Já ouviu falar em acupuntura? Sabe como funciona? Se você ainda não conhece, estamos aqui para te apresentar os benefícios que essa prática oferece!

A acupuntura é uma técnica milenar originária da China, criada para prevenir, diagnosticar e tratar os desequilíbrios que ocasionam a maioria das doenças.

Parece confuso, né? Por isso convidamos farmacêutica e acupunturista, Julia Barros para falar mais sobre a acupuntura. Ela é especialista no assunto e fez o aprimoramento da técnica na China.

Para ela, a acupuntura tem como objetivo curar pela estimulação do poder de autocura do próprio organismo através da inserção de agulhas e outras técnicas.

“Além de ser uma técnica natural e alternativa, obtém-se resultados imediatos não apenas no âmbito físico, mas também no emocional”, explica Julia.

Cuidando do corpo e da alma

Essa prática pode oferecer muitos benefícios para quem faz, como o relaxamento físico, diminuição do stress, melhora de dores em geral, da ansiedade, da TPM, entre outros benefícios.

Além das vantagens citadas acima, podemos apontar o auxílio do tratamento com acupuntura para o emocional.

Quem comenta sobre isso é a docente da área de saúde e bem-estar do Senac Bauru, Juliana Freire.

O processo trata a pessoa como um todo, visando o equilíbrio, “a acupuntura estimula a produção dos hormônios da alegria (adrenalina), da dor (endorfina) e do sono (melatonina)”, explica Juliana.

Na prática, como funciona?

A acupuntura mais tradicional é feita com inserções de agulhas, mas existem outros métodos como pressão dos dedos, laser ou estímulo elétrico.

Juliana explica que devemos destacar que, independente do recurso utilizado, o mais importante é a estimulação dos pontos.

A especialista ainda cita os tipos de acupuntura:
– Acupuntura clássica: inserção de agulhas;
– Eletroacupuntura: estimulação das agulhas por impulso elétrico;
– Acupressão : pressão com os dedos nos pontos da acupuntura;
– Moxabustão: queima de uma erva (artemisia vulgaris – moxa) nos pontos de acupuntura;
– Laseracupuntura: utilização de laser nos pontos de acupuntura;
– Acupuntura auricular: estimulação de pontos energéticos da orelha.

Resultados imediatos!

Viviane Fernandes fez o tratamento durante dois anos e conta como a acupuntura a ajudou.

Eu tinha muita dor de cabeça, enxaqueca, aí eu procurei a acupuntura pra ver se ajudava e me ajudou bastante. Os resultados foram satisfatórios!”, diz.

A bauruense ainda conta que precisou tirar um tempo para fazer o tratamento, já que eram três vezes por semana e tomava um bom tempo.

A especialista, Juliana, afirma o comentário: “Conforme o objetivo e a necessidade do tratamento, podem ser necessários dias alternados, ou seja, uma, duas ou três vezes por semana e até de 15 em 15 dias”, esclarece.

Acupuntura para todos!

Você pode fazer acupuntura! Aliás, qualquer pessoa pode! Julia conta que atende bebês de três a quatro meses até idosos de 94 anos.

Outro grupo que pode ser atendido são as grávidas. Elas têm muitos resultados com a acupuntura sem a utilização de medicamentos!”, explica a especialista.

Você sabia que seu pet também pode fazer acupuntura?

O método pode ser utilizado em qualquer animal, mas o tratamento deve ser realizado por um veterinário com especialização em acupuntura.

O processo nos animais segue o mesmo princípio da medicina tradicional chinesa em humanos, conta Juliana.

Avalia-se o animal como um todo, não somente um sintoma. Para realizar o tratamento, leva-se em consideração a idade, o ambiente e a personalidade do animal!”, finaliza.

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…