Quem paga conta de energia todo mês sabe como essa despesa pode pesar no bolso. Além dos valores exorbitantes, a energia que usamos, a hidrelétrica, traz diversos problemas ambientais nos locais onde as usinas são instaladas.

Morando em uma cidade como Bauru, onde a incidência solar é alta e presente em praticamente todos os dias do anos, a energia solar se mostra uma boa alternativa para quem quer economizar e ainda fazer o bem para o meio ambiente.

Dois especialistas de Bauru contam as vantagens que os bauruenses teriam ao usar a energia solar em casa.

O que é a energia solar

De forma geral, nós imaginamos como funciona essa forma de energia sustentável. Mas você sabe mesmo como é feita a captação dos raios até serem transformados na luz que ascende no seu interruptor?

“A energia solar é captada através de células fotovoltaicas que produz energia por meio da irradiação solar, mais propriamente dito pela intensidade da luz. Assim, mesmo em dias nublados ou chuvosos, se gera energia, porém numa intensidade menor”, explica Murilo Bueno, franqueado da Blue Sol em Bauru.

Energia solar em Bauru

Uma forma viável de ser utilizada em Bauru, a energia solar tem um bom retorno financeiro: em um período de 48 a 60 meses, todo o investimento já foi coberto. Além disso, os painéis solares tem vida útil de mais de 300 meses!

Falando em economia, as placas solares geram um economia de 95% no consumo. Além disso, o próprio imóvel é valorizado de 10 a 15%.

A energia solar é sustentável, 100% limpa e renovável. Ela também é tecnológica, melhora o padrão de conforto (não ter medo do gasto do valor conta) e, um fator que eu considero muito importante, cada brasileiro que gerar sua própria energia, irá ajudar a desafogar nossa matriz energética”, explica Murilo.

Outros fatores que beneficiam a energia solar é a baixa manutenção, o fator dela ser uma fonte inesgotável e a localização privilegiada do Brasil para esse tipo de energia.

Dá para usar só ela?

Respondendo a pergunta que todo mundo se faz: dá para abrir mão da energia elétrica e ficar apenas com a solar?

O responsável pela empresa Fotogrid, Thiago Saab, responde!

“Hoje, existem dois sistemas: o Off Grid e o On Grid. No Off Grid, o cliente fica totalmente independente das companhias de distribuição, porém ainda é um sistema mais caro e com maiores manutenções, devido ao banco de bateria necessário para períodos sem geração. Já o On Grid depende do sistema de energia das companhias de distribuição”, ele explica.

Energia renovável

Hoje em dia, o debate sobre sustentabilidade, efeito estufa e aquecimento global estão em alta. Entretanto, muitas vezes, não percebemos que o primeiro passo para ajudar o meio ambiente é começar dentro de casa.

“Instalar um sistema de energia solar na sua casa ou empresa é uma forma de ajudar o planeta e ainda é vantajoso do posto vista financeiro”, finaliza Thiago.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…