Já estamos mais do que cientes sobre a importância da doação de sangue. Mas você sabia que essa ação de compaixão não é exclusiva às pessoas?

Os animais também podem doar sangue e ajudar outros animais que estão precisando. Isso mesmo! Gatos e cachorros podem ser doadores.

Como é usado?

Os bancos de sangue animal são tão importantes quanto os nossos. Isso, porque a maioria dos pacientes que precisam de transfusão sanguínea são animais que estão em risco de óbito. Portanto, em casos de emergências, os bancos são acionados.

As bolsas de sangue coletadas são fracionadas pelos laboratórios, ou seja, o animal recebe, especificamente, o componente sanguíneo que ele precisa.

“Esse procedimento de fracionar minimiza a chance de uma reação negativa na hora da transfusão”, explica Claudia Zeferino Garcia, veterinária do laboratório Hemova de Bauru.

Ainda que a doação salve vidas, assim como no banco humano, o banco de sangue animal também sofre com falta de bolsas no estoque. Assim, muitos pets ficam sem socorro.

“Quanto mais a gente se conscientizar que um animal precisa do outro, menos animais virão a óbito”, comenta a veterinária.

Cães e gatos

A doação de cães e gatos são completamente diferentes uma da outra. Os donos dos felinos devem ficar atentos! Como ainda não existem bolsas de sangue que se adaptam à coleta dos gatinhos, a validade é de apenas 24h, sem possibilidade de estoque.

Por isso, o gatos são cadastrados no banco de sangue e passam por um triagem antes de serem solicitados para a doação.

Recomendações

Para quem pretende fazer a doação de sangue do pet, fique atento às recomendações necessárias:

doação de sangue animal
Infográfica: Canva/Gabriela Gomes

Quer saber onde doar? Aqui em Bauru, a Hemova é uma clínica que faz esse tipo de serviço.

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…