O temido último ano da faculdade, o quê esperar? Essa é a dúvida de muitos estudantes e estamos aqui para ajudá-los com respostas!

O último ano da faculdade, geralmente, vem acompanhado de estágio, trabalhos em dobro e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Esse, é o momento que apavora o aluno e em que são criados inseguranças e medos.

E com razão! Diante de tudo o que um aluno enfrenta, a saúde física e mental acaba sendo abalada. Mas esses quadros podem ser mudados com um pouco de calma e organização.

A Consultora e Mentora em Gestão de Pessoas e Comportamento Humano, Alexandra Fabri, nos ajudou nessas questões e explicou que o medo é normal!

Todo período de transição causa naturalmente sentimentos como medo, ansiedade e insegurança. Isso, porque é o fim de um ciclo e início de outro. É normal e faz parte de qualquer ser humano, passar por sentimentos como esse”, explica Alexandra.

Quando o aluno se depara com mudanças, a melhor forma de lidar com elas é reconhecer o que está sentindo medo e enfrentar mesmo assim.

Hora de se preparar!

Alexandra passou algumas dicas essenciais para enfrentar o último ano, sem estresse e sem preocupações. Adiantar o estágio é uma delas! A partir do segundo ano, o aluno já pode começar a trabalhar na área, até mesmo para se preparar.

Dessa forma, no último ano, o aluno já terá experiência na área e estará mais preparado para os desafios. “Procurar estágio adquire a prática de trabalhar e isso diminui a insegurança e o medo de quando for pra valer”, completa Alexandra.

Saber ouvir feedbacks é outro ponto importante! Isso irá te ajudar a melhorar pontos negativos. Por isso, invista em treinamentos, mentorias e desenvolvimentos que melhore o comportamento.

Se o aluno se atentar ao comportamento, querer aprender, saber se relacionar e trabalhar em equipe, provavelmente, ele vai se destacar no mercado de trabalho”, diz.

O jornalista formado recentemente, Ednan Gomes, nos contou sobre sua experiência no último ano da faculdade.

Cara, minha experiência foi cansativa, por muitos motivos! Me mudei pra Bauru e tive que me adaptar com a nova rotina. Depois disso, tive estágio que exigia muito de mim. Além disso, estava no último ano, com algumas disciplinas e a minha segunda iniciação científica”, explica.

Diante de tantas obrigações, Ednan exalta as dificuldades encontradas, como o cansaço excessivo, já que ele dormia menos e trabalhava e estudava mais.

Além das dificuldades, a pressão conta muito, tanto a do próprio aluno, quanto a externa, que envolve a família. Portanto, querer terminar logo a vida universitária é algo que se torna mais pedido no último ano.

O temido TCC! O que realmente esperar?

“Que vai ser cansativo! Temos que nos preparar psicologicamente e fisicamente. Quer uma dica? Uma agenda! Se organizar é importante: tempo, provas, trabalhos, estágio”, responde Ednan. Anota essa dica importante de quem já passou por isso!

Outra insegurança é o Trabalho de Conclusão de Curso, temido por muitos! “Existe uma demonização sobre o TCC”, é a fala que marca, não só essa, mas outras entrevistas que o ex-aluno, Ednan, dá!

Para ele, as pessoas colocam o TCC como algo impossível, mas não é nada disso. É sim um trabalho que vai tomar muito do seu tempo e emocional, mas, se o aluno tiver foco, tudo é possível, inclusive uma nota dez!

Nesse período, o aluno precisa saber o que organizar, como o tempo e a grade de atividades.

A primeira coisa que precisa fazer é ter uma agenda organizada, se alimentar e dormir direito”, explica a professora de Metodologia do Trabalho Científico e Teorias e Métodos de Pesquisa, Janaína Azevedo.

Para a professora, ter uma vida social é importante! Não aproveitar e não se distrair gera cargas de estresse e pressão emocional grandes.

É importante evitar processos tóxicos, pessoas que te criticam demais, que atrapalham demais e aquilo que você precisa fazer acaba não fluindo”, completa a professora.

TCC é um vilão? “As lendas de TCC é uma coisa que agrava! Não é fácil, mas é extremamente possível”, finaliza Ednan.

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…