eles vieram me visitar e conhecer a cidade-lanche pela primeira vez. Como boa anfitriã, logo preparei um roteiro de lugares pra conhecer e o Jardim Botânico estava na lista!

Trilha ecológica

Chegamos no Jardim Botânico bem cedinho para aproveitar o clima mais ameno durante o passeio. Resolvemos começar pela trilha ecológica, reinaugurada em dezembro, com um percurso de 1080 metros. Pode parecer bastante, mas caminhar em meio às árvores faz com que tudo fique mais interessante.

Por lá, pudemos encontrar muito verde, já que a trilha faz parte da reserva onde está o Jardim Botânico. A mata possui diferentes tipos de formações vegetais e espécies de plantas nativas, como o Jequitibá, a Peroba-Poca e o Jatobá.

Na reserva, também vivem muitos animais como a capivara, o veado-catingueiro e o tamanduá-mirim. Ah, e se você tiver sorte, pode até se deparar com um sagui. Mas, lembre-se, nada de alimentar os animais!

Jardim sensorial e coleções de plantas

Ao sair da trilha, passamos por um local onde estão plantadas diversas palmeiras do palmito-jussara. A planta é nativa da Mata Atlântica e é conhecida pelo seu palmito, que é comestível. Devido à exploração descontrolada, a espécie está em extinção, por isso o JB cultiva uma coleção dos exemplares das mudas.

Depois, seguimos até o jardim sensorial, onde tivemos contato com plantas que possuem características que podem ser exploradas pelos sentidos. No jardim é possível sentir, cheirar, ver e experimentar. Lá estão plantas como a melissa, o hortelã e o manjericão.

Além do jardim sensorial, o Jardim Botânico conta com quatro coleções de plantas: as pteridófitas, as orquídeas, as bromélias e as plantas aquáticas. As espécies ficam em galpões separados, onde é permitido entrar e apreciar cada uma delas.

Coleção de Bromélias do Jardim Botânico

Já as plantas aquáticas estão ao ar livre, no lago do Jardim Botânico, onde dá para passear e até descansar nos bancos que ficam em volta.

Centro de Visitação do Jardim Botânico

O passeio não para por aí! O Centro de Visitação do Jardim Botânico é uma atração à parte. O espaço conta com exposições de fotografias e das espécies de plantas, flores e sementes encontradas na reserva.

Gostou? Então, que tal se programar para visitar o Jardim Botânico de Bauru? 

Serviço
Jardim Botânico de Bauru
Horário de funcionamento: diariamente, das 08h às 16h, inclusive sábados, domingos e feriados
Local: Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), com entrada pelo Zoológico Municipal
Telefone: (14) 3281-3358
Mais informações: www.jardimbotanicobauru.com.br
Entrada gratuita

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Hospital arrecada armações de óculos para doar a instituições de Bauru

Se você tem algum óculos sobrando por aí, agora, pode dar um destino preferível ao lixo! O…