Apreciar o céu já é legal a olho nu, mas poder observar todos os astros nos mínimos detalhes é muito melhor, certo? Agora, os bauruenses têm a oportunidade de conferir o céu e suas belezas por meio do telescópio newtoniano, o maior da região!

O telescópio é a nova aquisição do Observatório de Astronomia da Unesp de Bauru e, para comemorar, será realizada uma noite de atividades com a inauguração deste e de outros telescópios. O evento é gratuito e acontece neste sábado, dia 16 de março, das 19h às 22h, no IPMet em Bauru.

Entre as atividades, estão:

  • Atividades lúdicas infantis;
  • Reconhecimento de constelações a olho nu;
  • Observação da Lua com os novos telescópios;
  • Palestra: “Como funcionam os telescópios?”, às 19h30.

Telescópio newtoniano?

O telescópio refletor newtoniano é feito com um espelho de 400 mm de diâmetro, o que permite obter uma visão dos astros com mais qualidade.

Segundo o professor Rodolfo Langhi, o poder de ampliação e de luminosidade é muito maior. “Será suficiente para mostrar mais detalhes de nebulosas, gigantescas nuvens de gases e poeiras onde se formam estrelas e outros sistemas solares. Além de ver a superfície da Lua, repleta de montanhas e crateras. Também será possível ver planetas como Saturno, seu sistemas de anéis e Júpiter com sua grande mancha vermelha (um furacão cerca de duas vezes o tamanho da Terra)”, enumera.

Mais telescópios para o Observatório

No total, o Observatório irá inaugurar quatro telescópios. Além do newtoniano, foi adquirido um novo telescópio refrator fabricado exclusivamente para a observação do Sol. Dessa forma, é possível mostrar suas protuberâncias (“explosões”) e camadas superiores, onde o plasma atinge as maiores altitudes no Sol.

Outros dois telescópios foram doados por pessoas que acreditam nos trabalhos realizados no Observatório. Um deles é um telescópio refletor newtoniano com montagem equatorial que permite uma boa visualização dos astros e acompanhamento do movimento de rotação de nosso planeta. Este instrumento foi doado pelo Sr. José dos Santos e D. Jovelina dos Santos, pais de José Arnaldo dos Santos (in memoriam).

O outro telescópio foi doado pelo Prof. Luis Paulo da Silva Carvalho, do Instituto Federal da Bahia. Trata-se também de um newtoniano Skywatcher motorizado que pode ser ligado a um notebook com softwares de localização automática dos astros.

Serviço
Noite de atividades e inauguração dos telescópios
Data: 16/03, das 19h às 22h
Local: Observatório de Astronomia de Bauru – Estrada Municipal José Sandrin, s/n (5,91 km)
Entrada gratuita

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Tarsila Prado destaca borboletas de todas as cores na exposição ‘Divina Transformação’

Símbolo de beleza e mudança, borboletas de várias cores e tamanhos podem ser apreciadas de…