Bauru possui mais de 40 patrimônio tombados, desde igrejas até trens e Marias Fumaça, sem contar as praças e hotéis! Ainda assim, muitos bauruenses não sabem que, nesses locais, existem muitas atividades e eventos.

Pensando em incrementar ainda mais o seu passeio de final de semana, vamos listar cinco opções de passeis nos patrimônios tombados aqui em Bauru!

O que é um tombamento?

Calma, você não vai encontrar nenhum prédio caída por Bauru. Para quem não sabe, um tombamento “é um ato administrativo realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados”, segundo o COPEDAC (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural).

O ato de tombamento significa a desapropriação de um imóvel. Ele pode ser feito em bens móveis ou imóveis e de interesse cultural ou ambiental, como em fotografias, livros, mobílias, obras de arte, ruas, etc.

Explicado o que é um tombamento, confira a  lista:

1- Aeroclube de Bauru

Tombado desde 2005, o Aeroclube preserva o título bauruense de “Capital Nacional do Voo a Vela”. Por isso, até hoje os turistas podem aproveitar a vista de Bauru com os voos panorâmicos.

O Aeroclube também abre suas portas semanalmente para as escolas públicas e particulares da cidade. Os alunos fazem a  “Excursão Educativa do Aeroclube”, que acontece desde a década de 40. Com agendamento, a visita se torna uma tour educativo com muita história e curiosidades sobre o clube.

Endereço: Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 19-100

Telefone: (14) 3234-7900

Foto: Juliana Oba

2- Estação Central Noroeste do Brasil

Inaugurada em 1939, a estação foi o marco do poder cafeeiro e o auge das ferrovias em Bauru. Tombado em 1999, o local também é casa de outros monumentos como do Carro Bagagem BM 7153 8J, do Carro de Passageiro modelo S-22 de 2ª Classe e de outras locomotivas que ali se encontram.

Além disso, os bauruenses também podem aproveitar um turismo histórico visitando o Museu Ferroviário de Bauru. O espaço guarda o acervo da época das ferrovias na cidade. A visitação é gratuita de terça a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Sábados, das 8h30 às 13h30.

Em 2017, a estação também passou a ser o novo local de ensaio da Orquestra Sinfônica de Bauru. Antes disso, os ensaios eram no Automóvel Clube.

Endereço: Avenida Pedro de Toledo, 53

tombados bauru
Foto: Prefeitura de Bauru

3- Igreja Presbiteriana Independente

Erguida em 1940, com uma arquitetura no estilo neo-gótico, o prédio da Igreja Presbiteriana de Bauru foi tombado em 2003.

Semanalmente, às quarta-feiras, há uma tarde de artesanato, a partir das 14h. Além disso, o coral da igreja faz seus ensaios toda terça-feira.

Endereço: R. Agenor Meira – Centro

tombados bauru

4- Palácio das Cerejeiras

Seguindo o movimento modernista, o prédio do Palácio das Cerejeiras foi criado em 1953. O arquiteto responsável pela obra, Zenon Lotufo, participara da equipe de Oscar Niemeyer para a projeção do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Hoje, a construção funciona como prédio público e é rodeada por uma praça bem arborizada e que recebe uma feira todas as terças-feiras, das 06h às 14h.

Endereço: Praça das Cerejeiras, 1-59

tombados bauru
Fonte: Bauru Online

5- Locomotiva a Vapor – Nº 404

Tombada em 2001, a locomotiva é um exemplar que pertenceu à Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Hoje, ela se encontra em exposição no Bosque da Comunidade, espaço com playground para as crianças, aparelhos de ginástica e trilha de caminhada.

A locomotiva pode ser visitada de segunda a sexta, das 06h às 19h30, aos sábados e domingos, das 07h às 18h30.

Endereço: R. Araújo Leite – Vila Universitária

tombados bauru
Foto: Juliana Oba
Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Espetáculo gratuito valoriza música instrumental passando por gêneros de todas as partes da América

Nesta sexta-feira (26), Bauru recebe o espetáculo gratuito “Rente América”, ap…