Muitas vezes, quando vamos a um museu, não nos damos conta de que, por trás daquela tela pintada, há um artista. Ainda assim, a pintura é pouco valorizada no país, mesmo com a importância cultural que gera na sociedade.

A arte é uma forma de questionar a realidade por meio de pinceladas, retratar momentos históricos e expor ideias. Contudo, você sabia que a pintura também pode trazer benefícios para nossa saúde?

Pintando saúde

Já é sabido que ter um hobbie pode ajudar muito na ansiedade e no estresse do dia a dia. Com a pintura não é diferente!

Além de tudo, a pintura também trabalha a criatividade e a concentração, sem falar na coordenação motora. Daniela Bonachela é uma pintora bauruense e expõe os benefícios da pintura, inclusive para nosso cérebro.

artista pintura Bauru
Foto: Lara Pires

“Hoje em dia, a neurociência já conseguiu provar que a prática artística coloca o indivíduo quase que em estado meditativo, de foco e concentração. Dizem os cientistas que, quando estamos envolvidos em uma atividade artística, também existe uma produção extra de dopamina em nosso cérebro, neurotransmissor associado à felicidade e ao prazer”, ela afirma.

A arte também promove o chamado whole brain thinking, quando diversas áreas de ambos os hemisférios do cérebro são ativados. Esse estímulo não chega a ocorrer nas atividades do dia a dia.

Mais valor, por favor

Lembra quando, na escola, você tinha aquela aula de Educação Artística? Para muito gente era o momento de relaxar e não se importar muito. Até porque, ir mal não fazia muita diferença no boletim.

Quando adultos, criamos aquelas ideias preconceituosas dos artistas: pessoas perdidas no mundo, um pouco excêntricas e até mesmo que não têm uma profissão. Tudo isso só reforça o ideal de que “ninguém vive de arte no Brasil”.

É só olhar os museus brasileiros pra perceber como a arte é tratada no país. É o que expõe o professor de arte na Sketch Arte, em Bauru, João Carlos.

“No Brasil, não damos valor para a arte como deveríamos, em grande parte, a sociedade acredita que é uma perda de tempo entender e ensinar sobre arte. É só verificar o descaso que temos nos museus do país, os quais estão sucateados e não são visitados frequentemente”, relata.

artista pintura bauru
Foto: Lara Pires

Outro problema que bloqueia o acesso à arte é o esteriótipo de que só os intelectuais ou a elite financeira tem acesso à pintura. Muito projetos do governo, como o SESI, trazem para a cidade exposições com entradas gratuitas e para todas as idades!

Arte em ação

Independente das dificuldades, não há hora para começar a pintar!

Com papel e lápis na mão, fazer um desenho é só questão de treino. Atualmente, existem milhares de canais no Youtube e tutorias na internet que ajudam quem quer aprender.

“Existem, por exemplo, artistas incríveis que utilizam apenas papel e caneta esferográfica para suas criações. Se a pessoa quiser se aprofundar mais em outras técnicas e materiais, hoje em dia, eles são mais acessíveis, podendo ser encontrados com custos que cabem em vários bolsos. Não só materiais de arte podem ser adquiridos pela internet com preços interessantes, como também, existe a facilidade de encontrarmos cursos de diferentes técnicas, pagos e até mesmo gratuitos”, comenta Daniela.

Por isso não tem desculpa: bora fazer arte?

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Espetáculo gratuito valoriza música instrumental passando por gêneros de todas as partes da América

Nesta sexta-feira (26), Bauru recebe o espetáculo gratuito “Rente América”, ap…