Bauru é a capital do voo a vela. O bauruense Marcos Pontes é formado em aeronáutica e é o primeiro astronauta brasileiro.

Realmente, a cidade tem muita tradição quando o assunto é o ar. Mas não para por aí! Alunos de engenharia mecânica da Unesp de Bauru trabalham para transformar a cidade em outra referência: no aerodesign!

Há 20 anos, a equipe Canarinho participa de competições de aerodesign, levando o nome de Bauru, até mesmo, para fora do país!

Gosto pela aeronáutica

Atualmente com 19 membros, a equipe de aerodesign já levou vários nomes antes de ser o que é hoje. Com mais de 17 competições na conta, a equipe já ganhou destaque como vice-campeã nos EUA.

De forma geral, a Canarinho projeta aviões desde a parte dos cálculos até a construção. “A construção da asa, da fuselagem e de todos os componentes do avião, nós que projetamos e produzimos na oficina”, comenta o capitão da equipe, Matheus Pinheiro.

Canarinho bauru unesp
Equipe durante competição

Com foco nas competições, o aerodesign leva a sério o assunto da aeronáutica, sendo que os alunos devem seguir alguns requisitos para validarem seus aviões.

“Esse ano, o nosso projeto está com uma envergadura de 3,2 metros, que é a ponta de uma asa a outra. Mas, já tivemos aviões maiores como o de quatro e o de seis metros!”, afirma Gabriel Caldas, gerente de projetos da Canarinho.

Por água abaixo

O projeto dos alunos de engenharia mecânica se viu em um grande impasse após as chuvas de Bauru destelharam parte do barracão onde trabalhavam.

No começo do ano, o local onde a Canarinho trabalhava ficou destruído e a equipe perdeu, inclusive, equipamentos e laboratórios.

canarinho unesp
Barracão onde a Canarinha trabalhava

“Equipamentos foram quebrados e muita coisa está mofando com a umidade. Arrumaram um local provisório para nossas coisas, mas queremos reerguer nosso local de trabalho”, expõe Matheus.

Agora, a equipe está em busca de patrocinadores que possam ajudar com a reforma. Além disso, a Canarinho está com uma vaquinha online para também arrecadar fundos para o barracão.

Qualquer um pode ajudar pelo link: abacashi.com/p/ajude-o-canarinho-a-voar

Canarinho pelo mundo

A paixão pela aeronáutica da equipe Canarinho ultrapassa qualquer barreira! Mesmo a aeronáutica não sendo o foco do curso de engenharia mecânica de Bauru, os alunos continuam se unindo para aprender.

“A gente gosta e é o único jeito de ter acesso a esse conhecimento que a faculdade não dá”, afirma a aluna Fernanda Azevedo.

O projeto também possibilita que o Brasil tenha mais avanços tecnológicos, não só na área, mas em todas as engenharias.

“É o sonho de muita gente, muita gente gostaria de estar na área da aeronáutica e o projeto possibilita isso. A gente acaba investindo nesse projeto como uma forma de avanço tecnológico e na engenharia do Brasil todo!”, explica o capitão da Canarinho.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…