Todo mundo quer uma cidade mais limpa e bonita certo? Tomar conta da sua propriedade é um grande passo para ajudar nesse aspecto. Mas isso, nem sempre, acontece e um dos problemas de Bauru são os terrenos particulares abandonados.

Para ajudar a cidade ficar mais limpa, a Prefeitura Municipal de Bauru criou o aplicativo “Limpeza pra valer“. O objetivo é garantir a constante limpeza da cidade com a ajuda dos bauruenses por meio de denúncias de terrenos e calçadas sujas.

Como o aplicativo funciona?

Para usar o app, é só acessar o link: app.bauru.sp.gov.br. Depois, siga os seguintes passos:

  • Clique no ícone “limpeza de terrenos”;
  • Escreva o endereço do imóvel que deve ser denunciado;
  • Preencha os dados pessoais (existe a opção de deixar os dados em sigilo);
  • Coloque as fotos do terreno ou calçadas;
  • Grave as informações preenchidas e anote o número de protocolo para acompanhar o chamado.

E aí, já fez a sua limpeza hoje?

Mais do que denunciar terrenos e calçadas sujas pela cidade, é importante limpar o seu próprio local. Além disso, saber onde descartar os lixos também é fundamental. Em Bauru, existem sete Ecopontos que estão recebendo resíduos provenientes da limpeza de terrenos.

Confira a localização dos Ecopontos em Bauru: www.socialbauru.com.br/2018/03/12/bauru-tera-novos-ecopontos-ano/

Estes lugares recebem, de pessoas físicas, até 1m³ (uma caçamba de caminhonete) de resíduos de jardinagem, capinação e roçagem (grama, folhagem e mato sem terra).

Os resíduos de construção civil também podem ser levados aos Ecopontos, mas devem estar separados dos demais resíduos.

Acima de 1m³, os resíduos de capinação (grama, folhagem e mato sem terra) podem ser descartados, sem custos, no Aterro Sanitário.

Galhos verdes e troncos, com até 20cm de diâmetro e no máximo 1 metro de comprimento e não ultrapassando 1m³, podem ser levados ao Ecoverde (rua Henrique Hunzicker, s/n). O Ecoverde está localizado dentro do Viveiro Municipal Zé da Lata, de segunda a sexta, das 7h às 16h, aos sábados, das 8h às 15h. São permitidas duas entregas ao dia.

Limpeza pra valer!

Além do aplicativo, o prefeito Gazzetta enviou à Câmara Municipal, o projeto de lei que foi aprovado e convertido na Lei Municipal nº 7.104/18. Ela permite ao poder público realizar a limpeza desses terrenos, diretamente ou através de empresas terceirizadas, caso o proprietário, mesmo após multado, não realize a limpeza.

No dia 31 de janeiro desse ano, foi publicado o decreto de situação de emergência em saúde pública. O motivo do decreto foi o aumento dos casos de dengue e picadas de escorpião na cidade.

Portanto, a partir dessa data, todos os proprietários de imóveis na área urbana de Bauru foram notificados por Diário Oficial. Eles também passaram a ter a obrigação de providenciar a limpeza de seus terrenos até o dia 02 de março de 2019.

Depois desse prazo, a Prefeitura de Bauru estará autorizada a providenciar a limpeza dos terrenos. Inclusive, poderá entrar em imóveis abandonados ou fechados com a meta de garantir a saúde pública da população.

Se a Prefeitura fizer o serviço, a limpeza será cobrada do proprietário, que ainda será autuado e ficará sujeito à multa no valor de R$ 5,00 por metro quadrado.

“É primeira vez na história que a Prefeitura faz uma ação como essa em Bauru. Por isso, contamos com o apoio de todos. Já fizemos a licitação para contratar empresas que farão o serviço de limpeza e capinação. Dessa forma temos a certeza de que teremos uma cidade bem mais limpa, porque essa ação veio para ficar”, explica o prefeito Gazzetta.

As informações são da assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Bauru. 

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha de Dia das Mães e dos Namorados sorteará carro elétrico em Bauru

O Bauru Shopping irá premiar os clientes com um BYD Mini Dolphin 2024, carro elétrico lanç…