Bauru não está perdoando no verão e a cada dia parece que está mais calor. Nessa época do ano, não é só nosso corpo que sofre com as altas temperaturas, mas também nossos cabelos.

Loiros, cacheados, ruivos, castanhos, lisos, longos ou curtos! Não importa o tipo, todas as mechas acabam ficando mais ressecadas e quebradas com o Sol.

Para ajudar a deixar os cabelos saudáveis e cheios de vida, até mesmo com o calor, cabeleireiras de Bauru dão dicas valiosas para cuidar das madeixas.

1- Evite a oleosidade

Bruna Nekis é hair stylist e explica que, durante o calor, os fios ficam mais oleosos. Isso, porque as altas temperaturas estimulam a secreção das glândulas sebáceas e sudoríparas. Então, além de deixar o cabelo mais oleoso, causa umidade no couro cabeludo.

“Locais quentes e úmidos são o ‘celeiro’ perfeito para a proliferação de fungos e bactérias. Caso note esse problema, que pode desacelerar o crescimento dos fios e causar queda capilar, consulte um dermatologista e verifique a possibilidade de usar shampoos a base cetoconazol ou ativos similares. Esses componentes atuam como antiseborreicos e antifúngicos”, aconselha Bruna.

2- Hidrate os fios

A cabeleireira bauruense, Márcia Gueller, conta que no período do verão, os cabelos também se desidratam, por causa do Sol e das altas temperaturas.

“O que se deve fazer é usar máscaras nutritivas hidratantes, evitar tomar banhos com temperaturas altas no chuveiro e evitar o uso de equipamentos como secadores e chapinhas”, explica.

Além disso, o cuidado com os cabelos cacheados deve ser redobrados, pois eles naturalmente são mais ressacados. Por isso, deve-se fazer tratamentos hidratantes constantemente.

Para quem não abre mão de secar dos fios ou alisá-los com chapinha, Bruna recomenda o uso de protetor térmico antes de usar os equipamentos.

3- Cuidado ao entrar na piscina ou no mar

O verão é o período ideal para tomar um banho de piscina ou aproveitar o calor na praia. Contudo, o cloro e o sal presentes nas águas podem acabar com os cabelos, principalmente para loiros e tingidos.

“É importante redobrar os cuidados com o cloro, que pode esverdear os cabelos. Uma dica para prevenir que isso aconteça é fazer o uso, antes de entrar no mar ou na piscina, de produtos oleosos no cabelo. Assim, você impermeabiliza os fios e o cloro não os afeta”, explica a cabeleireira Márcia.

4- Proteja os fios dos raios de Sol

Se os seus cabelos ficam em contato com os raios solares por muito tempo, o ideal é usar bonés, chapéus e lenços para proteger os cabelos. Além disso, outra dica é usar condicionadores que tenham filtro solar.

Cabelos do verão

Está pensando em inovar e mudar o corte do cabelo? A hair stylist Bruna conta que os cortes curtos estão com tudo para 2019!

“Um dos modelos que vai estar em alta são os cortes short bob. Para os mais curtinhos, o comprimento pode ser na linha do queixo ou um pouquinho abaixo. Pode ter a frente levemente alongada, quase formando um bico, com a parte de trás rente à nuca, com as pontas levemente repicadas ou desfiadas”, ela indica.

cabelos verão bauru
Corte Short Bob

Além disso, outra combinação imbatível, segundo ela, é o corte com franja alongada lateralmente com ponta e comprimento bem curto na nuca.

Para as donas de cabelos crespos e cacheados, a tendência para o ano é o volume concentrado mais na raiz do que no comprimento, que chega na altura da orelha.

cabelos verão bauru

“Não podemos esquecer dos cortes pixie, o famoso ‘corte joãozinho’. Ele está, cada vez mais, ganhando adeptas famosas pelo mundo todo. A tendência para 2019 é que o cabelo seja mais natural, monocromático, sem mechas e com tons fechados”, finaliza Bruna.

cabelos verão bauru
Corte Pixie

Os homens também tem seu espaço

Os homens não ficam de fora na hora de cuidar das madeixas! O cabeleireiro Bruno Lourenço conta que, no verão, o couro cabeludo fica com 40% mais chance de desenvolver caspa e seborreia. Além de ficar com aspecto mais seco.

“Beba muita água, isso ajuda muito! Os fios ficam mais vivos e com brilho”, ele explica.

E para quem quer cortas os cabelos, a dica de Bruno é o corte em degradê. “Os meninos procuram  bastante, até quem nunca usou. Eles experimentam e acabam virando reféns, porque fica fresquinho e estiloso!”, ele conta.

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Gabriela Gomes
Carregar mais em Geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Você sabe o que os seus sonhos significam? Psicólogos de Bauru comentam sobre o assunto

Passamos cerca de 1h20 sonhando por noite e, durante esse período, muitas coisas podem aco…