Todo mundo conhece a natação, né? Mas vocês conhecem os benefícios que ela proporciona?

Se a resposta for “não”, ao decorrer dessa matéria vamos te ajudar a conhecer melhor sobre os benefícios que esse esporte traz.

A natação é conhecida por ser completa, já que trabalha o corpo todo por igual. Além disso, qualquer pessoa, de qualquer idade pode praticar a natação.

Quem nos conta mais sobre esse esporte é o professor da ABDA em Bauru, Douglas Gonçalves, mais conhecido como Nemo.

O profissional diz que a natação é um esporte completo e trabalha um grande número de músculos. Por isso, o gasto calórico e a tonificação muscular acabam sendo maior do que em outros esportes.

Outros benefícios da natação é a melhora na condição aeróbica, na circulação do sangue e na capacidade pulmonar. O professor ainda explica que a natação melhora a postura.

“Diminui as alergias e melhora sua imunidade, ficando mais resistente às doenças”, diz Douglas.

Coloca o biquíni/sunga!

Não sabe nadar? Então está na hora de aprender! O professor Douglas explica que é uma questão de segurança.

É necessário saber nadar, pois podem acontecer situações de emergência quando você está em uma piscina, mar ou rio”, diz.

A natação ainda auxilia a reabilitação de algumas lesões! Douglas conta que o peso diminui pela densidade da água, com isso a natação reduz os impactos e estresses contínuos ou grandes nas articulações e tendões, quando comparado a outros esportes.

Pela densidade da água ser muito maior que a do ar, todos os nossos movimentos dentro dela ficam mais difíceis e exigem mais de nossa musculatura, sem precisar acrescentar pesos”, esclarece.

ABDA Bauru é sucesso na natação!

A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) surgiu a partir do sonho de dois empresários bauruenses. Eles queriam proporcionar um futuro melhor para as crianças por meio do incentivo ao esporte.

Surgindo em 2011, a associação trabalhava com crianças de escolas públicas e instituições filantrópicas.

O sonho dos empresários virou um projeto que ajuda crianças adolescentes e suas famílias. Atualmente, a ABDA atende 5.000 pessoas.

A Instituição trabalha sem fins lucrativos e quem explica melhor é a assessora de imprensa Sheila Junqueira.

Trabalhamos com foco total no desenvolvimento e formação do caráter das crianças. Indiretamente, acaba atingindo positivamente toda a vida da família”, explica.

A associação conta com modalidades na natação, natação paralímpica, polo aquático, atletismo e atletismo PCD.

Além da natação, que é o esporte principal, a ABDA atende seus alunos com aulas de músicas, informática, reforço escolar e inglês.

Além disso, Sheila revela que o grupo conta com assistência social, médica, nutricionista, fisioterapeuta e dentista. “Oferecemos toda infraestrutura e incentivo necessários para que possam se desenvolver e conquistar um futuro digno”, explica.

Natação pra todo mundo!

As atividades são abertas a todos, porém tem algumas idades para ingressar nas atividades.

– Para natação e polo aquático, de 5 a 10 anos para início;

– Natação PCD, sem idade definida, porém há uma avaliação das condições do portador de necessidades especiais;

– No atletismo, até 12 anos para início nas atividades;

– Na música, atende crianças de 7 a 15 anos e ainda em 2019 irá criar o coral juvenil que receberá alunos de 13 a 18 anos.

A assessora finaliza dizendo que o esporte é usado como ferramenta para ajudar na autoestima e servir como estímulo para melhorar.

Com todo o treinamento e dedicação, a ABDA, com seus 8 anos, lidera rankings, se destaca em campeonatos e é vista como uma potência no Polo Aquático, na Natação e no Atletismo de base”, finaliza.

Serviço:

Endereço: R. Fábio Geraldo, 3-50 – Jardim Solange, Bauru

Mais informações: (14) 3202-9259

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…