Todo mundo quer uma cidade mais limpa e bonita certo? Tomar conta da sua propriedade é um grande passo para ajudar nesse aspecto. Mas isso, nem sempre, acontece e um dos problemas de Bauru são os terrenos particulares abandonados.

Para ajudar a cidade ficar mais limpa, a Prefeitura Municipal de Bauru criou o aplicativo “Limpeza pra valer“. O objetivo é garantir a constante limpeza da cidade com a ajuda dos bauruenses por meio de denúncias de terrenos e calçadas sujas.

Como o aplicativo funciona?

Para usar o app, é só acessar o link: app.bauru.sp.gov.br. Depois, siga os seguintes passos:

  • Clique no ícone “limpeza de terrenos”;
  • Escreva o endereço do imóvel que deve ser denunciado;
  • Preencha os dados pessoais (existe a opção de deixar os dados em sigilo);
  • Coloque as fotos do terreno ou calçadas;
  • Grave as informações preenchidas e anote o número de protocolo para acompanhar o chamado.

E aí, já fez a sua limpeza hoje?

Mais do que denunciar terrenos e calçadas sujas pela cidade, é importante limpar o seu próprio local. Além disso, saber onde descartar os lixos também é fundamental. Em Bauru, existem sete Ecopontos que estão recebendo resíduos provenientes da limpeza de terrenos.

Confira a localização dos Ecopontos em Bauru: www.socialbauru.com.br/2018/03/12/bauru-tera-novos-ecopontos-ano/

Estes lugares recebem, de pessoas físicas, até 1m³ (uma caçamba de caminhonete) de resíduos de jardinagem, capinação e roçagem (grama, folhagem e mato sem terra).

Os resíduos de construção civil também podem ser levados aos Ecopontos, mas devem estar separados dos demais resíduos.

Acima de 1m³, os resíduos de capinação (grama, folhagem e mato sem terra) podem ser descartados, sem custos, no Aterro Sanitário.

Galhos verdes e troncos, com até 20cm de diâmetro e no máximo 1 metro de comprimento e não ultrapassando 1m³, podem ser levados ao Ecoverde (rua Henrique Hunzicker, s/n). O Ecoverde está localizado dentro do Viveiro Municipal Zé da Lata, de segunda a sexta, das 7h às 16h, aos sábados, das 8h às 15h. São permitidas duas entregas ao dia.

Limpeza pra valer!

Além do aplicativo, o prefeito Gazzetta enviou à Câmara Municipal, o projeto de lei que foi aprovado e convertido na Lei Municipal nº 7.104/18. Ela permite ao poder público realizar a limpeza desses terrenos, diretamente ou através de empresas terceirizadas, caso o proprietário, mesmo após multado, não realize a limpeza.

No dia 31 de janeiro desse ano, foi publicado o decreto de situação de emergência em saúde pública. O motivo do decreto foi o aumento dos casos de dengue e picadas de escorpião na cidade.

Portanto, a partir dessa data, todos os proprietários de imóveis na área urbana de Bauru foram notificados por Diário Oficial. Eles também passaram a ter a obrigação de providenciar a limpeza de seus terrenos até o dia 02 de março de 2019.

Depois desse prazo, a Prefeitura de Bauru estará autorizada a providenciar a limpeza dos terrenos. Inclusive, poderá entrar em imóveis abandonados ou fechados com a meta de garantir a saúde pública da população.

Se a Prefeitura fizer o serviço, a limpeza será cobrada do proprietário, que ainda será autuado e ficará sujeito à multa no valor de R$ 5,00 por metro quadrado.

“É primeira vez na história que a Prefeitura faz uma ação como essa em Bauru. Por isso, contamos com o apoio de todos. Já fizemos a licitação para contratar empresas que farão o serviço de limpeza e capinação. Dessa forma temos a certeza de que teremos uma cidade bem mais limpa, porque essa ação veio para ficar”, explica o prefeito Gazzetta.

As informações são da assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Bauru. 

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Juliana Oba
Carregar mais em Geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Você sabe o que os seus sonhos significam? Psicólogos de Bauru comentam sobre o assunto

Passamos cerca de 1h20 sonhando por noite e, durante esse período, muitas coisas podem aco…